27.4.11

COISAS QUE (ME ) INTERESSAM OU O HORROR DAS FALÁCIAS



Jorge de Sena é duplamente recordado por estes dias, em Lisboa e no Porto. Por cá, mais logo, na inauguração do Espaço Babel na Feira do Livro de Lisboa (a Babel está comprometida com a edição da obra completa do Autor, sob a direcção de Jorge Fazenda Lourenço: o próximo livro, a lançar na Feira, intitula-se Rever Portugal- textos políticos e afins, Guimarães, 2011) onde serão lidos poemas seus. No Porto, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto homenageia o seu antigo aluno «através da apresentação de documentos académicos e de testemunhos, feitos pelo próprio e por quem de perto o conheceu.» Como escreveu em carta a Eduardo Lourenço, «a minha formação Universitária, ainda que em outra esfera, não menos o foi - e mesmo me deu uma consciência técnica e um horror das falácias, que são das qualidades que me reconhecem (e também de certa petulância e de consciência, que irrita os amantes do vago e da "poesia").»

3 comentários:

Anónimo disse...

Sena nas mãos do "banqueiro-poeta": livros com mau aspecto e a preços de arrepiar. Não chegava terem-lhe trazido os restos para este país, ainda lhe dão este tratamento à obra.

Anónimo disse...

É, de facto, muito mau ser um banqueiro (na verdade, ex-) que compra Editoras com a corda no pescoço, manter-lhes o nome vivo e o catálogo disponível e ainda conservar alguns postos de trabalho (coisa que a esquerdice azougada e mamona deste pobre-país nunca consegue criar, a não ser para si própria e à custa dos pagantes de impostos). Na época dos i-pods e i-pads e outras merdas caras, dar x (ou x+y) euros por um livro parece um crime de lesa pátria. E isto num país que lê cada vez menos - pelo menos no que diz respeito ao cabal entendimento dos conteúdos. Se os livros são caros, como a gasolina ou os espinafres, compra-se menos e usa-se com parcimónia; ou pede-se emprestado com há 40 anos. E depois, o que será "um livro com mau aspecto" ?

Ass.: Besta Imunda

Anónimo disse...

"conservar alguns postos de trabalho"
boa piada. tem outras?