26.8.09

GRANDES MAESTROS



Herbert von Karajan dirige Don Carlo, de Verdi. Ferruccio Furlanetto e Matti Salminen respectivamente Filipe II de Espanha (I de Portugal) e o Grande Inquisidor. Festival de Salzburgo, 1986.

2 comentários:

Anónimo disse...

Magnífico,e muito a propósito de outros comentários... Esta cena,tal como a imediatamente anterior e o dueto-debate político entre o Rei e o Marquês no 2º acto iniciado com "Restate",são dos grandes momentos da história da ópera,mais, da história da música. Este Furlanetto constroi um Filipe mais "humano" que o clássico do Christoff-Ghiaurov,mas defensável. Mas para mim (desculpe o vício das comparações)o Grande Inquisidor é o Talvela no gravação dirigida pelo Solti, como é o Comendador noutra. Seja como for,muito bem,prossiga a "grande educação musical da classe blogosférica"!

Blogue de Júlio de Magalhães disse...

Congratulo-me com a publicação deste post, já que ontem no meu blog, a propósito das "uniões de facto", concluíra o texto com uma citação desta notável cena da ópera de Verdi, aqui numa grande interpretação e direcção musical.

O "Don Carlo" é, para mim, uma das melhores óperas de Verdi, porventura a melhor, e quase diria que "mesmo mal cantada" constituirá sempre um êxito.