12.7.07

DOS LIVROS - 3


"Compreensivelmente, Marcello Caetano, em plena consciência do cumprimento das suas funções, era exigente na apreciação do aproveitamento escolar dos examinandos submetidos a provas finais. Como o eram também os outros professores que, naquele tempo, normalmente, integravam o júri do 2º ano do curso geral. Às exigências deles e ao regime de estudos e de exames das Faculdades de Direito, que vigorou até 1958, se ficou a dever, em larga medida, o bom nível geral atingido pelos seus licenciados e pelos cargos que foram chamados a desempenhar (...) Afigura-se-me de justiça elementar reconhecer, ao fim de mais de sessenta anos, que não havia exagero descabido nas exigências de Marcello Caetano, regente de Direito Administrativo, ou nas dos outros professores (...)."

Pedro Soares Martinez, in Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Marcello Caetano, no centenário do seu nascimento, 2 Volumes, Coimbra Editora, 2006

Nota: A ministra da Educação não sabe - porque certamente ninguém lhe explicou - o que significa ir ao Parlamento (independentemente da sua valia intrínseca) responder a deputados. Disse ela que, coitados, os ministros vão ali tantas vezes só para ouvir "falsidades" e outras inconveniências. Maria de Lurdes Rodrigues era do menos mau do que não presta. Anda manifestamente a perder qualidades.

4 comentários:

Anónimo disse...

Oh João, você anda a ficar bafiento porque está inconsolável e inconsolado pelo facto de pensar que ninguém lhe dá um lugarzinho numa administraçãozinha, o que para si representa uma grande injustiça!!! Você, João, que se julga um ser superioremente inteligente, cujas capacidades não são aproveitadas porque todos têm medo que você lhes faça sombra!!!
Realmente é uma injustiça, reconheço!!!!!!!!
Mas você atrasou-se no tempo! E esse atraso foi de algumas décadas... Porque onde você teria tido uma grande carreira seria com o Estado Novo - Director geral da PIDE, juiz do tribunal plenário, ministro do interior...
Em qualquer destes cargos, naquele altura, teria sucesso!!!
Agora o que lhe resta? Elogiar o passado e zurzir no presente e no futuro... Olhe que por muito menos suicidou-se o Antero...
Com amizade
JM

Anónimo disse...

As pessoas são apenas o que são. Se A Ministra parecia outra coisa...é porque não a conhecíamos bem. Ela é exactamente uma SONSA !!!

Anónimo disse...

Como é possível dizer que MLR é o menos mau do que não presta? Só mesmo não sabendo o que está a ser feito no ensino...

Anónimo disse...

É verdade que o Estado Novo tinha muitos defeitos. Mas o ensino (bem como a formação dos políticos) era inegavelmente superior. Já sei, ah e tal há mais universidades e estuda-se mais. FALSO. Está-se mais tempo na escola, o que não implica que se estude (e aprenda) mais.
Hoje em dia os professores (além de levarem uns estalos qb) têm que dar educação aos alunos. No meu tempo, a educação era dada pelos pais e avós. E escola era unica e exclusivamente para aprender.
Tenho sérias dúvidas que a maioria dos nossos estudantes universitários tivessem aproveitamento no exame de 4ª classe desse tempo.