15.7.07

BÁSICO


O sr. Saramago sempre se distinguiu por não ser excessivamente patriota. Nos idos do PREC, quando dirigiu o DN - como, aliás, fica claro no livro da Zita Seabra - era um dos "controleiros" do partido para a "revolução nacional e patriótica" que se preparava, isto é, para a tomada absoluta do poder à boa maneira de 1917. Primeiro Fevereiro, depois Outubro e com o que havia: meios de comunicação social, tropa, "comissões" para tudo e para nada. Saramago controlou e saneou. Agora tem o regime e o sistema a seus pés, tal como o camarada Carvalho da Silva, a avaliar pelas presenças no seu "doutoramento" no ISCTE. Saramago acha que nos vamos fundir com a Espanha, mais tarde ou mais cedo. Não deixa, desta vez, de ter alguma razão. Mais tarde ou mais cedo, vamos pagar a factura da periferia e do primitivismo, apesar da Europa. À medida que esta avança para o seu centro, nós ficamos mais longe e a Espanha mais perto do fundamental. Não há Ota ou TGV que nos safem. Saramago, traduzido por todo o lado, já nem sequer é bem português. Nem sei mesmo se, a partir de dada altura, aquilo que ele escreve é português ou "literatura" portuguesa. Saramago já tem aquela boa idade em que nos começamos a cagar para tudo. Felizmente, e com o estado da arte em que nos colocaram, a coisa começa mais cedo. É já no básico e no secundário. Aliás, já há muitos anos, e em praticamente tudo, que não largamos o básico. Literalmente.

9 comentários:

Anónimo disse...

"Literalmente" - não largamos (eles ) o básico!!!

Anónimo disse...

E, com Portugal integrado na Ibéria, Saramago devia ser secretário de Estado de Zapatero, que era para depois o podermos atirar de uma janela, como se fez ao Miguel de Vasconcelos. Assim ganhavamos nós e a literatura, que se via enfim livre de um chato ou, para parafrasear Sousa Lara, «de livros de merda».

Anónimo disse...

Nos idos anos setenta o sr. escritor fez a mesma coisa que lhe fizeram nos anos noventa – não sei porque ficou cheteado com o Dr. Sousa Lara só porque este omitiu uma opinião "aberta", muito ao estilo das opiniões que se tecem por estes dias. A sua estadia em Espanha abriu-lhe as "perspectivas". É saudável. Patriotismos à parte (porque a nossa história – hoje – não é feita com os mesmos HOMENS do antigo regime) é muito despeito nosso querer a integração na Espanha. Quem nos dera!!

Anónimo disse...

Um deputado espanhol já nós tivemos.
Pina Moura, por supuesto.

Anónimo disse...

o Sr. parafraseia uma merda de pessoa, sera' V. Exa o... próprio Lara?

Anónimo disse...

Ó «papacaracoletas», eu não me chamo Sousa Lara nem tampouco erva daninha (saramago, em linguajar ribatejano)! Penso pela minha cabeça e sei ler, duas armas de que disponho para me ajudarem a entender que os prémios Nobel (lê Nóbél, está bem?) não passam de uma traficância entre esquerdas e aventaleiros de todo o mundo, e a prosa do aprendiz de Miguel de Vasconcelos é mesmo uma imensa trampa. Se o Sousa Lara é o que tu achas que é, é lá contigo. Porém, uma coisa é certa: a ele não se aplica aquela passagem dos «Lusíadas» em que o Grande Épico às tantas diz «que até entre portugueses traidores os houve algumas vezes». Certamente que não conheces isto, porque deves ser mais um daqueles intelectuais que só lê biografias sobre a Carolina e o Cristiano Ronaldo.

Anónimo disse...

SARAMAGO não mudou, continua o mesmo "comunista" e "internacionalista" de sempre, só que, agora, acredita que se chega lá aos pucos, primeiro integra-se Portugal em Espanha, esta na Europa e assim por diante...
No fundo, sempre se esteve lixando para Portugal.
O País para gente como ele (comunistas, Zitas, ex-comunistas e outros que tais de esquerda)não é um "fim" como Pátria e Nação, mas outrossim, um "meio" para atingirem os seus interesses pessoais ou de grupo.
R.A.I.

Anónimo disse...

Pensar e ler ??? Boa piada. Nota-se imenso...

ME disse...

O Saramago é mesmo pateta, continua com a mania que sabe tudo, mas não percebe nada.
Não acho o povo Português nem burro nem fraco ao ponte de governar o seu próprio país.
Além do mais, e apesar de ter-mos a tendencia de nos fazer-mos passar por coitadinhos, somos um país mais seguro que Espanha, sem terrorismo, sem atentados.Somos na verdade o 9ºpaís mais seguro do mundo. Além disso somos o 27º país com melhor qualidade de vida, entre mais de 200 países que existem no mundo todo. Poupem-me de tretas, Portugal não precisa de ninguém para crescer, apenas de Portugueses...Desde que não sejas portugueses como o Saramago!