13.7.07

O OCASO

Grave é o que se passa com os alunos do secundário. Baixar as expectativas, triturar a exigência, fugir do esforço, ficar pela "meia-educação" ou por nenhuma, facilitar, institucionalizar o "small is beautiful", arredar os livros, promover a televisão, a bola ou o Ipod, conduziram à conclusão óbvia. Os alunos não percebem o que lêem e chumbam maciçamente, seja na matemática, seja noutra coisa qualquer. É esta a sociedade de trampa que estamos a preparar no ano da graça da presidência europeia. É ao crepúsculo que a ave de Minerva levanta voo. Pode ser que, quando esta porcaria bater totalmente no fundo, outra coisa comece.

14 comentários:

escória-porco disse...

Eu sei que não é para este post...
Será que a SIC Notícias, do Balsemão, que está a transmitir o comício do candidato-da-lista-de-que-o-dr-Júdice-é-mandatário, EM DIRECTO, também já percebeu que é melhor estar do lado da União Nacional? Por mim já está decidido: Uma enorme cruz aproveitando as diagonais do boletim.

marinheiro de aguadoce disse...

Porque não imigra? E já agora leve consigo o medina carreira.
Vª Exª deve ser um gajo muito chato. Intratável até. Zangado com o mundo.
O país não é grande coisa, nunca o foi. Começou com o filho a bater na mãe... E tirando D. João o segundo, o marquês e o HOMEM de Santa Comba temos sido sempre governados por uns vivaços merdosos.
...E cada povo tem o governo que merece!
A única explicação para Portugal ainda sobreviver apenas pode estar na protecção de nossa senhora de fátima. Só pode!
Mas temos o arroz de sarrabulho, o cozido à portuguesa, o vinho verde ( e o barca velha), o queijo da serra, o de serpa e o limiano, as pataniscas de bacalhau, o fcp,os caracóis, o porco alentejano, o frango de aviário, as inglesas no algarve, O GRANDE CHEFE JARDIM: razões mais que suficientes para gostarmos deste naco de terra.

escória-porco disse...

Fui injusto, para com a SIC Notícias, na primeira parte do meu anterior comentário. Também está a dar em directo outras festas de encerramento. As minhas desculpas.

escória-porco disse...

Já estou a incomodar demais. A SIC está outra vez à volta do Sócrates e do Costa, em diferido e em directo. Mau mau...
Caro João, apague isto tudo e vamos mas é - à boa maneira Escória - CAGAR nestas eleições.

Anónimo disse...

A abstenção não deduz na eleição desta gente.
É por isso que o voto não é obrigatório em Portugal. Se fosse obrigatório, a abstenção seria praticamente irrelevante, mas o voto de protesto, o voto negativo, só poderia ser - com segurança - o voto nulo. O voto nulo, é o voto negativo, o voto de protesto por excelência.
É por isso que uma percentagem elevada de nulos equivaleria a uma bofetada bem "puxada" ... mas este povo ...

Anónimo disse...

«(...) porque não imigra ? (...)».

Ó «Água Doce» : - "imigrados" e mal pagos cá estamos todos, mais o Medina Carreira ...

lusitânea disse...

A Ministra tudo fez para que as notas fossem boas.Mandou várias vezes "aproveitar" tudo , mas os alunos não ajudaram...

Anónimo disse...

De um secundário muito secundário,
devia ser a fauna de jovens que tive a oportunidade e observar esta manhâ.
Pelas 09h10 desta manhã e na esplanada do restaurante Portugália junto ao padrão dos descobrimentos em Belem:
umas dezenas de jovens rapazes e rapazas (acabo de vir de uma curta viagem à Galiza), uns de pé outros nas cadeiras e poltronas, com uns copos na mão, a fazer prova da resistência humana ao sono de uma noite inacabada.
Junto ao Tejo, alguns pescadores e passantes do jogging matinal, pasmam com tal amostra de juventude.
Longe vão os tempos em que as manhãs de fim de semana, possibilitavam à juventude escolar, uma ocupaçãp a condizer com uma velha máxima grega: mente sã em corpo são.
Havia então uma saudável organização juvenil nas escolas e liceus do secundário: a mocidade portuguesa.
Sem desporto escolar e com os miseráveis resultados da matemática acabados de vir a público, as juventudes democráticas prometem.

Anónimo disse...

campanha de lisboa:
http://www.youtube.com/watch?v=CD-gzOc1poA

Anónimo disse...

Tempos houve, neste País, que para se ascender à chefia do executivo era imperioso ter-se impoluta cátedra em Direito, qualquer deles ( A.O.S. e M.C. ) especialistas em Direito Público , nomeadamente, Financeiro e Administrativo.
Agora basta … U.I. …!
E, os miúdos seguem os exemplos que lhes dão …
Por isso é que até se vê o nosso 1º Ministro, qual “aprendiz” servidor, a levar “calduços” do Pr. Sarkosy.
Isto não caiu totalmente no fundo, isto já se está a arrastar no lodo …
R.A.I.

Anónimo disse...

Outros tristes Ocasos que nos preparam :


«Vive num país que pouco a pouco toma conta da economia portuguesa. Não o incomoda?

- Acho que é uma situação natural.
Qual é o futuro de Portugal nesta península?
Não vale a pena armar -me em profeta, mas acho que acabaremos por integrar-nos».

(Saramago ao DN,15-07-2007)

Anónimo disse...

É tão bom quando acordamos de manhã com noticias que nos reabrem as esperanças. Mesmo que depois não se venham a cumprir, pelo menos por uns momentos sonhamos e sentimo-nos bem...como se já fosse uma realidade.
Obrigado Saramago.

Anónimo disse...

Gostaria que neste país se promovesse um debate sério e real sobre o estado da educação, porque de facto estamos formando uma massa de medíocres que nem ler sabem. Há outra coisa que eu nunca vi ser debatida mas que é igualmente importante, isto é, os copianços de que os alunos na sua grande maioria utilizam, e que no ensino universitário atinge níveis inaceitáveis e inconcebíveis. Eu diria sem qualquer receio de estar a errar que 90% por alunos copiam sucessivamente, não é por acaso, que a Suécia recusa ao abrigo do programa erasmus alunos portugueses, pois é sabido que eles copiam e fraudam a torto e a direito. Assim não dá!! Mas o mais grave é que os professores ( e isto no ensino universitário é particularmente chocante) são absolutamente lenientes, sublinho, absolutamente lenientes com estas situações. Acho que chegou a hora de começar a denunciar estas coisas, até porque eu não estou para continuar a viver num país que só forma merdas.

Anónimo disse...

se continuamos a atirar tiros para o ar, qualquer dia parecemos os atrasados lá do oriente.

mais debates, mais estudos, mais conversas? nao chega já disso?

eu sou aluno do secundário e nao percebo como alguem que tenha o dobro da idade que eu tenho consiga andar por aqui atrás destes senhores de gravata, que são sempre os mesmos e pior que isso são todos o mesmo.

o mais ridículo acontece quando se começa a falar dos alunos como se fossem eles os culpados da situação. se calhar foi defeito de fabrico, ja vinhamos com defeito. acordem para a vida que eu, se nossa senhora mo permitir, abalo daqui nao tarda muito!

P.S: entretanto vao lá pondo a cruzinha que eles gostam. hoje houve mais uma brincadeira daquelas que por aqui costumam haver, mais umas eleições.
nao deve tardar muito para as proximas... nossa senhora nos ajude!