25.6.09

ENTENDIDOS?


Não gosto de trazer aqui saberes profissionais. Porém, desde ontem à noite que vários comentadores "especializados" em tudo e em nada atiram para cima de Manuela Ferreira Leite - a então ministra das finanças - a criação do chamado pagamento especial por conta. Saibam, pois, esses comentadores que o dito cujo foi introduzido na ordem jurídica portuguesa pelo Decreto-Lei nº 44/98, de 3 de Março (Guterres/Sousa Franco), com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 1998, para possibilitar preencher os famosos "critérios de convergência" que nos conduziriam à zona "euro" e à moeda única. Os MF' s subsequentes limitaram-se a alterar os montantes e outros pormenores no pagamento especial por conta. Ferreira Leite, por exemplo, aumentou esses montantes em 2003 mas reduziu-os no orçamento seguinte. Entendidos?

5 comentários:

caozito disse...

Polémicas àparte, estamos no "caminho certo": o nosso (deles, dos mamões e comilões) país é o 2º. mais pobre da zona euro.

Para atingirmos o primeiro lugar, são necessárias medidas de "fundo" e urgentes: o tgv, o novo aeroporto, uma 'outra' autoestrada, mais fundações, mais 'estudos', mais magalhães, mais velhas - outrora novas! - oportunidades, mais tratados de Lisboa e tudo o que este excelente executivo, comandado pelo Zézito, pretender 'mandar' fazer, no simplex.

Há muito que "perdi" o combóio que me 'levaria' deste lodaçal; agora, estou lixado, tenho que os «sustentar».

Anónimo disse...

Caro.

Nunca é tarde.

No Canadá abre-se conta com "apenas 5 dólares". Exactamente 5 dólares, ficando-se dessa forma como accionista do banco.

Passo a publicidade é o banco Desjardins - em Montréal.

A

Rui

PS. Desde 2001 ainda não me apercebi de ter "entrado" num BPI ou BPP. O "regulador" lá é outro.

PS2. Para os reforços de conta, convém ser em "cash" indo pessoalmente tratar do assunto, ou aproveitar a viagem de amigos.

Deixar o rasto a esta malta é um perigo.

Previamente convém passar pelo BdP para validar as notas, pois o Governo Canadiano não perdoa em caso de nota falta.

Anónimo disse...

João,
Eu, por mim, estou entendido com o pagamento especial por conta. E o pagamento por conta? Uso recibos verdes há vários anos e só pago aquela porcaria desde que a MFL chegou ao ministério das finanças. Pois, coincidências. Mas quando olho para ela, apetece-me fazê-la engolir o papel das finanças. É que dói, aquilo, quatro vezes ao ano.
Abraços

sts disse...

Esse pagamento(que não pago, apesar dos ladrões me cobrarem juros, é das maiores roubalheiras perpretadas após 25. Acabei de receber mais uma para liquidar até 20 de Julho. Vão roubar a P.Q.P.

sts disse...

Três vezes ao ano.Mesmo que os ganhos do ano sejam uma merda, os tipos presumem.Cobram-se por antecipação, e acham que têm todo o direito. Mas para pagar, está quieto.