25.8.09

DO BANAL E DO PATÉTICO


«Mário Soares, o senhor "treze por cento" das últimas presidenciais, veio de novo em socorro do admirável líder. Não faz mais que a sua obrigação. Afinal, se não fosse Soares, Sócrates dificilmente teria sido apresentado a esse modelo de democrata que é o sargentão Chávez. Desta vez, o ex-pai da pátria virou-se para Ferreira Leite que acusa de banal e patética. Logo ele que, de há uns anos para cá, sobretudo desde que decidiu prestar vassalagem intelectual ao primeiro-ministro não pára de fazer figuras tristes. Pelo meio usa uma expressão extraordinária cujo conteúdo é apenas enigmático para não ser tolo, o de "cooperação geoestratégica institucional" (sic). Só se Soares continua a imaginar-se planetário e de influência mundial, "obamica". Porém, nem tudo é manifestamente péssimo e absurdo. Acaba por reconhecer que Ferreira Leite é «uma pessoa séria, decidida, que tem o culto da verdade, que só faz o que deve e não abre concessões para ninguém, sejam amigos ou não.» Tomara o dr. Soares ter acabado a sua fabulosa carreira assim.

17 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Sempre gostava de saber a razão do porfiado interesse de certos "embaixadores" enviados a Caracas. Terá algo a ver com o "materialismo dialéctico" de outros tempos, ou com um mais actual dialogo sobre aspectos materiais?
Ficamos todos na dúvida, dados os habituais zunzuns.

Aires Vilela disse...

Essa do "banal e patética" aplicada pelo Soares à drª Manuela Ferreira Leite faz-me lembrar o que ele chamou a uma senhora que viria a derrotá-lo estrondosamente na corrida à presidência do Parlamento Europeu.
Não aprende nada, apesar de tantos telhados de vidro e rabos de palha.

ana laura disse...

Mário Soares imagina-se, porventura criatura indispensável à Nação. Alguém o convenceu. Peço desculpa mas continuo a perguntar quando é que são devolvidos os presentes recebidos enquanto Presidente da República e que jazem na Fundação e no seu "museu" em Cortes. Ir a WWW.Fundação Mário Soares.pt. Quanto ao que escreve sobre Ferreira Leite passo ao lado.

Anónimo disse...

Enfim, mais um com o ódio brutal da direitona portuga ao grande marocas ( alguém a quem devem a existência pacifíca), queira-se ou nao alguém que nos momentos decisivos foi absolutamente fundamental e excepcional.

Anónimo disse...

Por favor meu caro senhor, não se olhe apenas para o que Soares ecsreve, repare-se também no que diz.

Diz que não fala sobre a vigilância de S. Bento sobre Belém para não criticar.

Logo, se falar um dia é para criticar violentamente Cavaco.

Mas o mais importante é o que diz sobre MFL. Diz umas alarvidades para esconder os elogios, que é a única coisa que quer sublinhar, para fazer mal a Sócrates, de quem gosta muito menos que de MFL. DE quem, pelos vistos, até gosta!!

Mas o mais importante é que os elogios a MFL estão na prosa, apesar dos curtos ataques, mas nem um "piqueno" elogio a Sócrates se encontra nas linhas escritas por Mário Soares.

Querem mais indícios, meus caros, sobre o que se passa na realidade, e por debaixo dos panos??
Rita

Marx na gaveta disse...

Soares vai vivendo como monarca,gozando de um nível de vida até bem superior aos fidalgos,viajando pelo mundo.
Passeia-se na imprensa sem que lhe façam perguntas incómodas,ele que tem uma legião de esqueletos no armário.
Mas é a vigarice de imprensa que temos,bem ao nível dos gatunos que destruiram este país.

O Soares devia era explicar aos portugueses onde está o país que ele prometeu em 74.
Se é este onde vivemos nós povo que vive do seu trabalho ou aquele onde vivem as famiglias dominantes,os clãs políticos.

Garganta Funda... disse...

O Mário Alberto é já há muito tempo motivo da chacota nacional.

O Álvaro Cunhal é que o conhecia de gingeira!

DL disse...

O que se espera de um homem quem confunde os milhares com os milhões, que adormecia a ver dossiers e que não gostava de fazer orçamentos?
Mário Soares colava tudo com cuspo, e foi o perfeito exemplo da preguiça e da falta de rigor.

S.Correia disse...

A questão dos presentes recebidos por Mário Soares como Presidente da República teima em ficar pelos ditos inconsequentes mas devia ser olhada com atenção por quem de direito. Roubar património nacional é crime mesmo e Soares faz mal em descer a isso.

António Bettencourt disse...

MFL incomodou o Dr. Soares? Então está no bom caminho. Mau seria se o homem tivesse gostado da entrevista.

Nuno Castelo-Branco disse...

Como bem vês, Jonas, os monárquicos nem precisam de inventar coisa alguma para falar da república. O que mais acima se diz de um dos seus epígonos é suficiente!

De nihilo nihil disse...

Da fraca destreza de raciocínio político ao recente abismo ideológico passando pela inepta atitude de desejar Portugal.

Toninho disse...

Boas.

Na minha modesta opinião, esse senhor apenas se tornou indispensável na Fonte Luminosa nos idos 75's.

A partir daí, passou ao estatuto de descartável.

Nunca votei naquele - a quem muitos consideram, o verdadeiro animal político.

Antes deles, já eu tinha certezas.

Estou apenas a um passo de acertar na chave do euromilhões.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Aqui está um antigo PR, que teima em saís de cena demasiado tarde.
Lamentável, que um outro tenha saído demasiado cedo.
Um seu dilecto 'admirador',pois.
JB

Observador disse...

E o mais grave é que ele escreveu que a direita não pode governar em Potugal pois existe uma "opinião" maioritária de esquerda.
Isto é que mostra o que este "democrata" pensa da democracia: só os seus amigos é que podem ir para o governo.
Por coisas como estas é que o Afonso Costa e os "democráticos" levaram com o 28 de Maio e até agora ainda não perceberam.

Unknown disse...

Já o tenho dito: Mário Soares já devia estar enterrado ao pé de Cunhal, a sua única razão de existência política. Soares ocupou em tempos um 'nicho de mercado' que correspondeu a combater os comunistas a seguir à Abrilada. Tal poderia ter sido feito por Sá Carneiro com mais elevação e muito mais categoria, mas os padrinhos internacionais foram decisivos. Instrumentalmente, foi PAGO e promovido internacionalmente por Willy Brandt e pela CIA (a tal dos voos), com esse objectivo. Cumprida essa tarefa (que aliás já lhe foi agradecida com a presidência) tornou-se obsoleto e irrelevante. Aliás o seu mérito, se pensarmos na constituição proto-comunista que temos, foi relativamente reduzido. Tenho para mim que é uma criatura narcísica, birrenta e egocêntrica que tem o desplante de capturar recursos públicos para sustentar a sua fundação manona, que como de costume, não nos traz nada, mas nos custa bom dinheiro. É realmente o legítimo patriarca dos 'xuxas'.

SÃO ROSAS, SENHOR ? disse...

O GRANDE-ROSA, mil-faces e filaucioso, foi sempre ciumento do palco ocupado ?

E o ciume foi tanto que caiu na esparrela de um ilusório "come-back", tornado em amargo "vou andar por aí" ?
A laçada foi maquiavélica: "os jogos já estavam feitos" ?

Conselheirote do óbvio e do banal, putativo florentino arria-a-giga (aparentando descontração sobranceira de grand seigneur)nele se incrusta, todavia, um sebastião-come-tudo-tudo ?

Trauliteirote traquina que insiste em aparecer qual emplastro ? Ou "jumping jack" indesejado, que se atura porque parece mal, coitado (ao que chegou...)pô~lo na rua ?..

E as farroncas de caprichoso intrigador, são toleradas, porque: "CONVEM BEIJAR A MÃO QUE NÃO SE ATREVE MORDER"?

Oráculo do banal e do óbvio, com ar de satisfeita ciência infusa, é Homem de Cultura (e como se enfuna com este epiteto...), com a mais esplendorosa biblioteca, nao-lida da lusitãnia (como a do cardeal da cunha, apodada de "As 11 mil virgens do cardeal") ?

E tantos, Senhor - tantos - amigos do peito artistas-ofertadores de obras de arte (pagas por outros amigos do peito ?), que acreditou, com fé, serem fruto e flor da amizade ingénua (e por seus lindos olhos...) ?

Mil e uma voltas ao mundo ( e cá dentro) repletas de pantomina circense?

Paletes de "amigos" VIPS e filbusteiros compagnons de route ?

"As fantãstica aventuras do embusteiro barão de N...rr.. " cheio de preocupações pelas manchas de pobreza, vistas de um qualquer palace hotel (conquanto que não de turismo rural...).
Ou observadas, com furtiva e solidária lágrima, pelas vidraças de um mercedes de topo, com a/c e motorista ?

"Defensor fidei" do direito à indignação e doutros dichotes de abelhuda esperteza saloia ?
Faz-de-conta-de Homem-epopeia-maior que-a-Vida ?

Alguém ALGUMA VEZ comprou as ariscas parvoíces deste patusco bufão de entremez ?