26.6.09

O FRACASSO ESSENCIAL


«As classes médias, que já não precisavam de poupar para a velhice e para a doença, ou para a instrução dos filhos, ficavam com um rendimento disponível, que, como é natural, usaram para "consumir" o que julgavam que a "Europa" consumia. Infelizmente, pouco a pouco a situação mudou ou, se quiserem, a sua intrínseca fraqueza (a penúria atávica de Portugal) acabou por se revelar. Hoje o desemprego aumenta dia a dia; Sócrates limitou e reduziu as pensões de reforma; os serviços de saúde (subfinanciados) não conseguem tratar em tempo útil uma parte considerável da população; e o ensino não passa de uma fraude irreformável e caríssima. Pior ainda, e antes de mais nada, o fisco é hoje pura e simplesmente punitivo. O Estado não cumpriu o contrato com as classes médias, que vinha do princípio da democracia. Votar em Sócrates, como por aí se aconselha, não esconde, ou alivia, esse fracasso essencial.»

Vasco Pulido Valente, Público

5 comentários:

Manuel Brás disse...

A marcha inexorável
da economia a atrofiar,
esta política deplorável
não é nada de fiar.

As energias desperdiçadas
em reformas falhadas,
são tremendas as maçadas
de tantas embrulhadas!

Os calhamaços irrepreensíveis
escritos em tons rosados,
tornaram-se incompreensíveis
e ruinosamente enfezados.

O tema da assertividade
e do rigor democrático,
é o caminho da seriedade
contra o regime socrático.

radical livre disse...

nem isto merece um povo que elege para pm um ser incompetente, medíocre, entre muitos outros defeitos de instrucção e civismo.

à ira fácil e a soberba constante do pm
juntam-se a preguiça (também acédia), inveja,luxúria, gula, desleixo,"e não só" dos votantes

à muito que a classe média
vem pela escada a baixo

portugal afunda-se desde o fim do cavaquismo

com esta estrutura social portugal continuará cada dia mais

os "intelectuais" sugam o país sem contrapartidas positivas

Manuela Moura Guedes merece a minha solidariedade face ao fascismo

Anónimo disse...

Como se não bastasse, hoje às 21:00 o Medina Carreira vai "molhar a sopa" na SIC New, chamando incompetentes a uma série de malta.

De todo esta foto, recordo o jovem (já Ministro feito) Sr. Dr. Paulo Pedro, regozijando-se de pelas suas matemática o sistema de segurança social estava fora de perigo.

De uma campanha eleitoral e de um governo construídos na base da mentira, Sócrates em estilo de "opera bufa", dá o dito por não dito, e eis-nos chegados ao "Erro de Bismark".

Colocar o futuro (a educação, saúde,...) dos mais novos à responsabilidade desta "casta / Nomenclatura" é um risco que equivale ao seu previsível insucesso.

A

Rui

PS. Apenas para apreciadores:
Dead Can Dance - The Carnival Is Over - Into the Labyrinth

ATTO, VENº E OBGDO disse...

Medina c., com o seu lado cassandra ressaibiada e loucura lúcida (ai de nós se além do diagnóstico, medicasse...) lá vai dizendo (na avença menasal que tem na SIC) o que queremos (e não queremos) ouvir.

"O que é a verdade ?" - disse pôncio pilatos ao cristo.

Seja o que for (a verdade é a mentira que ainda não foi descoberta ?) não estamos preparados para a Verdade.

Adiemo-la para quando formos à (en)terra da Verdade.
Ou à verdade da enterra...


PS - Como uma vez propus, brejeiramente, a um armador, escandalizado com a competidora espanhola "Servilusa": ó sr. fulano, venda portugal, pintando este slogan nas "berlindas": NA TUA TERRA QUEM TE ENTERRA SOU EU

Anónimo disse...

Nesta coisa toda, e como a "vingança do chinês", imagino um PSD com vitória a solicitar ao Prof. Dr. Vitor Constância uma auditoria em 3 meses relativamente ao "Estado da Nação", considerando os cálculos até à milésima.

Acredito que o Vitinho, lutando pela sua sobrevivência, ultrapassando BCPês, BPPês, CLM e BPNennes o faria com toda a distinção.

A

Rui