29.7.07

AQUI NÃO

Quando questionaram - salvo erro, António Ferro - Salazar acerca da censura, este foi sucinto na resposta: "tentamos reduzir a sua acção ao indispensável". Neste blogue pratica-se assumidamente a censura dos comentários, reduzindo-se o corte ao mencionado "indispensável". E faz-se isso porque o blogue é meu e eu - só eu - defino o que é e o que não é editável. Por exemplo, comecei por rejeitar o anonimato e agora admito algum. Neste, como noutros aspectos, sou bastante mais democrata do que outros bloggers declaradamente mais democratas do que eu e ilustres membros do sistema que não aceitam qualquer comentário. No resto, sou um anti-democrata convicto. Quem quiser escrever - repito-o - vai ao Blogger e segue os três passos constitutivos de um blogue. Aqui não.

22 comentários:

Anónimo disse...

Tem razão..., porquanto quem recebe, tem o direito de optar.

Anónimo disse...

Só espero que os blogueiros que pensam assim - incluindo os mais democratas, os que não aceitam qualquer comentário - estejam também disponíveis para ver a plataforma (Blogger ou outra) em que assentam os blogues de sua autoria decidir sobre se os conteúdos aí publicados são editáveis.
Ou será que nessa altura, se houver censura, os blogueiros que acham normal praticar censura no que chamam "o seu blogue" vão insurgir-se contra a censura praticada pelos que consideram igualmente ser donos do espaço em que se publicam os vários blogues ?

Anónimo disse...

Sim sim, pode-se sempre abrir o-meu-umbigo@blogspot.com

Anónimo disse...

Espete com lápis azul no focinho desses reaccionários!

Anónimo disse...

É pá, o caríssimo anónimo das 14.42, pode escrever o que escreveu "por outras palavras" ?
Sinto-me estrábico ...

Anónimo disse...

«Alberto João Jardim acusa José Sócrates de ter uma «obsessão doentia com a Madeira». Luís Marques Mendes acusa José Sócrates de «limita[r] a autonomia regional» madeirense. Augusto Santos Silva responde acusando Luís Marques Mendes de ir à Madeira «mendigar votos internos» a Alberto João Jardim. Alberto João Jardim reage dizendo que Augusto Santos Silva «não tem categoria intelectual para estar no Governo». Para terminar -- ou talvez não? -- Calvão da Silva acusa Augusto Santos Silva de utilizar «linguagem trauliteira».
No meio disto, interrogo-me se os intervenientes têm verdadeiramente consciência do espectáculo que estão a dar. Isto, por si só, não chega para explicar uma boa parte da abstenção?»

Absolutamente.
Eu assisti a tudo isto nas TV's.
Os franceses chamar-lhe-iam "des histoires de cul".

Anónimo disse...

Nem Sempre Sou Igual
Nem sempre sou igual no que digo e escrevo.
Mudo, mas não mudo muito.
A cor das flores não é a mesma ao sol
De que quando uma nuvem passa
Ou quando entra a noite
E as flores são cor da sombra.
Mas quem olha bem vê que são as mesmas flores.
Por isso quando pareço não concordar comigo,

Reparem bem para mim:
Se estava virado para a direita,
Voltei-me agora para a esquerda,
Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés —
O mesmo sempre, graças ao céu e à terra
E aos meus olhos e ouvidos atentos
...


Alberto Caeiro
O Guardador de Rebanhos

fado alexandrino. disse...

Estou completamente contra esta posição.
Um blog deve permitir todo o tipo de comentário (excepto spam) mesmo o insulto.
Este fica com quem o pratica.
Além disso deve, sempre que possível, responder aos comentários.
O melhor exemplo é o Blasfémias.

Anónimo disse...

para o 2 anonimo:acabei de acordar e nao precebi patavina: HHHAAAAAAA?????

David R. Oliveira disse...

Companheiro...
e somos dois!
se é anónimo, não tem identificação, não tem identificação...não existe; não existe não tem direito a opinião.
Os cenuros esmagam-se.
David

Anónimo disse...

Se eu for a uma editora para que publiquem algo que eu tenha escrito, sou censurado se eles o não fizerem? Claro que não.
- Serei censurado se essa editora se prestar a publicar o que eu escrevi e o fizer alterando uma virgula que seja ao que eu escrevi.
- Serei censurado se me for proibido abrir a minha própria editora e publicar o que bem entender.

Anónimo disse...

No fundo no fundo, é como escolher as melhores peúgas.

Daniel J Santos disse...

Tem razão, existem blogues de ilustres que nem aceitam comentários, só recebem e-email e depois só publicam os que têm a cor do blogue.
No meu admito qualquer tipo de autor, não admito é linguagem menos própria.

Anónimo disse...

apesar da 'moderação de comentários' estar implementada, não tem sido isso que tem impedido o autor do blog de publicar cometários que contrários á sua opinião.
muito bem.
os comentários que são ofensivos malcriados etc, se calhar são porque os posts ás vezes também o são, ou muito se aproximam.

muito interessante o comentário do anónimo das 10:42. o carteiro não entregar as cartas porque não está de acordo com o amor que une aqueles dois correspondentes...

VANGUARDISTA disse...

Acho bem João!.
Até por uma questão de responsabilidade civil, o dono do blogue é co-responsável com o autor do comentário, ao publicá-lo, no caso de ser praticada alguma ilicitude, assim sendo ressalva a sua co-responsabilidade.
O PREC já acabou há muito e , assim, é tempo de haver responsabilidade no que se escreve.
Os tempos estão a mudar e é preciso que se demande a nós próprios aquilo que exigimos aos outros.
Para além do mais há um certo medo, talvez receio, instalado na opinião, assim esta (opinião) terá que ser sensata embora audaz, certa embora fluente e emotiva embora com razão.

Quanto ao pensamento e ao sonho:

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso,
em serenos sobressaltos
como estes pinheiros altos
que em verde e ouro se agitam
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

Eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma. é fermento,
bichinho alacre e sedento.
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.



Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel.
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,
mapa do mundo distante,
rosa dos ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é Cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,
bastidor, passo de dança.,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
para-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra som televisão
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança.

Anónimo disse...

Hoje, um HOMEM foi embora.
http://cafepuroarabica.blogspot.com/2007/07/ingmar-bergman-foi-embora.html

marinheiro de aguadoce disse...

Nao passa Vª Exª de um zigoto de ditador de meia tigela. Baba-se de importância no seu petit-royaume. Um censor de pacotilha, que às vezes trelê e publica uns textos excelentes, quando e só, se refere ao Homem que foi de Coimbra para tratar o país. O resto é baba e fel vertidos por conta de humilhações e ofensas passadas. Divirta-se no seu pequeno e claustrofóbico mundo.
Ah, e trate-se ou ainda acaba em rilha-foles a dar cabeçadas nas paredes.

Anónimo disse...

Duas situações:
1) O “dono” do Portugal dos Pequeninos censura um comentário;
2) O “dono” do Blogger, plataforma onde está alojado o Portugal dos Pequeninos, censura o blogue Portugal dos Pequeninos.

Quem defende, aceita ou acha normal 1), também tem de defender, aceitar ou achar normal 2).

Vêem como é fácil interpretar o 2.º comentário, das 10.42 PM. Ora leiam lá outra vez ! Vá lá !

Anónimo disse...

desculpe o anónimo das 2:35 horas, mas a questão não é essa.
o blogger aceita quem quiser e lhe apetecer. mas não é proprietário da rede onde ele próprio funciona. onde também pode ser recusado.
e aí voltamos a ter o problema.

penso que ele presta um serviço.
a telecom não tem nada a ver com a conversa que eu tenho ao telefone. seja ela obscena mal criada ordinária e por aí fora.

João Dias de Carvalho disse...

Teste!

joshua disse...

Depois que um cabrão meteu a minha filha e a minha mulher no meu barulho blogueano através de insultos os mais impensáveis, tornou-se-me forçoso crivar os comentários.

É que há cabrões que além de o serem, ainda são hienas e além de hienas invejosas, ainda por cima têm o dom de serem rottweilares de um persistir e não largar bem filho da puta.

A.Teixeira disse...

É da mais elementar justiça reconhecer que nas caixas de comentários deste blogue (por muito alto que o autor proclame as suas convicções anti-democratas…) se pratica um grau de tolerância muito superior ao de muitos outros blogues de discurso muito mais democrático.