24.7.07

QUESTÕES ABRUPTAS

O José Pacheco Pereira, apesar de ser do "sistema", nem por isso se coíbe, quando lhe dá a veneta, de o zurzir lá onde ele deve ser mais denunciado. Por exemplo, leiam-se no Abrupto as últimas prosas sobre as desatenções cavaquistas em matéria de liberdades públicas (honra e glória ao Paulo Gorjão), sobre o eterno retorno em Portas e sobre o servilismo de certos comentadores "especializados" em assuntos europeus acerca do "tratado reformador". Aqui JPP tem mais graça porque escreve ao lado deles e delas. É por causa destas e de outras que há quem gostasse de o ver fora do "sistema" ou, no limite, fora do seu próprio partido. Deste JPP e do dos livros*, é que eu gosto.

*A parte dos livros é uma private joke à espera de melhores dias. Dias...

7 comentários:

Anónimo disse...

«Ah! e de passagem, Paulo Portas sabe melhor que ninguém que esta sua proposta de que
"o Ministério da Defesa abra completamente à opinião pública e aos jornalistas o processo relativo a esse concurso [dos submarinos] para as que as pessoas possam avaliar"
é completamente inexequível dada a natureza classificada e confidencial destes processos».
(JPP, In «Abrupto»)

"Natureza classificada e confidencial" ?
Mas em França, o escândalo conhecido por «Cleanstream» (em que se viu envolvido o actual PR Sarkosy) e que teve a ver com a venda de 8 ou 10 fragatas a Taiwan, é do conhecimento público ...
A compra de material militar, em Portugal, tem uma "natureza classificada e confidencial" ? Se tem, qualquer Ministro da Defesa está sujeito às mais torpes insinuações, não é verdade ?
Cada vez percebo menos de tudo isto ...

Nero disse...

Realmente não se percebe o JPP-PSD.
Ou se calhar até se percebe.

João Gomes disse...

João,

Esta situação faz-me lembrar uma frase do Pedro Lomba durante a campanha presidencial:

"Alegre mostrou, para quem quisesse ver, que a sua candidatura nada tem de fresco ou renovador. Quis preencher um espaço, assumindo-se como o candidato anti-sistema, com convicções e independente dos partidos. Mas foi tão oco e pobre nos debates que acabou por não sobrar nada dessa pretensa superioridade em relação ao sistema político. Deixou uma ideia que não o engrandece, a de que, entre Alegre e o sistema, é preferível o sistema."

Também acho o sistema preferível a JPP.

Anónimo disse...

Hoje, no «bic laranja», confrontei-me com isto :
"Depois dos entreguistas de 74 assinarem a capitulação final em 85, Portugal acabou."

Estarão agora entretidos na preparação de uma mortalha roxa ?
Já nem sei o que pensar.

Anónimo disse...

Já que neste post se fala do Portas, digam-me lá qual é a semelhança que existe entre o Jacinto Leite Capelo Rego e um submarino.

Anónimo disse...

rego=água=submarino=Porugugal= MUITA ÁGUA!!!

Anónimo disse...

... É que ambos financiaram o PP...
Agora só falta na lista dos subscritores o japonês Hirtóku Saykaro, negociante de foguetões e, «pour cause», companheiro de vidas do brasileiro Jácinto Leite Cápelo Rêgo.