12.4.11

UM LIVRO COM UMA GRANDE AMIGA

Sem, como se costuma dizer, "desprimor" para as restantes senhoras, Maria Manuela Neto Portugal Ramalho Eanes é um pilar na minha parca ligação (cada vez mais parca, aliás) com a vida pública portuguesa. Como um dia me escreveu - e, hoje, em que tudo isso desaparece como má filigrana, as suas palavras têm outro vigor -, Manuela Eanes (e o seu marido, o Presidente Eanes) representam «valores da vida como a verticalidade, a esperança, a liberdade e a coragem, a fraternidade, o sentido (cada vez mais perdido) do Outro.» Houvesse mais pessoas decentes e exemplares como Manuela Eanes e o país certamente não seria o lixo moral e humano em que se tornou graças, fartamente, às suas "elites" e aos candidatos a elas.

Nota: Lançamento no Museu da PR, às 18.30, com apresentação de Leonor Beleza. Edição Esfera dos Livros.

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o seu co-
mentário.
Se o General Eanes, no futuro,
porventura vier a candidatar-se, de novo, à Presidência da República, terá o meu voto sem qualquer hesitação.Talvez conseguisse "dar a volta" a esta
estrumeira!...
José Ferreira

Anónimo disse...

Só quero rectificar a minha frase:
"terá o meu voto...." para "tornará
a ter o meu voto ..."
José Ferreira

Anónimo disse...

Concordo inteiramente pois, como já partilhei noutra altura, considero Ramalho Eanes como talvez o único dirigente que, após a instauração da democracia(?), mostrou ser honesto, sério, vertical,etc. o que, convenhamos, é um fenómeno raro!

Anónimo disse...

E o Dr João Gonçalves foi visto no lançamento deste livro,muito charmoso, nos jardins do Palácio Belém.......

Bartolomeu disse...

De facto depois de Leonor de Lencastre e Amélia de Orleans e Bragança é a única Dama de Estado, para ser mais apropriado, com sentido humanista de vincados valores.