23.7.07

O PRESIDENTE DA JUNTA


Hoje é um dia histórico para a presidência portuguesa. O dr. Amado, um dos poucos homens com algum nível no meio dos que nos pastoreiam, abriu a chamada conferência inter-governamental para a elaboração do novo tratado europeu, o chamado reformador, o pequenino. E quer - aí já está "a variar" - aprovar a coisa até Outubro. Quem não perdeu pitada deste prolegómeno foi o dr. Barroso, que perorou imediatamente para jornais e televisões. O dr. Barroso quer voltar a casa com obra na labita. E cola-se, como uma lapa, à presidência de um Sócrates pouco experimentado nestas matérias. Se tudo correr bem, Barroso - não duvidem - aparecerá aos ombros dos seus próprios ombros. Se tudo correr mal, nomeadamente se Sarkozy se exceder no chauvinismo francês, se os amáveis gémeos polacos se reforçarem domesticamente e se Sócrates não tiver fôlego suficiente para tamanha opus, Barroso, como é seu timbre, dará uma desculpa esfarrapada para "descolar" do seu país de origem e continuar a tratar daquilo que ele trata melhor: a sua vidinha. Não suponha, pois, o governo português que Barroso anda por ali apenas para dar uma mãozinha amigável. Não anda. Barroso gosta demasiado da sua pessoa e da figura que quer fazer na comissão - e de que pretende fazer "download" para Portugal - para se preocupar com minudências. Na cabeça dele - e desde a altura da pensativa foto de 1975 - ele é que é o presidente da junta.

6 comentários:

Anónimo disse...

Barroso, «presidente da junta»
presidente na náusea,
um vómito lusitano.

Anónimo disse...

tamanhO opus!

Anónimo disse...

MAs diga-me lá uma coisa: não é (foi) importante, não é (tem sido) benéfico para Portugal ter um Português como Presidente da UE? E Durão Barroso não tem desempenhado bem a sua tarefa? E faz algum mal que Durão tenha aliado os interesses Nacionais aos interesses pessoais? Quem vai para a política, não é também porque gosta? Ou será por missão? (Isso é que era bom!!...) E no PSD, na altura em que Durão decidiu pela UE, não havia tantos políticos que podiam substituí-lo?? foi Santana Lopes, mas podia ter sido outro....há muita gente CAPAZ no PSD...o que é preciso é que aceitem os cargos não só quando lhes convém a si próprios mas, acima de tudo, quando são NECESSÁRIOS ao País, não acha??

Não percebo por que tanto chinfrim com a ida de Durão Barroso para a UE!!! Afinal, Portugal sai beneficiado, mais credibilizado com a presença de um Português nessas funções!!

A este portugalito aplica-se bem o ditado: "é preso por ter cão e...preso por não ter!" XIÇA !!!!!

Anónimo disse...

xiii..tão magro q está o furão...ainda não estava gordo que nem um texugo . e por acaso ele até tem cara de texugo

Anónimo disse...

Nem percebo porque houve um general Romano considerando que este era um povo que não se governava nem se deixava governar ... engole tudo e em 2009, como sempre, vai votar no «Eterno Retorno do Mesmo». Aposto.

lusitânea disse...

Acho que é demasiado "opus" para a camioneta deles.
Se fosse só mandar umas ajudas a alguém "coitadinho", pagar uns resgates, pedir desculpas , convidar e negociar com ditadores , receber mais umas centenas de milhar de imigrantes e nacionalizá-los não haveria problema mas se até em portugal a malta espera que a coisa estoire vejam lá noutros locais europeus...
Venha o referendo...