15.10.09

CAMINHOS MINUCIOSOS E INACABADOS


Agustina Bessa-Luís faz hoje oitenta e sete anos. A dedicatória tem vinte e quatro e fala da «lembrança duma conversa de longos caminhos minuciosos e inacabados.» Foi no Porto, em Campo Alegre, na casa com vista para o rio. Parabéns.

3 comentários:

Carlos disse...

"Longos caminhos minuciosos e inacabados" é uma expressão que serve para qualificar muitos dos seus livros. Uma grande obra, com alguns romances de génio (do que li, destaco: "O Mosteiro", "Vale Abrão" e a trilogia "O Princípio da Incerteza", sobretudo o volume II, "A Alma dos Ricos").

www.angeloochoa.net disse...

A límpida história de Caim e Abel:
1
Relida 1 mês e 25 dias há por este mísero de últimos Ochoa, relida e treslida hoje 16, Outubro pelas 2/3 h da manhã – por ter enxergado a rodapé de 1ª pag. de público de ontem 15 quando no Eleven de Setúbal reencontrei amigo que há muito há não via, em rodapé, dizia, anúncio a Caim de escritor de nome Saramago José, de quem, confessemos, como esse amigo tal, muito comummente, desgostamos:
2
Nota: em tempo outro noutro ou mesmo pasquim lera este com os olhos que terra comerá que esse senhor escritor Nobel por graças acusava em livro esse que vivera na felicidade de escrever vivo ‘Deus´ de injustíssimo implacável para com Caim, o tal homicida desde a 1ª hora por acto de mão contra e sobre irmão Abel acto de morte por inveja a causa das todas as guerras – façamos releitura:
3
Génesis, 4, 1-18:
‘o senhor voltou o olhar para Abel por agrado com sua oferta, mas de Caim e de oferenda sua que trouxera como premícia do solo desviou o olhar…’ tal qual nós ‘Deus’ é libérrimo de arredar e desviar ou de pousar e descer o olhar…Amém Senhor Jesus desviemos nosso olhar de quanto te não agrade ou diminua a fim da tua máxima glória…
4
‘domina o pecado o advertiu ‘Deus’, que se agacha à tua porta, o Mal.’
Mas…
‘quando foram ao campo Caim o matou (a Abel) – pensara Caim a ocasião propícia a tal acto e pensara o tentador velho como o mundo que lhe proporcionava essa oportunidade.
‘Onde está teu irmão?’
(perguntou Iaweh a Caim)
Boa pergunta para cada de nós, boa pergunta para Saramago José – onde está teu irmão teu companheiro teu acamaradado.
‘Voz do sangue d irmão do solo clama até mi’ ‘sangue também teu que do solo que o recolheu da tua mão matadora clama a céu.’
‘Serei eu errante e exposto a perigo?’
E o senhor da bondade lhe pôs sinal na fronte a que ninguém o ferisse ‘a leste de éden…’
Anterior desculpa de Caim: sou acaso eu guarda de irmão?
´’Que fizeste?
Não sei.’
5
Conclusões:
Não matarás.
‘Guardarás com sentinela a casa de teu irmão e se fizeres soar aviso em tempo ainda que ele não se converta ele não tu pagará se não fizeres soar aviso em tempo ele cairá e tu pagarás por ele…’ (Ezequiel)
‘Quem roubar um só extracto a diminuir meu livro ou quem lhe acrescer um só extracto pagará por isso (apocalipse de João) quanto sondares de bem e de mal para lá do sim sim e do não não e para lá do imprimido em teu coração será anátema e crime de orgulho será malignidade.
´Leão que agacha e ruge perto de ti pronto a te devorar’ assim é o tentador. Precates-te.
Do pai da mentira desde sempre homicida enganador e invejoso de teu bem, Deus de amor, nos livrai, por tua misericordiosa caridade e liberdade boa -- que teus somos – teus filhos – filhos teus – filhos de Deus.
Voz do povo: graças a Deus muitas e com Deus poucas.
(Minha homenagem de bem-querer a Agustina, que jamais pactuou com inverdades «esquerdinas...»)

Anónimo disse...

Esta é outra fraude. Não tão básica como a saramagal figura, mas uma fraude. Viva Vergílio, o único romancista que tivemos no séc. XX.