13.8.09

A GALERIA DAS BESTAS


António Figueira, em poucas palavras, explica por que é que a leitura (obrigatória) de Eça não pode constar dos cartazes da propaganda. «Porque Eça, para além de ter inventado o português moderno, aberto aos barbarismos, culto mas não castiço, irónico mas não histriónico, e sempre superiormente espirituoso, no sentido inteligente da palavra – inventou ainda o Conselheiro Acácio, o Dâmaso, o Gouvarinho, etc. – ou seja, a galeria das bestas que ainda hoje temos de aturar.»

9 comentários:

Manuel Brás disse...

Este génio cultuado
de natureza universal,
deixou-nos um legado
sobre a crise espiritual.

A actualidade aterradora
de um Eça revisitado,
é por demais reveladora
de um país arrastado.

Irónico mas não histriónico,
culto mas não castiço,
o nosso atraso crónico
é tudo menos postiço.

Jaime A. disse...

Felizmente para nos deliciar (infelizmente porque se trata da nossa realidade) que Eça de Queiroz nos soube apresentar uma galeria de personagens que se arrastam até hoje. Será enguiço? Penso que não: o tempo passa as pessoas mantêm-se.

joshua disse...

O crasso Gouvarinho está vivo: manda dizer que estamos no bom caminho. O pseudo-ficcional desdenhava, enquanto Par entre os Pares do Reino, do trapésio na Educação que substituiria a Cruz como hoje se festeja 0,3 de crescimento do PIB e se cavalga alegremente uma maratona bárbara endividatória em cima de um Povo escalavrado, empobrecido, cavalgado pela Classe Política do Poder Hbitual como montadura asna a quem se mente HABITUALMENTE.

radical livre disse...

o bestiário está cada dia mais completo.
o medieval era imaginário . este é real.

do mestre aprecio sobretudo a campanha alegre e as cartas.
como se teria divertido nas suas apreciações sobre as caricatas figuras só-cretinas.

Anónimo disse...

Eça, hoje, não teria que inventar personagens. A realidade supera, muuuuuito a ficção.

manuel gouveia disse...

Afinal a culpa de tudo isto é do Eça!

fado alexandrino. disse...

Não é para publicar, é apenas para lhe sugerir que dê uma olhadela ao meu blog para ver a tragédia que o Zé anda a fazer lá por Benfica à custa de milhões.

Anónimo disse...

O Eça não inventou as bestas, apenas lhes tirou um rigoroso retrato. Bestas essas qur são os antepassados das bestas actuais, na política, na literatura, no jornalismo, nos blogs, nas artes, em toda a parte.

Mani Pulite disse...

Existem as bestas que o Eça muito bem retratou mas as bestas quadradas essas o Eça nunca o podia ter feito.Os Republicanos,Laicos,Socialistas e Ladrões que andam por aí ultrapassam em muito a imaginação do Eça.