20.4.11

SOMBRAS

Há pessoas com quem dá gosto falar. Ricardo Pais é uma delas. Há pessoas com quem não dá gosto algum falar ou, sequer, assistir à fala delas com outras pessoas. A D. Fátima Campos Ferreira é uma delas. O General Ramalho Eanes, talvez por a ter tido como interlocutora, produziu uma entrevista na longa telenovela "união nacional" - que a senhora anda a promover todos os dias na RTP - que não ficará para a sua melhor história. O elogio a Sócrates, o "reformista", e a alguns dos seus inenarráveis ministros era dispensável. Como se o país precisasse de Sócrates para alguma coisa! Como se Sócrates não fosse o rosto do aperto em que estamos enfiados! A menos que alguém ainda conte com Sócrates para o elenco da referida telenovela da "união" onde tem assento, por exemplo, a família Moreira (o pai, Adriano, no "compromisso caldeirão" do Expresso, e a filha Isabel na lista de Lisboa do senhor "reformista" engenheiro). Tudo e o seu contrário é realmente possível por aqui. Temos pena. Afinal, evanescemos. Somos os novos mortos do Hades. Sombras.

16 comentários:

Anónimo disse...

As entrevistas de Eanes são sempre inteiramente previsiveis. Nunca se afasta do politicamente correcto e da lingua de pau. Não é homem para afrontar abertamente a situação, denunciando os podres do regime em vigor.
Quem anda a criar um certo embaraço ao regime com as entrevistas que vem dando ultimamente é o Otelo...que agora voltou à carga:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=480475

zé sequeira disse...

João
Espero que a apresentação no Porto tenha sido tão rica como foi a de Lisboa.
Abraço

Anónimo disse...

É um homem coerente, assina um manifesto vergonhoso e defende a mesma coisa na entrevista. Espere para quando ele disser que Espanha é que é...


lucklucky

Anónimo disse...

A gente já sabia que o general andou sempre próximo do PS. Aquela coisa das armas de guerra para os socialistas de 75 confirmava-o só por si. Mas daí até elogiar Sócrates... Já se vê que a idade não perdoa. Ou será que o senhor também viveu acima das suas possibilidades e está em maus lençóis?

Luis disse...

Tenho agora quase 54 anos mas ainda me lembro do que diziam os velhotes da minha aldeia quando tinha 17, nos primeiros dias a seguir ao 25 de Abril: voces, os jovens, ainda vao ter saudades de governantes como Salazar e Caetano. Na altura achei que era conversa de velhos, mas agora que tambem estou a ficar velho comeco a acreditar que tinham razao.
Sao tempos dificeis estes para os portugueses que como eu vivem no estrangeiro. Como e que foi possivel tal descalabro?

Anónimo disse...

Felizmente não vejo debates, entrevistas, mesas-redondas e quadradas,etc. nas nossas tvs (prefiro futebol, obviamente estrangeiro)e assim não apanho desgostos de ver pessoas estimáveis, como Eanes, a prestarem-se a tais tretas!
Ao menos ouvi que o Otelo sempre foi mais divertido!

Cáustico disse...

Há pessoas que, por mais que tente, não as consigo compreender.
Parece terem receio da verticalidade. Fojem quanto podem do afrontamento.Parece que lhes falta a coragem em momentos decisivos, obrigando-os a tristes papéis.

joshua disse...

As eleições deveriam funcionar para o 'reformista' como a derradeira ordália: a culpa é tão espessa que ele não deveria poder resistir a esse judicium Dei. Teremos umas eleições-ordália.

Se resistir é porque domina o ordálio ar, o ordálio água e o ordálio fogo das ordália-eleições, o que muitos suspeitam. Ou então realmente o Povo não está à altura da Hora nem do grau de Fraude em que o 'reformista' o enfiou.

Drácon disse...

Não se deve esquecer o que sofreu Sá Carneiro com Eanes, sistematicamente e reiteradamente a torpedeá-lo...

Martins disse...

Marktest, 11-13 Abril, N=803, Tel.
PS: 36% (+11,5)
PSD: 35% (-11,7)
CDS-PP: 8% (+1,7)
CDU: 8% (+1,3)
BE: 6% (-2,9)

Hermitage disse...

OS STATESMEN, A MADAMA FATI E A BANANA

Todos os regimes têm a sua "reserva" da Nação, tal como uma boa garrafeira.

No caso de Eanes, nem isso acontece: há muito ficou definido como um Homem de cabeça esforçada, mas sem ser um statesman.

Ora, Ora...

No 25 de Novembro, jogou a sua sobrevivência e estava lá, recebeu de Jaime Neves, esse sim o herói, a papinha feita, que se limitou a enquadrar institucionalmente, a seu favor. Ponto.

Disse não à aventura, para logo dizer que sim a Melo Antunes e a um protectorado da esquerda que ainda hoje perdura.

Deviam pôr-lhe uma vela, pela ajuda.

Mas o seu suposto desapego ao Poder é das histórias mais mal contadas,deste regime...

Veja-se o PRD e o embuste que constituiu...nesse projecto está lá toda uma concepção de futuro, que os Portugueses mandaram para
aquele sítio.

Enquanto PR, andou a receber e a visitar os "não-alinhados", Tito's e Ceausescus, como inspiração para Portugal, numa altura em que se adivinhava o fim - triste - dessa gente e das suas ditaduras.

Sá-Carneiro não embirrou com Eanes.

Combateu um modo de ser e de pensar Portugal, bafiento, híbrido, tipo "Deus é bom, mas Diabo não é mau...".

Um por todos, todos por um, e assim chegamos a esta merda de situação.

Alinhar agora com Sócrates e com a tralha de sotão disquerda não é surpresa: está inscrito no ADN do homem políticus, sisudo para impressionar a parolagem.

Faz parte dessa argamassa nacional onde também entram os moreiras e outras famiglias...

É bem o sintoma de um regime apodrecido à espera do enterro.

As madamas fatis entrevistadoras, sabem bem quem entrevistam e como fazem parte do status falido.

Entretanto, algures em Lisboa, a troika, governa, enquanto os statesmen do regime, peroram...

A natureza bem podia ter plantado aqui, bananas...

Com que carinho a banana, teria o carinho dos bananas portugueses.

Alves Pimenta disse...

Não gostei. Lamento que o general Eanes, que admiro, se tenha prestado a isso. Mais: temo que o seu discurso da próxima segunda-feira vá pelo mesmo caminho.

LUIS BARATA disse...

Que os pais e os filhos tenham visões políticas diferentes não me choca nada, sejam os Moreira ( Adriano e Isabel ) ou os Silva de Fornos de Algodres.
Quanto à entrevista do Gen.Eanes, se tb me pareceu dispensável o elogio ao "primeiro Sócrates"- quem se lembra dele perante os desastres do "segundo Sócrates"?, gostei e achei que acabou muito bem com aquelas belas palavras de S.João da Cruz que emocionaram quem as disse, muitos que as ouviram e até, pareceu-me, a coriácea D.Fátima. Nem todos os políticos portugueses podem citar um místico cristão e sentirmos que o fazem com sinceridade.

Blondewithaphd disse...

Não vi tudo mas, afinal, nem é preciso porque já se sabe que a coisa vai muuuuito mal...

Bmonteiro disse...

O Sr general Eanes,
ainda acredita na natureza humana.
A verdade, é que muitos dos tartufos do regime, na sua fase inicial, puderam assim vingar plenamente.
Nada de admirar,
que outros se tenham seguido.
Aliás em relação ao Grande Tartufo do momento, é mais uma vez fruto das suas circunstâncias: Barroso, Santana, poderia esperar-se muito mais?

Mário Abrantes disse...

É o cúmulo do lirismo querer-se arranjar à pressão uma 'ampla' plataforma de entendimento nacional.

O entendimento nacional cultiva-se ao longo de décadas, não se arranjar às pressas.

Qualquer pessoa, ainda que coloque ostensivamente as mãos sobre os olhos, sabe que a política em Portugal sempre foi feita na base da subserviência partidária, à moda canina, tendo como regra a maledicência de propostas alheias só porque vêm do partido que não é o que dá o tacho, com pouca ou nenhuma consideração pelo interesse nacional - a maioria dos políticos profissionais nem devem saber muito bem, suponho, o que seja essa coisa parda do interesse nacional.

Espera-nos, por isso, uma campanha sem nenhuma novidade a este respeito. Tenhamos fé que, ao menos, os bois sejam chamados pelos nomes. O resto é conversa de treta a que, pelos vistos, nem um tipo com o andamento do Gen.Eanes escapa.