30.6.09

TENTAÇÕES PERMANENTES


Manuela Ferreira Leite fez bem em dizer que o PSD "fez mal" se, noutra encarnação, tentou "controlar", através da PT, conteúdos jornalísticos. É uma tentação permanente. Todavia, e para além disso, andam bem pior os jornalistas, os directores, os adjuntos e os "fazedores" de opinião que se deixam controlar. É outra tentação permanente. Porventura mais grave. Porque desonra uma profissão nobre e que serve de barómetro à qualidade de um regime. Se a do nosso não se recomenda, não é apenas aos objectos das notícias e dos comentários que se deve. Muita gente, antes de escrever ou de aparecer, devia proferir uma declaração de interesses. Sem a necessidade fútil de, por exemplo, recorrer a exemplos literários. Basta a integridade sem tergiversações de ocasião ou que decorrem de interesses pessoais.

1 comentário:

joshua disse...

A podridão do Regime tem começado e acabado precisamente por esse leilão de consciências 'jornalísticas' arrematadas ao menor preço pelo Poder Político.

Depois, é preciso dizê-lo, nunca esse Poder Político foi tão inescrupuloso e leonino no desejo de arrebatar o máximo de elas como neste XVII Governo Constitucional.

Depois de Cavaco, com o pé maroto e sem estribo do Sócrates desmesurado de Ego, a escala simplesmente rebentou. «Quem és?» «Quem defendes?» «De onde vem e para onde vai a tua escrita?» eis o que deveria vir à cabeça de tudo antes de lermos certos opinadores que de isentos e racionais nada têm. Não passam de avençados dos Fortes e deles paus-mandados.

Gosto de pensar possível a liberdade de calcinar tudo a eito que feda e tal tarefa ir sem freio e sem dono.