28.6.09

DESFAZER MITOS


«- Pelo menos, se ganhar Lisboa, recebe a câmara saneada financeiramente por António Costa!

- É falsa essa ideia. Quando saí da autarquia, a dívida da câmara era de 956 milhões de euros. Neste momento, até 2008, aumentou mais 116 milhões e o investimento foi reduzido para metade em relação a 2007. Quando João Soares saiu da câmara, em 2001, o passivo era de 561 milhões de euros e quando eu saí tinha assumido 150 milhões da Parque Expo e mais 50 milhões do Casal Ventoso. A dívida da câmara não é minha, foi criada por uma campanha de mistificação em 2005. António Costa saneou-a financeiramente, qualquer presidente de câmara tem a obrigação de o fazer, tal como eu procurei fazer, só que as contas estão desequilibradas à partida porque tem uma estrutura de despesa muito rígida e as receitas baixaram muito. Até por força de algumas medidas de Manuela Ferreira Leite naquele período de crise, com o endividamento zero, que durante mais de um ano baixaram a receita. O problema é que neste momento António Costa já apresentou pedidos de empréstimo de mais de 250 milhões de euros.»


Pedro Santana Lopes. Entrevista ao DN.

5 comentários:

radical livre disse...

a "fermosa estrevaria" serve apenas para dar "ração" a esquerda habituada à 2ª mangedoura do estado.
os contribuintes pagam sempre

Anónimo disse...

Santana Lopes. É difícil falar de Santana Lopes. Porque Ele é enorme como o Mundo, é um gigante na forma genuína e épica de fazer política, um colosso nas Ideias, um terramoto de intenções, um permanente dilúvio de Acções bem concebidas e melhor realizadas.
Santana Lopes é todo ele movimento a favor dos seus, com uma determinação infinita, uma coragem sem tréguas, ignorando qualquer espécie de limitação, realizando impossíveis.
Santana Lopes é também portador duma honestidade a toda a prova, completamente desinteressada, impregnada da mais escrupulosa rectidão, da mais incansável generosidade.
Ainda assim, Santana Lopes apresenta uma humanidade tocante, uma humildade sábia de quem conhece e também aceita a derrota, um arrependimento doído que se lhe adivinha de ter nascido tão Grande.
Bem hajas Santana Lopes por todas as tuas Nobres Acções em favor dos teus conterrâneos.
Bem hajas Santana Lopes por dares o Teu Superior Exemplo, a nós pobres portugueses, tristes e mal agradecidos.
Que Deus te dê toda a protecção para que possas percorrer livremente o Caminho.

Anónimo disse...

"radical livre".

De facto, mas tal "acumulação da divida", esta directamente correlacionada com a "Ordenação do Território" dada a concentração de boys e girls por m2, os quais vivem (sobrevivem) da politica.

Lisboa é pois um bom (excelente) indicador.

Pessoalmente não acredito que seja
tão rapidamente "saneada" - A divida, não a gestão.

A

Rui

PS. O convite está feito para "botar o voto". Será que "vamos ao jogo?"

fado alexandrino. disse...

Não moro há muitos anos em Lisboa mas é lá que tenho o domicílio de eleitor e portanto é lá que vou votar.
Isto por si, multiplicado por sei lá quantos, mostra bem a validade das eleições em Portugal.
Santana Lopes foi um mau presidente.
Gastou milhões numa negociata com o arquitecto americano dos quais não se viu resultado nenhum.
Gastou mais milhões com o túnel do Marquês para facilitar a vida a quem vem a Lisboa, mas em que é que isso aumentou a qualidade de vida de quem vive em Lisboa?
Votaria nele se me garantisse que todo o problema da Praça de Espanha seria resolvido pois desde há trinta e cinco anos que ouço falar em planos de pormenor às dezenas.
Não acredito que tal seja possível.

João Pedro disse...

Não sou um expert no assunto, mas as obras resumidas pelo Fado Alexandrino são reais, e além disso, pelas contas de Santana, se estiverem certas, só se prova que nos dois anos e meio que lá esteve a dívida aumentou de 761 milhões de euros para 956. E para quê? Já Carmona conseguiu ainda pior, já aquando da sua saída ascendia a 1250 milhões.