30.6.09

IRONIAS E CANSAÇOS

Escreve José Régio, no muito citado "Cântigo Negro", que «há nos meus olhos ironias e cansaços.» Há. Sobretudo quando ouço pessoas como o sr. Carrapatoso a discorrer sobre o Estado. Que o Estado deve sair disto e daquilo, que o Estado não dever interferir aqui e ali, que o Estado isto e aquilo... Não tenho o menor respeito intelectual por gente- os tais "liberais" - como o sr. Carrapatoso a quem o Estado não só não prejudicou como até "resolveu", a favor dele, um pretérito "contencioso" fiscal onde só o dito Estado, ambiguamente, acabou mal. Diz-se "atraído" pela "cidadania activa" e, como vaidoso que é, acha-se subtil, raro e candidato a eventual salvador da pátria, uma vez que se vai "reformar" da Vodafone. Deus nos salve permanentemente destes salvadores "iluminados" como o sr. Carrapatoso.

4 comentários:

Capitão Nemo disse...

Pela leitura dos posts que publica julgo que nutre significativa simpatia pelas ideias apresentadas pela Dr.ª Manuela Ferreira Leite. Não acha que no seu staf tem assento alguns dos mais significativos liberais da nossa praça?

João Gonçalves disse...

Não. Pelo menos dos "liberais" a que aludo. Talvez Borges mas esse, estranhamente, desapareceu do mapa.

garganta funda.... disse...

Alguns "liberais" da nossa praça, tais como o Mexia, o Carrapatoso, o Vaz Guedes (este até um dia foi em romaria a Belém por causa dos "centros de decisão nacionais"...vejam lá!) andam sempre colados à mama do Estado (isto é, dos pobres contribuintes), quer como clientes, fornecedores ou gestores da "res pública".

Estes "liberais" - assim como alguns comentadores proto-liberais socráticos e passo-coelhones da nossa praça , na actual Rússia de Putin passavam por membros do ex-PCUS...

Liberais são os pequenos e médios empresários (industriais, comerciantes e profissionais liberais) que têm que sobreviver e competir arduámente e que ainda têm que pagar as tarifas dos monopólios e oligopólios com protecção estatal e juros usurários a uma banca trapaceira e corrupta...

Ritinha disse...

Estes governantes
São como as ovelhas...
Têm carrapatosos
Atrás das orelhas...