24.6.09

AGENDAS

Faz sentido o Presidente da República marcar dois actos eleitorais com uma ou duas semanas de intervalo? A primeira (e única) AD ganhou as "intercalares" de 2 de Dezembro de 1979 e, menos de quinze dias depois, as autárquicas desse mesmo ano. Só que, como o nome indica, as primeiras não estavam previstas. Tanto mais que, menos de um ano depois, realizaram-se as "legislativas" de acordo com o calendário constitucional em vigor. No actual "estado da arte" vale a pena andar em fandangos consecutivos ou as elites duvidam da capacidade do "povo" em distinguir o sentido de cada voto?

3 comentários:

Anónimo disse...

... à parte os custos dos actos eleitorais que, segundo Almeida Santos, são menoríssimos em relação ao que está em jogo.
Isto é, e para citar o Prof. Medina Carreira, esta economia ainda acaba derrotando a Democracia.

Nuno Castelo-Branco disse...

Nisto, estou com o "residente de Belém". FAZ TODO O SENTIDO e mais algum... O descrédito na política é tal que só um cego/surdo não percebe que a população QUER mesmo uma votação simultânea. Aliás, já que andam todos histéricos com o Supremo Mata-Moscas Obama, copiem o que se faz nos EUA, onde no mesmo dia são eleitos o governador, os senadores, o chefe da polícia, etc.
Já reparam que mesmo nas autárquicas, a votação para o presidente da Câmara geralmente NÃO coincide com a votação para a Assembleia Municipal. O povo não é assim tão parvo como eles pensam.

Ainda há pouco discutia com o meu pai - um "esquerda à esquerda", como os Benfica à Benfica - acerca disto mesmo e ele manifestava-me a surpresa com o "descaramento presidencial" em querer favorecer o "seu partido". Descobriste a pólvora... disse-lhe eu. É uma pena que não tenhas suspeitado desse tipo de coisdsas quando o sampas dissolveu uma AR maioritária. nesse caso "não" favoreceu o seu partido, claro... E aqui vai uma incursão monárquica: ora tomem lá, para aprenderem.

Eleições no mesmo dia, SIM! Basta de desaforo despesista.

Mani Pulite disse...

O Super-Padrinho Santos mostrou hoje todo o seu descaramento.Poupar nem pensar.Viva o despesismo, os bolsos cheios dos camaradas e a bancarrota nacional.