25.7.07

O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS


O facto de alguém ser acusado num processo não faz dele imediatamente um criminoso ou um pária. Aliás, o processo ainda é o meio mais seguro - e o único adequado - para tratar questões como as levantadas, não politicamente, mas juridicamente, pelo apelidado "caso Portucale". Paulo Portas e os seus apaniguados sabem disso melhor que ninguém. Uma vez encontrei o Pedro Guerra, à altura jornalista no Independente, a ler tranquilamente, numa esplanada na Júlio Dinis, uma cópia bem gorda de algo que, pelo timbre, era manifestamente uma peça processual. O Pedro Guerra terá sido o derradeiro "herdeiro" de uma "escola" de "fazer jornalismo" monitorizada no Independente - e não só - que "vivia" da promiscuidade com as "fontes" judiciárias e de investigação criminal. A técnica é sempre a mesma. Primeiro crucificam-se os visados em "cacha alta" e nas primeiras páginas. Depois, ignora-se o curso do processo. E, finalmente, se ninguém é condenado mediante sentença transitada em julgado, nem que seja três ou cinco anos depois, tem, quando muito, direito a duas linhas na última página. Portas e os seus amigos vão agora passar pela "via sacra" que tão bem dominam. O Pedro Guerra, o da esplanada, acabou em assessor político de Portas, ministro da defesa. Devia ter aconselhado melhor o seu mentor.

14 comentários:

VANGUARDISTA disse...

Cá se fazem , cá se pagam!
Só que o Portas é sabido, sabe que a invocação da quebra do segredo de justiça cria instabilidade nos tribunais e processos e , por outro lado, "a melhor defesa é o ataque" daí a acção contra o estado.
Acresce o regresso dos EUA para retomar o PP, na pior altura (viu-se o resultado nas eleições para a CML)erro em que ele não cairia em situação normal,o que é também uma estratégia de defesa, pois estaria mais vulnerável perante a justiça nos EUA do que cá, no parlamento e na chefia de um partido, com assento parlamentar, o que lhe dá uma posição de imunidade.
Depois a justiça é lenta e, claramente, já está infiltrada pela "politica" ...
Ou seja, é o neo-liberalismo republicano casiquista no seu melhor! Isto não é Direita !

Pedro Sales disse...

Caro João,

Excelente texto, Mas olhe que não acabou só aí, como será bom de perceber o João Guerra e a escola do Independente, quando deste já só restava o nome, alastrou-se a outros órgãos de imprensa.

Anónimo disse...

Nos outros países europeus, desenvolvidos, também é assim? E, se é, nós não nos desenvolvemos como eles porque somos mais pequenos?? Mas a Suíça ...Dinmarca ainda são mais pequenos e como se vive bem lá!!!!

Que se passa connosco? Terão os Espanhóis VARRIDO o lixo todo para aqui??

marinheiro de aguadoce disse...

Garantiram-me, há uns anos, que em luanda há um limpa-neves comprado apenas para empochar a comissão.
Os submarinos num país cuja única e patriótica missão que se vislumbra para a marinha é defender o carapau-de-gato dos pesqueiros de nuestros hermanos, devem ter a mesma utilidade e a sua compra a mesma razão.E acho bem. Se qualquer autarca pode enriquecer porque mesquinha razão um ministro de estado haveria, depois de tanto sacrifício pela nação, ficar pobre.
Que patriótica razão nos leva a construir a ota?
Havia um governador de um qualquer estado brassileiro que se distinguia dos seus colegas dizendo"Eu roubo, mas faço". Grande homem!

Anónimo disse...

Um submarino é uma arma de excelência, poderosíssima, e tanto que é tida pela "bomba nuclear" dos pobres. Nunca se sabe o que nos traz o dia de amanhã.
É que entre o "Tratado Reformado da UE" e um submarino, prefiro claramente os nossos submarinos ...

Anónimo disse...

ainda bem que as leis da fisica continuam a funcionar, independentes de demagogias.

acompanho o vanguardista: o sr portas agora é deputado imune...e aposto que vai dizer que prestou um grande serviço à nação.

que me lembre o sr portas foi/é o único não norte-americano a ter recebido uma condecoração qualquer americana, logo após e por causa, da compra/venda dos submarinos.

'venham mais cinco...'

Anónimo disse...

A equipa «Independente», tanto quanto percebemos na altura, serviu tambem para rechear convenientemente o Ministério da Defesa do brilhante Ministro Portas.
Jornalistas/acessores na Defesa, porque não?
O «muito bom ministro da defesa», nas palavras de dois articulistas de gabarito, Expresso e Público da altura, revelou-se para as FA, «um ministro zero», mais um.
Quanto aos quase inúteis dois «submarinos»,
alguem acredita,
que seja nos processos em papel, nos ministérios, que esteja alguma irregularidade?
As férias no Dubai, após do abandono do governo, já ninguem lhas tira.
O que não poderia qq um de nós,com um negócio destes entre mãos: 900 Milhões...

Anónimo disse...

O jornalismo de investigação foi todo para o governo com o CDS, com a possível excepção da "grande dama " que arranjou uma foto de um possível sósia de um cliente do pai para, com isso, baralhar o Caso Casa Pia!

Andam aí á solta de braço dado com as fontes, só não esperavam que em dois anos de governo, a governação se tenha transformado numa espécie de arrastão de praia!

É vê-los cheios de ética aqui nos blogues, nas revistas, jornais...

Anónimo disse...

Ó iupi, os submarinos são alemães ...

Anónimo disse...

O «sítio do pica-pau» :

«Sou partidário do recomeço das celebrações políticas do 24 de Julho de 1834, data da entrada em Lisboa das tropas liberais.Abraço a génese do liberalismo político em Portugal, independentemente da forma monárquica que subsistiu, por a considerar heroica e libertadora num país de castiços e de trauliteiros.De certa maneira a implantação da República em 1910 é uma espécie de novo impulso dessa soberania que residia em a Nação (...)».

Num belo dia de Sol, MF ainda vai bailhar com os Trauliteiros de Miranda ... pela "ética da república" ...

Anónimo disse...

É o que se chama beber do próprio veneno...

Anónimo disse...

a medalha dos states, foi pela compra dos aviões da lockeed, ou da boeing, quando o governo do guterres já tinha fechado negócio com a Airbus para a compra dos substitutos dos C130.

A compra de aviões airbus implicaria uma redução dos custos de manutenção e uma melhor integração nos contingentes de tropas europeus, visto q na sua maioria possuem os airbus, mas assim o portas não encaixaria a sua generosa comissão...

t

Anónimo disse...

Ora vejam lá como o amigo «t» conhece os dossiers «confidenciais e classificados» de que falava JPP no «Abrupto», ehehe

Anónimo disse...

HÉLAS! Um post em que não se fala do aborto nem de salazarentices!