23.10.09

LEYAM-ME



Julgo que o "assunto Saramago" pode - e deve - encerrar-se com as seguintes proposições. «Escrevo livros para os vender. Até os vendo bem já que o Nobel, o dr. Sampaio, o então bonzinho Guterres - que belo candidato daria com um aval idêntico àqueles que tenho andado a distribuir por tantos socialistas! - e as baboseiras com que insulto/engano/ponho na algibeira os tipos da direita ajudam. E dou graças a Deus - esse mesmo que tem feito tantos intervalos nas suas medonhas realizações para promover os únicos bens terrenos que são os meus livros e a Pilar - por haver Leya, Mário Crespo e o Balsemão, dois daqueles que cá cantam na algibeira. Lê-me e verás como tenho razão, leitor imbecil que andas enganado há mais de dois milénios.»


Foto: Cartoon de Carlos Jarnac publicado no semanário Sol.

15 comentários:

radical livre disse...

estes seres desprovidos de neurónios em bom estado de conservação
babam-se vergonhosamente em público.
espectáculo indecoroso duma republiqueta em fim de festa.

são "faits d'hiver" para entretenimento de inúteis.
permitem distrair da governação até ao trambulhão pela escada abaixo

GAVIÃO DOS MARES disse...

Estes comentários não parecem de um homem de cultura.

fado alexandrino. disse...

Hoje, VPV excedeu-se e arrasa-o por completo.

Eduardo Freitas disse...

Este episódio não merece mais importância que a estória da Maitê Proença. Ou seja, nenhuma.

Manuel Anastácio disse...

E não andam enganados há mais de dois mil anos??... Eu pensava que sim... Congratulo-me por ter estado errado nestas escassas décadas de vida com que conto.

M. Abrantes disse...

Antigamente não se podia tocar, em tom divergente, nos temas religiosos.

Agora, felizmente, podemos fazer variadas interpretações dos textos sagrados. Desde que, bem entendido, não sejam em tom divergente.

Somos assim. Com muito orgulho. Quem estiver mal pode sempre optar por deixar de ser português.

Anónimo disse...

Um blogue como este, com intermináveis opiniões sobre tudo e todos, é uma boa demonstração de que até José Saramago tem direito a escrever e pensar sobre o que quiser.

Anónimo disse...

O que eu acho mais interessante no Saramago é que ele interpreta a Bíblia como aquelas igrejas protestantes americanas fundamentalistas que tomam o texto bíblico à letra. Situam-se na pré-história dos estudos bíblicos. Uma leitura minimamente correcta, supõe o conhecimento prévio das convenções que ditaram a produção de uma obra. Não posso ler um romance como se se tratasse de um obra histórica. Sem esse pressuposto, cometo fatalmente os erros mais grosseiros. Hermenêutica elementar! Espanta-me como é que um escritor não tem capacidade para compreender o que há de literário na Bíblia.

Safira disse...

Eu só ainda não percebi como foi que lhe deram o Nobel, com tanto escritor bom, logo foram dar o prémio máximo a este escritorzeco...

Anónimo disse...

Ó JGonçalves, estás ainda de ressaca pela derrota do PSD. Homem, chupa limão que isso passa! Também a mim me custou. Ninguém publica livros para dar é tudo para vender. Que mal tem? Depois, muito antes de Cristo e sempre, houve gente que não quer saber de religiões para nada, nem de Deus. Que mal tem? Tu precisas é de umas boas férias e "escarrar" menos!

ATTO VEN E OBGDO disse...

Saramago VS Carreira das Neves: bizntinices de café, em prime time.

A quanto obriga a pueriilidade vendilhona.

Cáustico disse...

Para mim nada me dizem os títulos académicos - também tenho um - muitas vezes fictícios, ou outros, que muitos fazem questão de exibir, diria até, impor, para satisfação da sua vaidade.
Borrifo-me para os títulos, porque o que me interessa é conhecer bem o carácter do ser humano, principalmente daquele que se ufana do título ou títulos que possui, muitas vezes conseguidos através de todas as vilanias.
Tivemos uma Amália Rodrigues e todo o português, pacóvio, se julga subir de importância com o merecido êxito dela, conseguido à força de muito esforço unicamente para seu governo de vida.
Temos um Cristiano Ronaldo, que dizem ser o melhor do mundo na sua profissão e ganha, por isso, somas astronómicas, e muitos portugueses, numa manifestação de alarvice imbecil, deliram porque se julgam, com isso, mais importantes.
Há um escrevinhador, que se diz português, que foi galardoado com o prémio Nobel. Logo um número inquantificável de portugueses, muitos deles obtusos e alguns até analfabetos, e outros, ainda, porque é moda, embandeiram em arco pensando que tal galardão faz aumentar a sua mísera importância, o seu estatuto social aos olhos do mundo.
Puro engano, porque na estranja não andam a dormir.
A não ser os títulos de alguns dos seus livros, mais nada li que tivesse sido escrito por Saramago. Por isso não o posso julgar como escritor, mas o pouco que já sei dele permite-me avaliá-lo como homem.
Considero Saramago um ser humano de mau carácter.
Para além de ser um merda do socialismo (comunista), e tinha obrigação de o não ser porque a sua actividade de escrevinhador dava-lhe enormes possibilidades de se esclarecer, teve no DN, onde trabalhou, um comportamento que o define perfeitamente.
A propaganda que anda a fazer para o seu novo livro, levou-o a fazer afirmações sobre a Bíblia.
Uma das sandices que proferiu é de que o livro sagrado dos Judeus e Cristãos está cheio de imoralidades.
Mas quem é este paspalho, repleto de imoralidade até ao tutano, para vir falar de imoralidade? Já se esqueceu do que fez no DN? Não se lembra já de ter apoiado sempre a imoralidade que sempre existiu nos países onde preponderou a merda do socialismo, que o mesmo é dizer a ideologia comunista?

Roberto Ceolin disse...

eu não entendo todo este chinfrim que se tem estado a fazer à volta das declarações de Saramago.
Os comentários de Saramago são a prova última de duas coisas: o senhor é um inculto e o senhor está gagá.
O que me parece deveras sério é a reacção que alguns membros da Igreja Portuguesa têm tido e que tem dado a este senhor ainda mais palco.
Aquilo que tem dito Saramago só prova que ele é incapaz de vislumbrar a diferença entre um poema, por exemplo, e a receita do bolo de chocolate. Porquê dar ouvidos a uma criatura destas? Se não reagirem ele cala-se; não tem outro remédio!
(as considerações primárias e que-só-se-esperariam-ouvir-no-bar-alí-da-esquina que faz acerca da exegese mostram bem o calibre intelectual deste senhor)
Roberto

www.angeloochoa.net disse...

Mais atoardas de um senhor demo nobelado nublado:


O que se vai dizendo....



Sobre o livro Caim, que é apresentado hoje a nível mundial, o escritor defendeu que “na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia". Mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.

“A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!”, criticou, em Penafiel, numa entrevista à agência Lusa, o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.

“O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!” afirmou.

Saramago sublinhou que “as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram”. E considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, porque morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem "Deus o quer", tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa). Saramago lamenta que todo esse “horror” tenha feito em nome de “um Deus que não existe, nunca ninguém o viu”.

“O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus”, afirmou.

O escritor criticou também o conceito de inferno: "No Catolicismo os pecados são castigados com o inferno eterno. Isto é completamente idiota!”.

“Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer”, disse.

“Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?”, perguntou.

“Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca”.

(Tudo isto e muito mais lixo vai saindo da cabecinha pensadora dum senhor cujo nome nobelado por demais é nosso conhecido…)

Ao tom geral dos comments acresço que isto serve e muito para rir de nossa miséria!

Anónimo disse...

Aa Igrejas não fazem ideia nenhuma de como devem ler os textos que para cada uma são sagrados. Se lhes convém, o sentido deve ser literal; se não lhes convém, deve ser metafórico. É o jogo do Poder e do Dinheiro, os únicos deuses em que verdadeiramente acreditam.

Digam o que quiserem sobre Saramago. Não se esqueçam, entretanto, que ele perguntou porque foi Caín autorizado a matar o irmão e protegido por Deus. Deus protegeu e amparou um fraticida? E foi por isso que ainda hoje os irmãos se matam todos os dias? E Deus consente? É a isto que vocês devem responder e deixarem-se de fingir que não percebem.