26.8.09

MORTE A CRÉDITO

Esta manhã, quando saía de casa, cruzei-me com uma bela cadela "dog alemão" preta, precocemente envelhecida - explicou-me, um dia, a dona - por causa da doença do dono, incapacitado numa cadeira de rodas. O animal vem à rua mas faz uma força terrível para regressar rapidamente a casa, para o dono. Aquela cadela é, afinal, uma pessoa. Melhor, aliás, do que qualquer pessoa. E pensei como a morte do meu cão me privou praticamente da pouca "humanidade" que me restava. Os nossos cães, contrariamente aos homens, têm todas as qualidades da raça incluindo a lealdade. E, também, (descubro agora à medida que o tempo passa) humanidade. «Está tão longe toda essa gente... Mudaram de alma para melhor traírem, melhor esquecerem, falarem sempre de outra coisa...»

8 comentários:

Unknown disse...

João,

sou um leitor recente do seu blog, pela Liberdade que vive e transmite (não aquela, vulgar, que permite que cada um faça/diga o que quer, mas a outra, verdadeira e grande, que nos permite fazer não a nossa vontade mas o que está certo!). Espero pois que saiba e acredite que "a quem muito tem, mais será dado". ...e sempre digo que me parece que o João está do lado certo!

Unknown disse...

Uma vez contaram-me que num cemitério de cães havia uma lápide que dizia de um dos cachorros sepultados: "Só não era humano porque era fiel".

João Sousa disse...

Não me recordo já quem disse que os cães possuem todas as qualidades do Homem e não os seus defeitos.

Nuno Castelo-Branco disse...

... e o que dizer dos meus gatos? histórias deles, tenho-as às carradas!

Anónimo disse...

Caríssimo,

Ultrapasse a dor e, quando o conseguir, arranje outro.

CHÁ E SIMPATIA disse...

Sugiro que adquira outro, dando-lhe o nome do anterior.
E assim, sucessivamente, no caso de novos nefastos.
Assim tem feito, com felicidade, certto amigo meu - e vai no 3º.

Pessoalmente gosto de rafeiros, por acreditar se calhar, erradamente, que são mais robustos e menos atreitos a doenças.
Ou então, o fox terrier.

Todavia: a minha experiência é com periquitos, por isso...

Obviamente demito-o disse...

Partilho da opinião do comentador acima pela substituição. É psicologia para efeitos práticos, mas não ouso sequer aventurar-me mais que isso. Em tempos de crise os homens desejam ser cães, dizem os celestiais. Pior que isso são os cães do Regime que não conhecem dono, e mordem a mão dos quase 11 milhões que os alimentam.

Lura do Grilo disse...

Chapelada para este post