10.4.11

QUE LINDA FIGURA


A escolha de Fernando Nobre - o da "cidadania" e de Marte - para cabeça de lista do PSD por Lisboa e, pior do que isso, para putativo candidato a presidente do parlamento, é uma má notícia num dia cheio delas, vindas de Matosinhos. A percentagem que Nobre obteve nas presidenciais esgotou-se aí. É uma ilusão pensar que esses votos são transferíveis para uma eleição completamente distinta. Para mais, Nobre é um monumento vivo ao vazio político. Só isso pode explicar que tivesse sido mandatário do Bloco para as europeias, em 2009, membro da comissão da recandidatura de Soares, em 2006, candidato da "cidadania" há uns meses e, agora, "independente" pelo PSD com a promessa de vir a ser a "segunda figura do Estado" a seguir. Que linda figura.

Nota: Não são admitidos mais comentários em letras maiúsculas. Lemos todos razoavelmente bem.

36 comentários:

Anónimo disse...

Se facto seria o vazio absoluto nas 2 principais figuras de Estado. Mas no estado em que estamos talvez fosse, ironicamente, apropriado.....

Anónimo disse...

Ele quer ser perzidente de uma coisa qualquer, se concorresse à minha ferguesia até botava no doutor para perzidente da junta.

zé sequeira disse...

Ainda me custa a crer. Realmente, após a recusa da dra Ferreira Leite, Pedro Passos Coelho tinha uma "dificuldadezinha" entre mãos. Mas, desta maneira? Deus meu, que mais nos estará reservado...

Anónimo disse...

Se já era muito difícil definir o PSD agora ficou uma coisa só ao alcance de Kafka...
Um ataque contra Cavaco ao contratar um dos seus adversários?


lucklucky

Alves Pimenta disse...

Entretanto, o pateta do Marcelo está a dizer na TVI que a culpa é "nacional, isto é, de todos nós".
Ora, por mim, passo.
Já no que toca a ele, Marcelo, não me restam quaisquer dúvidas: cabe-lhe uma quota-parte na dita culpa, com a sua constante, embora encapotada, defesa do falso engenheiro.

ana disse...

Passos Coelho leu e entendeu o Artigo 132.º
(Substituição interina) da Constituição???

Anónimo disse...

E depois vocês não querem que o Sócrates seja de novo 1º Ministro!

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,

Tiro-lhe o chapéu. Desta vez, concordo totalmente consigo e louvo a sua imparcialidade e isenção.
Mas isto ficaria por aqui, não fora o caso de ser ainda mais grave: a AMI, tendo utilidade pública e sendo beneficiária de financiamento directo e indirecto público, tem especiais obrigações e deveres. Ora, olhando para aqui http://www.ami.org.pt/media/pdf/OrganogramaAMI.pdf vemos que aquilo é mais uma espécie de secção familiar da AMI. Há que saber separar famílias e dinheiros públicos.

Um abraço
Jaime Lumbralles

Anónimo disse...

Leiam esta notícia:
http://www.maiahoje.pt/noticia.php?id=3907
Tudo é verdade, censura, pessoas perseguidas sem serem ouvidas, melhor estilo estalinista-albanês. Para além dos indicados, mais 50 pessoas assinaram uma carta ao Sr Dr Fernando Nobre (por motivos privados mantenho o anonimato).
Não é um problema das suas posições políticas, estamos perante uma pessoa sem carácter, sem princípios e mais grave que busca o seu interesse pessoal. Vai morder a mão que lhe dá agora de comer!
A propósito, o meu PPD não tinha um melhor cabeça de lista, não estamos perante o maior distrito eleitoral do País? Segundo se não temos ainda resultados eleitorais, porquê anunciar a figura do Presidente da Assembleia da República? O que fazer se houver uma relação de forças desfavoráveis, e como se vai sentir o possível parceiro de governação o CDS? É ou não verdade que só se deve vender o porco depois de morto?
Alto grau de amadorismo.

Anónimo disse...

Razão tinha o Casariny: "Uma certa quantidade de gente à procura de gente à procura duma certa quantidade"
Abraço.
r.gonçalves

XXI disse...

A figura é elucidativa: mais "um tiro no pé"!
Lá terei de votar, novamente, no Paulo Portas.

Joaquim Amado Lopes disse...

A imagem que ilustra o artigo foi mal escolhida.

Tiro no pé foi, no dia a seguir ao chumbo do PEC IV, a primeira "proposta" do PSD ser aumentar o IVA.

Este foi um autêntico tiro na cabeça.

O PSD não leva o meu voto no dia 5 de Junho. Só não devolvo o cartão de militante porque espero que a turba de deficientes mentais que constitui a actual direcção do meu Partido seja rapidamente substituída por alguém com um mínimo de senso comum.

joshua disse...

Eu voto PP e admiro Nobre.

Aladdin Sane disse...

Viva a transumância! Viva o "crossover"!

Com a Dra. Manuela FL a direcção do PSD esteve mal. MFL é das poucas pessoas da política nacional em quem "poria as mãos no fogo". Seriedade, competência, coerência. Mas se esperavam que ela aceitasse o convite depois do modo como a têm tratado foram ingénuos. Acresce que a ex-presidente do partido não tem grande popularidade, e isso conta muito (demasiado).

Acreditaram mesmo na causa de Nobre nas presidenciais? Do mal o menos: combate-se a espertice (do PS) com espertice e meia. Fernando Nobre vale muitos votos do centro-esquerda.

joshua disse...

À esquerda e à direita levantaram-se logo vozes virginais contra escolha de Fernando Nobre para cabeça de lista do PSD por Lisboa e candidato a presidente do parlamento. Trata-se de uma iniciativa que exige sequência com a designação de mais independentes, mais espíritos livres, mais competências o mais apartidárias possível para a deputação por Portugal. Com todos os defeitos que possa ter, Nobre não é um canino ao serviço do amo, nem bandeira para guardar no armário, após as últimas presidenciais, mas a tarja a exibir neste tempo de desfaçatez e perigoso fim de ciclo que a tal se recusa. Nobre não é um político e não aspira a mordomias e pode romper com muitas delas e o facto de ter sido mandatário do Bloco para as europeias, em 2009, membro da comissão da recandidatura de Soares, em 2006, só pode reforçar a certeza da sua liberdade para um banho lustral de ética, frugalidade e comedimento democrático na suposta sede da democracia, hoje funcionarizada e servil.

João Gonçalves disse...

Quando fores grande, também vais ser um grande Nobre, Joshua.

Anónimo disse...

Caro João Gonçalves,

Obrigado por me ter feito sorrir.

AH AH AH AH AH AH

Jaime Lumbralles

Anónimo disse...

Este pode ter sido um tiro no pé, mas tiro na cabeça, felizmente falhado, foi a escolha de M F Leite. Esse sim teria sido fatal.
R. Nunes

Anónimo disse...

Ainda bem que apesar de tudo ainda não perdeu o seu sentido de humor,dr. Gonçalves...

joshua disse...

Se ser céptico é ter crescido, serei criancinha evangélica toda a vida, John.

Anónimo disse...

"Nobre não é um político e não aspira a mordomias"

hehehe. Por isso é passa a vida na política que diz odiar...o Hamas e o Heezbollah não são organizações terroristas etc...

lucklucky

joshua disse...

Mas será o que eu penso o ponto aqui? Acredito na moralização da política. Acredito em Nobre. Ai dele se me desapontar! Deus me dê razão.

Anónimo disse...

O actual presidente da Comissão Europeia foi duramente criticado por ter dado apoio à política dos EUA em relação ao Iraque.
A sessão de apresentação do livro do ex-presidente Mário Soares, "O Mundo em Mudança", foi ontem marcada por sucessivas críticas à actuação política do presidente da Comissão, Durão Barroso.
Editado pela Temas e Debates juntamente com o Círculo de Leitores, o novo livro de Mário Soares foi apresentado pela eurodeputada socialista Ana Gomes, e pelo presidente da AMI, Fernando Nobre, de quem partiram as mais duras críticas ao ex-primeiro-ministro português.
Fernando Nobre atacou a UE por se preparar para manter Durão Barroso nas funções de presidente da Comissão, alegando que "ele é o único que resta no activo da cimeira da vergonha, na Base das Lages", em que os Estados Unidos da América decidiram lançar o ataque ao Iraque. Falando como cirurgião, Fernando Nobre observou as palavras de elogio recentemente proferidas por Durão Barroso em relação ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na sequência da cimeira do G20 em Londres.
Durão Barroso "tem um corpo de plástico, moluscóide, de quem não tem coluna vertebral. É do tipo de políticos que pensa que, com uma plástica, tudo pode continuar na mesma", disse, numa referência ao alegado apoio que o ex-primeiro-ministro deu ao ex-presidente Bush. Mais moderada nas críticas, Ana Gomes lembrou apenas que Durão Barroso "esteve ao lado das tentativas de constituição de um directório" das grandes potências em relação ao mundo.

Anónimo disse...

De tiro no pé em tiro no pé, o PSD vai perder as próximas eleições. Também não admira, com um líder tão tão fraquinho.

vasco disse...

Sinceramente, esta escolha revela um eleitoralismo primário e PPC não sai nada bem na fotografia. Estes tipos (sob a pacóvia batuta de Viseu, que ainda vive num registo feudal de doutores a enganar pastores) arriscam-se a perder as eleições mais fáceis de sempre. Acho que quem neste momento se identifica com a direita não tem outra escolha senão votar no CDS.

Francisco Maria Menezes disse...

Não é para admirar.

Nobre é, de facto, um vazio político. Concordo consigo.

E PPC o que é? Quer cabecinha mais vazia e discurso mais incongruente?

O vazio e seráfico PPC por muito que o anafado pavão do Nogueira Leite o "encha" e o frenético Moedas o "encha" também de speeds, não ultrapassa a fase de presidente de uma jotinha platinada. Enfim PPC qual Lili Caneças no género masculino.

Anónimo disse...

Fernando Nobre é maçon. Foi convidado para vir fundar a AMI em Portugal por outro maçon, Soares, conforme ele próprio já o afirmou por diversas vezes. A sua candidatura a presidente da república foi uma claríssima manobra de diversão. Os eleitores acreditaram e uns milhares votaram nele. Ele sabia que era essa a sua missão (os maçons não podem recusar as missões que lhes são atribuídas; ou melhor, até podem, mas se o fizerem sofrem as consequências; os exemplos destas são mais do que muitos). Quem pense que ele concorreu para retirar votos a Alegre está redondamente enganado. Alegre faz parte do complot.
Todos os anteriores cargos políticos em que Nobre aceitou participar (então essa dele ter concorrido ao Parlamento Europeu pelo Bloco de Esquerda deveria ter honras de primeira página no "Ridículos" se este jornal ainda se publicasse) estavam e pelo visto vão continuar a estar, na agenda da seita.

Ninguém tem sequer uma leve ideia do porquê destes ziguezagues políticos, principalmente do último a que ele se submeteu? Não é muito difícil de adivinhar tendo em conta os acordos secretos feitos entre quem tem governado Portugal desde Abril e mais concretamente desde 1980. São sempre os mesmos 'actores' comandados superiormente. Quando alguém de fora é chamado a preencher um cargo político, tudo sobre essa pessoa ou pessoas, escolhidas a dedo, já fora há muito escrutinado e elas avisadas de antemão que mais tarde ou mais cedo o viriam a ser.

É então - sobretudo quando começam a ver os eleitores saturados dos que estão e nunca mudam... - que entram em acção os chamados "independentes", para motivarem os ingénuos a voltarem às urnas. E normalmente conseguem-no. E desde 1976. A imagem do tiro no pé está òptimamente bem escolhida, só que PPC foi convenientemente instruído, melhor, ordenado a dar esse mesmo tiro no pé. Ele não parece nada parvo, embora tenha boa catadura e educação em demasia para os abutres que o rodeiam. Mas ele não manda na política portuguesa e sabe-o, caso contrário não teria aceite fazer parte da mesma.
É aqui que entra com toda a propriedade a célebre e apropriada frase do Eça "a porca da política". Que tem estado sempre presente nesta terceira república como já o havia estado em grande na primeira. Eles, os que vieram de mansinho anunciar as virtualidades da 'liberdade' e da 'democracia', sabem-na toda. Tanto assim é que ao fim de quase quarenta anos a mentir alarvemente, fora os que já morreram, todos eles ainda perduram e comandando as hostes os mesmos de sempre.
Maria

Anónimo disse...

Caro João,
Como tem sido notório nossa freguesia da UE não sobreviverá a sectarismos/clubismos partidocráticos.
Porra de sociedade esta que para avaliar ideias/projectos/acções começa-se por querer saber o nome do seu autor?
Não sou fã do Nobre. Mas também não sou fã do Marco Antônio e vou levar com ele.
E assim, cá vamos cantando e rindo a caminho do "vazio político".

Anónimo disse...

Wait and see... E sempre há o CDS do PP para ajudar a correr o ranhoso...

PC

Anónimo disse...

Estava na dúvida se iria votar no CDS.
Pios bem, VOTO no CDS.
Tiago Campos

Isabel disse...

Então o Ferrabrás de Matosinhos não disse, com aquele insuportável arzinho de chacota, que já tinha "despachado" cinco líderes do PSD e que a coisa talvez não ficasse por aí? Requiem por um país.

Anónimo disse...

o que me inquieta não é a indigência recorrente de Sócrates e da sua troupe... o que me inquieta é que estando as coisas no estado em que estão a 'alternativa' seja alguém cuja indigência esteja - declaradamente - na mesma ordem de magnitude da de Sócrates. E ignorar isto - por uma qualquer questão de fé, é ignorar o miolo da questão.

Quando a Nobre, o problema não é a sua vaidade, ego ou frivolidade, isso são meros detalhes. O problema é que PPC não resistiu e sentiu necessidade de ir para a cama com o Grande Oriente Lusitano, ponto (ou se não sentiu, sentiram por ele).

As coisas são o que são, e isto, ainda não bateu no fundo não senhor... PORQUE quando bater, quando for realmente a sério, e a doer, não vamos andar a discutir/escolher sobre quem é - somente - o menos indigente.

Hermitage disse...

O COMÉRCIO DOS FALSÁRIOS

Sem redução da AR para 100/120 dep. círculos uninominais conjugados com um circulo nacional pequeno (destinados aos nobres) e candidaturas independentes, os nobres falsários políticos continuarão a ter mercado, para vender mercadoria falsificada.

Então quando encontram lojas da cadeia relvas & relvas associados, saltam logo para a montra.

Uma porcaria de democracia e de partidos políticos.

Pior que o default da República das finanças é o defeito originario da república político-parlamentar.

Esforcemo-nos: trata-se de uma coisa híbrida, incolor, boa para o impasse, o sub-desenvolvimento.

Façamos a vontade à alma: um atraso de vida, uma merda. Ponto

Mário Abrantes disse...

Onde terão a cabeça estes tipos do PSD?

Karocha disse...

Pois JG

Eu vou votar PP!

Aladdin Sane disse...

Infelizmente, aqui se vê a diferença entre PS e PSD: no PS, ainda que estejam já a contar espingardas e a preparar a canibalização de José Sócrates, "uniu-se" em torno dele no Congresso, para salvaguardar a ideia de união e coesão do partido. Já no PSD, numa altura "estimulante" e crucial, em que o partido está à porta de poder voltar ao poder, surgem desde logo os críticos de PPC. Que é fraquinho, que não tem estofo, é ingénuo, é só "figura"...

Assim não dá!