22.4.11

IDIOTAS SOMOS NÓS

Constança Cunha e Sá perpetra hoje um exercício interessante e revelador. Interessante, porque (não é por acaso que ela é licenciada em filosofia), como me dizia ontem um grande amigo numa sms (sim, esse mesmo "meio" que Pacheco Pereira serviu frio um mês depois da sua emissão e que, gulosamente, foi devorado pelo canibalismo opinadeiro e sabenço contra Passos Coelho), a revela mais como amante da Verdade do que de Platão. Ora a "Verdade", agora, consiste em "denunciar" Passos Coelho e não tanto o querido líder de seis anos disto - que parece ter saído do lugar de alvo nas barraquinhas de tiro em que se tornou o jornalismo político nacional, sempre a pensar nos ensanguentados seguintes e no que se passou nos últimos quinze dias (ia a dizer cinco minutos). Paradoxalmente o artigo pode ser lido, não literalmente contra Passos, mas como prenúncio de Passos enquanto o senhor que se segue na linha do "abate comunicacional". E é igualmente revelador, por consequência, em relação a Sócrates. Tudo o que poderia dizer sobre este aspecto, está resumido numa frase de um leitor online do artigo de Constança, intitulado "uma idiota útil". «Quer mais eficiente utilidade? O descalabro de Sócrates para si continua a ser nota de rodapé, e faz escola entre os pares. Idiotas somos nós.» É isso, Constança. Idiotas somos nós.

Adenda: Ainda no campo da "idiotia", a ex-amiga de Constança, Manuela Moura Guedes revela por que é que, em sua opinião, os burros nascem burros e ao fim de muitos anos não são cavalos. Ou seja, «um Povo que elege quem o leva à ruína merece ser PIG – Povo Idiota e Grunho.» Brava.

3 comentários:

Anónimo disse...

Constança anda há anos a fazer isto e já é tal o hábito que parece não saber fazer outra coisa. Mas não é só ela, são muitos mais e sistemáticos. E o que faz esta gente? Concentra-se quase neuróticamente no homem da AMI, no cargo de Presidente da AR (a quem nunca ninguém ligou a ponta de um corno, diga-se de passagem) e de outros detalhes que quando der o país der conta às tantas está novamente governado por Sócrates à custa destes profissionais da coluna mínima garantida, podendo ter como presidente daquela casa uma qualquer Margarida Moreira, um Ricardo Rodrigues ou semelhantes. Curiosamente, o encontro secreto de Mário Soares na sede do PSD não interessa nada, ao contráario do outro, analisado, abordado, visto, revisto e espremido até não dar nem mais uma gota. Tudo isto é de uma pobreza intelectual tão profunda que lê-se e fica-se com a imagem do burro a andar à volta do poço atado a uma corda, sem horizontes, sem criatividade, sem nada de construtivo. Lá bem no fundo, Sócrates é o homem ideal para esta gente toda, ou para esta gente sobreviver melhor.

Anónimo disse...

Incompetência por incompetência, imbecilidade por imbecilidade, é de todo preferivel que esta seja cometida por quem não é da nossa àrea política.

Tolera-se o Passos, um personagem com manifestas limitações, porque é dos 'nossos' e - até - pode ganhar. É tão mau como Sócrates, e a sua trupe, e ser do 'nosso' lado não pode servir para branquear isso.

joshua disse...

Constância-tese, selectiva e enviesada, e MMG, a antítese que falta.