29.6.09

A ESCOLA DA «TRANSPARÊNCIA»

Isto é um exemplo - apenas um - do país "tropical" (dito "moderno", das "novas tecnologias" e da "banda larga") que o admirável líder nos vai deixar daqui a três meses. Cria-se um "portal onde devem ser publicitados todos os ajustes directos e derrapagens, em nome da transparência e do rigor no uso dos dinheiros públicos," e o próprio portal é aberto sem concurso público. A coisa correu, imagine-se, por ajuste directo, a "modalidade" preferida pelos governos com pressa e pela propaganda. Já a elaboração do Código dos Contratos Públicos - como se no Estado não houvesse esquadrões de juristas capazes de o fazer - tinha sido entregue a uma famosa sociedade de advogados de Lisboa, "especializada" em direito administrativo, que andou um pouco por todo o país, em chorudas digressões, a "explicá-lo". É por estas e por outras que detesto a palavra "transparência". Onde ela aparece raramente faz escola.

6 comentários:

radical livre disse...

quando o camarada vasco gritava no sabugo
«isto é transparente»
limitava-se a agitar os óculos

tragicomédia carnavalesca «ratazanas ao ataque»

joshua disse...

Em contraste com essa forma grosseira e deliberadamente displicente de desperdício de recursos e dinheiros públicos(e é apenas UM exemplo), como entender o Coveirismo pseudo-reformista que perseguiu a felicidade dos Funcionários Públicos ao longo de estes quatro anos?! Como entender a caça ao indivíduo que trabalha perante tanto desperdício e incúria?!

Razões acrescidas para não haver perdão com uma Trupe Incompetente e Desmazelada com o essencial.
Eu gostaria de ver accountability e rigor com o fim de esses perdulários ajustes directos que estouram orçamentos.

Wegie disse...

Isto foi obra dos seguinte emplastro:
Ponce de Leão presidente do InCI (antigo IMOPPI) há vários anos, tendo sido nomeado pelo secretário de Estado Jorge Costa, ainda no Governo de Durão Barroso. O seu mandato é marcado pela elaboração e entrada em funcionamento do Código dos Contratos Públicos (CCP), mas fica por fazer muita coisa...

Em matéria de transparência o Bloco Central está bem servido.

Manuel Brás disse...

Neste exemplo de atitude
da administração estatal,
é imunda a mansuetude
na criação de um portal.

A palavra transparência
esbarra nestes concursos,
a cultura da incoerência
parasita muitos recursos!

Neste país “tropical”
plantado à beira-mar,
existe uma elite fecal
que não pára de mamar!

José Barros disse...

Já a elaboração do Código dos Contratos Públicos - como se no Estado não houvesse esquadrões de juristas capazes de o fazer - tinha sido entregue a uma famosa sociedade de advogados de Lisboa, "especializada" em direito administrativo - João Gonçalves

Com resultados desastrosos. Querem fazer códigos em meia dúzia de meses, para mais contratando advogados que neles apenas trabalham em "part-time". As consequências não podiam ser mais graves: um código mal redigido, confuso e lamentavelmente obscuro.

Blondewithaphd disse...

Eu sei que deveria dizer que estou pasma de incredulidade...