13.10.09

EXEMPLO PRÁTICO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E POLÍTICA


Estou deveras fascinado (ou nauseado o que vai dar ao mesmo como quando leio certas páginas de Céline, esse enorme explicador de desalmados) com o mundo mágico da comunicação social, cultural e política à qual tenciono dar alguma atenção nos próximos tempos. Está lá tudo como numa famosa canção de Camões. Por exemplo, a imagem que ilustra este post (sonegada aos senhores assessores) dava um seminário, trinta e nove ensaios e sessenta e uma palestras. Pode crer. E, afinal, tudo se consegue resumir em 45 minutos num programa semanal de televisão de comentário por cabo.

16 comentários:

Mani Pulite disse...

O PSD não deve pagar a traidores!

Anónimo disse...

É o que é preciso.Vivemos encharcados em mentiras.A verdade tornou-se clandestina.A imprensa que temos é mais ou menos plural e livre que a de antes do 25 de abril(Século,República,Diário de Lisboa)?Um dia vão surgir "arrependidos" e vai-se saber como e com quem se chegou a este agit-prop serôdeo e mercenário.É preciso que a mentira fique desde já denunciada e registada

Roberto Ceolin disse...

não concordo que "um dia vão surgir "arrependidos"". Um belo dia de manhã viram p'rò outro lado, como se o antes não tivesse jamais existido, ou, pelo menos, como se eles não tivessem lá estado.

Anónimo disse...

A nojenta manobra da Câmara Corporativa contra o Pacheco Pereira encontra eco no Portugal dos Pequeninos. E se um dia você aparecer numa sala com o Sócrates, como já fez, isso também significa que apoia o PS?

Tino disse...

Dr. Santana Lopes

Demasiado ocupado com a campanha, talvez lhe tenha escapado a aleivosia de Pacheco Pereira.

Este homúnculo fez o mesmo que Carvalho da Silva, como já disse no meu humílimo blogue.

Foram os dois vencedores em Lisboa.

Conseguiram derrotar Santana Lopes.

Para esta gentinha não há um pingo de dignidade...

Anónimo disse...

A vida das pessoas é um livro onde diáriamente vão escrevendo as suas páginas.
Faz tempo tentei aludir a umas incoerências do PP,o João,naturalmente fiel à sua amizade,não publicou o meu comentário,não tinha lido as páginas todas...

Eduardo Freitas disse...

Também ando a ler Céline que é, incontestavelmente, um autor admirável.
Mas é também uma alma torturada onde o próprio Céline se auto-enclausurou.
É um refúgio literário mas não é um sanatório para alma.

Imparcial disse...

Simplesmente abjecta, a atitude do JPP.
E o PSD não pode irradiá-lo?

João Gonçalves disse...

Há aí para cima um anónimo que fala na "nojenta manobra". Sucede que eu até podia fazer exactamente o mesmo. "Ir aos livros" ao Chiado, àquela hora, naquelas circunstâncias e ser fotografado por um telemóvel. De certeza que não ia, porém, encontrar microfones e câmaras espetados diante de mim a acompanhar a circunstância. E a circunstância desses homens era uma sessão perfeitamente identificada de campanha eleitoral que, por acaso, correu muito bem ao promotor dela e ao partido dele. Mas o que me interessa na foto não são os homens mas a circunstância.

João Gante disse...

Vou correr o risco de parecer ingénuo: já se conhece a "aversão" de Pacheco Pereira a Santana Lopes, que é legítima apesar do partido comum, e que o levou a mudar a área de voto. Ainda assim, Pacheco Pereira votou Santana aquando das legislativas de 2005 e assumiu-o publicamente em artigo publicado, dando como justificação não querer a fragilização do PSD. Ia agora deixar-se levar pela referida aversão a fazer algo tão estúpido? É óbvio que PP e António Costa, por participarem no mesmo programa, poderão ter alguma proximidade, mas estando Pacheco Pereira ciente das câmaras e microfones que o rodeavam, não ia exprimir ou dar a entender qualquer tipo de apoio à candidatura do seu compagnon de programa. Para mais quando, ao contrário de 2005, Santana foi a escolha da direcção que Pacheco apoia - mesmo contra a opinião dele.

Pode dizer-se que só o facto de aparecer é pernicioso, mas sinceramente não penso que Santana seja fragilizado por tal acto, já que o não apoio de Pacheco a ele é notório. Não digo que o encontro tenha sido totalmente fortuito, mas não vejo consequência nele.

Pegar na questão das bandeiras é folclore. Passe a "análise técnica", estão fechadas e foram hoje colocadas no Ephemera. Pode ver-se tudo isto à luz de uma conspiração "Pachequista"? Pode, claro, mas mantenho que, quisesse ele prejudicar Santana, e teria feito uso de outros meios, mais discretos.

Anónimo disse...

Aqui há uns anos escrevi um comentário bastante contundente no Blog Grande Loja do Queijo Limiano a descrever o género de coluna vertebal que me parecia possuir o sr. Pacheco. Falso, presumido, manobrador, falinhas mansas (nunca se exalta como é norma em casos que tais), um submarino, qual tubarão a navegar em áuas turvas, pretensamente admirador do PSD e militante deste partido, infiltrado nele por interesses obscuros e com fins nada dignficantes como temos vindo a observar desde há variadíssimos anos. É disso que ele vive. Contudo recentemente, depois de o ouvir várias vezes na Quadratura a elogiar e defender a candidatura de Ferreira Leite (e esta defsa tem muito que se lhe diga...) e o próprio PSD, pensei que, erro meu, nesse comentário antigo havia sido demasiado dura nos adjectivos. Afinal tudo quanto escrevi estava correcto e há tanto tempo que isto se passou. Este senhor é por demais falso, sinuoso e perigoso e está a destruir por dentro (e por fora) o partido. A prova está na sua atitude face a estas últimas eleições e às punhaladas que desferiu em Santana Lopes. Este senhor é perigoso, repito, pelo que deveria ser afastado ràpidamente do partido. Ele e muitos outros traidores. Se é que o partido tem interesse em desfazer-se dos traidores. Porque, masoquista até dizer chega e sabe-se lá porque bulas (naturalmente bem escondidas dos militantes e simpatizantes) pode até não o querer fazer. O que se afigura ainda mais estranho, para não dizer suspeito. Já era mais do que tempo de o partido ter posto este homem a milhas. Se o não fez haverá certamente razões ponderosas por detrás. Um mrpp jamais deixará de o ser. A prova provada está nas manobras de bastidores deste pretenso ex-militante. Tal como o outro agora em Bruxelas, aliás. Personagem esta de quem nunca gostei mas respeitei como dirigente do partido que chegou a ser - para completa surpresa de toda a gente e aí começou ou melhor, continuou, agora em força, a menorização rápida do PSD; que na verdade teve o seu início após matarem Sá Carneiro - pèssimamente escolhido na minha opinião. O que se nota é uma paulatina destruição do partido que tem vindo a operar-se desde muito antes dele, continuou com ele e prossegue, agora a uma velocidade de cruzeiro, como toda a gente pode observar nos dias que correm. Por motivos fàcilmente descortináveis o PS nunca poderia deixar que o PSD o suplantasse em poderio no comando da Nação (salvo em pequeníssimos interregnos - sempre supervisionados para não haver desvios - para iludir o pagode com a alternância e fingir que vivemos em democracia) ou os destinos do País dirigir-se-iam para outros objectivos que não aqueles preconizados pelos mundialistas. Mas tudo isto está muito bem organizado e com esta gente diabólica nada falha. O fim do PSD está à vista.
Afinal parece que Roma paga aos traidores.
Maria

Anónimo disse...

Deixe-se de calúnias, se vc fosse conhecido ainda antes de pensar caia-lhe tudo que é microfone em cima. É feio o que estão a fazer ao PP.

O mesmo anónimo de há bocado e que não está para ser insultado.

Cefas disse...

Meus caros, permitam-me avançar com uma hipótese que me parece fazer sentido: não terá o Dr. Pacheco Pereira ir recolher material para a colecção que constrói no seu blog? Basta dar uma vista de olhos
http://ephemerajpp.wordpress.com/2009/09/12/ps-eleicoes-autarquicas-lisboa/

RC

João Gante disse...

Essa é, parece-me, a única hipótese que faz sentido para as fotos em que Pacheco Pereira está a segurar as bandeiras. Goste-se ou não dele, seria preciso uma paragem cerebral digna do House para andar por ali a agitar bandeirinhas do António Costa.

O que acontece é que se pode sempre dizer que a recolha de bandeirinhas e fotos serve para encobrir uma acção de apoio. A menos que o próprio decida esclarecer (e se acredite no esclarecimento), não vejo terra à vista. Cada qual soprará as velas para o sentido que lhe aprouver.

Nota: E o CAA, ainda não afiou as facas para esta ocorrência?

Anónimo disse...

O PS e o PSD são companheiros no CLUBE DE BILDERBERG!,
Conforme se confirma pelas fotografias que se encontram no livro de Daniel Estulin,
Senhor João Gonçalves, se é o Português vertical que diz ser, tenha a coragem de publicar ESTE comentário.

Observador disse...

O PSD precisa urgentemente de deitar carga ao mar. Foi assim no tempo de Sá Carneiro e depois ganhou-se o País com a AD. Agora o lixo está acumulado e não deixa ver a casa limpa