30.6.09

A FASE COMPLEXA DO DR. SOARES


O dr. Mário Soares, o ayatolah do regime, opina no DN, um hebdomadário que faz as vezes do "Acção Socialista" que nem os militantes lêem. Desta vez, a "fase" é "complexa". Para o PS, claro, que, segundo Soares, é o menos responsável pela crise, uma manifesta "importação". O neoliberalismo, esse malvado, é que estragou tudo, até os resultados das europeias que o PSD não ganhou, como Soares não duvida. Foi - vá lá - o PS que perdeu. Todavia, o guardião dá o conselho. «Uma linha progressista clara que passe por uma autocrítica consequente - ou uma mea culpa - e por uma reaproximação ao mundo do trabalho», «o Partido [com P grande como deve ser] terá de ser mobilizado (parece-me desmoralizado e descrente, nas bases) e de fazer um discurso mobilizador, não só na forma, mas também no conteúdo [como se isto fosse possível com este secretário-geral, mesmo na versão "Bambi"]», «a JS, as Mulheres Socialistas, os imigrantes, as mulheres e os homens de cultura, os homossexuais [então e os heterossexuais, os transsexuais e os que não sabem o que são?], têm aí um papel decisivo a jogar.» Mais. Para estes justos desempenharem o referido "papel", «têm de estar convencidos que as políticas vão mudar, no sentido dos seus próprios interesses», ou seja, em sentido contrário ao que o admirável líder procurou "traçar" quando decidiu, há quatro anos, fazer de cada português um inimigo potencial, uma "corporação". E Soares pede o impossível. «Os dirigentes do PS deverão percorrer o País, ouvir e falar com as pessoas com humildade e espontaneidade. Sem promessas vãs e sem demagogia.» Na segunda parte do artigo, Soares considera, aliás, "pouco verosímil" que Sócrates ignorasse o "negócio da PT" com a Media Capital que posteriormente abortou. No fundo, Soares já percebeu que o PS de Sócrates - o que vai a eleições daqui a três meses - estaria melhor sem Sócrates. Mas é o que há, dr. Soares. Os seus amigos, "homens de cultura" como, por exemplo, o dr. Pulido Valente, que façam o favor de lhe explicar.

12 comentários:

Mani Pulite disse...

O Mário vive atormentado pelo fantasma do Craxi.Devia ir a uma "consulta" do Rui Mateus para aprender a palrar menos.Pela boca morre o peixe diz o Povo e as "múmias eternas" não devem falar.

joshua disse...

Lentamente, a sáuria e ronceira consciência crítica de Soares emerge para fazer dele o Druida atrasado do PS, saído do seu Zen milionário para perorar sensibilidades sociais.

Já se apercebeu que poucos o levam a sério e ao seu Flato de Esquerda plantado no DN.

garganta funda.... disse...

Segundo o Mário Alberto, ilustre "mullah" desta republiqueta sucialista a crise foi uma "importação" que entrou pelo terminal de contentores de Sines...

Não, Mário Alberto. A crise tem um rosto e foi fruto da maior fraude eleitoral que há memória em Portugal.

Os poderes reaccionários do centrão levaram o "bambino d'oro" ao colo, agora que ele começa a chorar que ponham a chucha.

Ou melhor, se o PS, comeu a carne, agora que roa os ossos...

Blondewithaphd disse...

Parei só por causa do "ayatolah do regime" que achei fenomenal! (e mais a mais, não é outra loura)

pedro frederico disse...

Boa tarde, parece-me o principio do fim...um texto perfeitamente senil do sr Soares, patético e objectivamente manifesto politico bacoco(que num país como o nosso ainda colhe alguns frutos)e que revela o caminho deste PS...já se adivinha a vitória dos (alla soares) amigos de cheney...

Anónimo disse...

O apêlo eleitoral aos homossexuais é verdadeiramente pungente ...

Anónimo disse...

O pântano de que fugiu Guterres ainda cá está, maior, mais fundo, mais perigoso e mais traiçoeiro. É esta gente que nos quer entreter com as suas entrevistas estratégicas, enquanto a TVI é intervencionada nos bastidores para nos poderem abrir a porta e servir o paraíso.

Anónimo disse...

Terça-feira, 30 de Junho de 2009
GENRO DE CAVACO SILVA INTERESSADO NA MEDIA CAPITAL - O DONO DA LUSOCANAL QUER UMA RÁDIO DE INFORMAÇÃO. SE CALHAR ESTA É A “EXCEPÇÃO”CAVAQUISTA

BLOG NOTICIAS DO POLVO

João Pedro disse...

Também não percebi essas referências às "mulheres socialistas" e aos "homossexuais" (será uma gente à parte, que assegura mais votos?); porque não dirigir-se directamernte Às pessoas? Mário Soares está cada vez mais anacrónico.

Uma nota: o DN "faz as vezes da Acção Socialista" temporariamente, por força das circunstâncias, uma vez que se submete a todos os regimes e partidos vigentes: defendeu a monarquia constitucional, a república jacobina e o Estado Novo sempre com a mesma fidelidade canina, no PREC era o feudo de Saramago, e depois derivou consoante a cor política no governo (no tempo de Barroso era claramente a favor da invasão do Iraque, por exemplo).

Anónimo disse...

Percorrer o País e explicar porque será , uns podem ter reforma ao fim de meia duzia de anos , e outros uma vida de trabalho não chega...

Xico disse...

Onde estava este Soares de agora, quando o bispo de Setúbal chamou a atenção para a fome naquela terra?

Anónimo disse...

O que acho extraordinário é o Dr. Soares, a grande referência do actual regime democrático, quer se goste ou não, vir dizer que os portugueses devem andar confusos com os resultados eleitorais das europeias. Então não foram os portugueses que optaram por votar ou não votar? Confusos porquê? Certamente mais confusos devem andar os bens pensantes socialistas (leia-se socretinos) que julgaram que isto dos votos eram favas contadas. Talvez nos finais da monarquia liberal e na 1ª república em que os caciques é que ditavam as regras, o povo ficasse enventualmente confuso com os resultados eleitorais. O Dr. Soares não quer reconhecer que o Engº Sócrates que foi, há 4 anos, a solução, é hoje o grande problema do PS. Descredibilizado à esquerda, os votos fugiram-lhe para o BE, para a abstenção, eventualmente alguns para o PC e outros para o voto em branco. A direita, por sua vez, cansou-se do Eng.º que começou mais ou menos bem e acabou mal. Agora, confusos, não concordo de todo. A grande confusão está no PS, coisa que, evidentemente o Dr. Soares não reconhece.