19.10.09

UM HOMEM AUSTERO E DECENTE


O General Ramalho Eanes esteve no programa dos Gato. Eanes aparece de vez em quando neste blogue porque, à medida que decorre incessantemente o pior - pessoas, circunstâncias, instintos -, mais a imagem desse homem austero e decente (bem diferente do "rígido" que Araújo Pereira lhe procurou colar) se me afigura exemplar. Eanes foi o primeiro presidente eleito por sufrágio universal, directo e secreto. Tinha quarenta anos. Com o poder de que então dispunha - político e militar - podia ter sido tudo e feito tudo. Fez, porém, o essencial preservando a liberdade. A de acção dele e a nossa. Soares e Sampaio foram triviais e previsíveis como, aliás, continuam a ser. De Cavaco, para já, é melhor guardar silêncio. Sobra-me Eanes. Ainda bem.

13 comentários:

Garganta Funda... disse...

Eanes: uma das poucas "reservas morais" da Nação, como se ousa dizer...

(Entretanto começou o programinha socrático da Fatinha dos Prós&Prós e o bastonário já começou a cagar sentenças.
Está abandalhando a justiça e a nação, e ninguém protesta, como fizeram com a nossa amiga brasileira D.Beija, por sinal muito mais divertida e espiritual.

O gato maltez acabou de dizer uma coisa fenomenal: «o poder não é uma coisa»...)

Boa noite, Dr. João e ilustre auditório,

Eduardo Freitas disse...

No contexto em que vivemos, reconheço, é quase um crime dizer-se que ser-se sério não basta.

Porém, Eanes foi durante muitos anos a esfinge que sempre que discursava nos ponha a todos à volta da "semiótica da vírgula", para virmos a concluir que o saco, afinal, estava cheio de vento.

Foi também Eanes que criou ou deixar criar o PRD de péssima memória.

Reconheçamos em qualquer caso que, com ele, e apesar das gravações do tempo do Balsemão, nos pudemos livrar da tutela militar.

Também não custa reconhecer que nada quis para si. Nunca.

Mas o mesmo podemos dizer do Doutor Salazar.

Merkwürdigliebe disse...

Não é um militante do nacional-porreirismo então, não é um gajo porreiro portanto e ainda por cima rígido(??), ó horror. Só com uma lobotomia frontal era capaz de ver esse programa, dos indivíduos que faziam política sub-repticiamente através dos pobres diabos do PNR e do aborto, passando pelo anti-Santana que era e continua tão chique, para agora à medida que o Regime mais e mais se segura por arames, terem o seu programa de política às claras em prime-time. Já não acabaram os sufrágios para esmiuçar? É para fazer companhia à Dona Fatinha no Prós e Prós portanto, o Regime precisa de cada vez mais lixívia para a lavagem.

Anónimo disse...

Oh Eduardo, acha que é pouco num País onde a corrupção campeia por todo o lado? Pelos vistos parece que as questões relacionadas com a ética, honra, sentido de serviço público são valores do passado. Então, o que resta? As conspirações e os opinion makers ao serviço deste ou daquele partido ou de grupos económicos? Tenha juizo.

josé ricardo disse...

Só lhe ficou mal guardar silêncio no presidente Cavaco...

cumprimentos,

josé ricardo

Anónimo disse...

A comparação de Eanes com Salazar é infeliz. Admito que o homem de Santa Comba não roubou. Mas matou. Ou soube. E calou-se- Além do mais, é comparar um homem normal, embora invulgar, com um doente obcecado de poder, misógino, and so ever. Popupem-me, que chove e o dia ainda mal começou!

Rui Lima disse...

Excelente análise.

Anónimo disse...

Agora tentem dizer o mesmo dos licenciados universitários do novo regime (dito democrático):
Um PM em fuga, não para o Egipto mas para o bem bom de Bruxelas.
Um PM co-autor entusiasta do crime económico dos estádios do Euro 2004.
As últimas vindas a público, sobre uma hipotética demolição do estádio de Aveiro, poderia dar origem a um pequeno tratado:
"Como demolir um Estado"
Se o PRD outros e melhores efeitos não teve, serviu na altura para uma coisa: um valente susto aos donos do regime em construção.
Já sem o incómodo dos militares do CR.
Finalmente livres. De Eanes e da sua falta de ambição política, sobraram os construtores do défice.
A prometer um futuro radioso ao país.
Vale, que há por aí um novíssimo grande empresário, disposto a fazer chegar uma auto-estrada a cada capital de distrito (Jorge Coelho, nos GatosF)
Bmonteiro

Cáustico disse...

Soares e Sampaio, dois socialistas de merda, para mim, como homens e como políticos são muito inferiores a Eanes.
Ficaram desapontados, mais o mostrengo político que o outro, por Salazar ter sido escolhido como o melhor português . Queriam o galardão para eles? Era só o que faltava!

Pi-Erre disse...

Comparar Eanes com Salazar é de uma safadeza sem limites.

Anónimo disse...

Ramalho Eanes, apesar de todos os defeitos que lhe possam apontar, na minha perspectiva, foi e é, um homem decente , e de uma honestidade intelectual a toda a prova,não sendo neste momento um grande interventor político, pelo menos, não se deixa envolver em aparecimentos rídiculos como acontece com outros figurões.
Teve o seu momento, fez aquilo que lhe pareceu na altura o mais adequado, e retirou-se, o que de alguma forma o beneficiou, porque
os holofotes, tornam as pessoas vaidosas, levando-as a fazer figuras tristes.
É uma mais valia moral,que muito nos orgulha.
Cps
S. Guimarães

oliveira r. disse...

Sobra-nos Eanes.
A si e a muitos de nós

Eduardo Freitas disse...

Pi-Erre,

«Comparar Eanes com Salazar é de uma safadeza sem limites.»

Concordo. Espero que nunca o faça.