10.7.07

IMPERDÍVEL

Este post do Crítico (Henrique Silveira) onde se compara o incomparável, o Doutor Salazar e o engº Sócrates.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não conhecia o blog. Obrigada pela referência. Muito esclarecedor.

Anónimo disse...

Li o post sugerido, mas, se me for permitido, faço um pequeno comentário com base na seguinte frase de lá retirada :
"É certo que Sócrates e Salazar eram ambos oriundos das berças mas, pelo menos, Salazar tinha um curso superior e um doutoramento (..)"
Claramente, os críticos, são vitimas da sua própria presunção. A soberba, construída e enraizada com o adubo corporativo salazarento, tolda-lhes a capacidade de análise crítica e, sobretudo, a capacidade de integrarem alguma honestidade intelectual à "vida" na sociedade portuguesa do séc. XXI. "Vida" essa, que não é moderna, multicultural, urbana, culta, etc., sobretudo à custa deste tipo de soberba.
Os Doutores e doutores não são, por si só, enquanto detentores de um título, um exemplo de superioridade moral, seja para o que for, seja para quem for.
Dou um exemplo que no meu entender ilustra um pouco o que acabei de escrever :
Tenho uma filha com 6 anos que se candidatou ao curso de piano no Conservatório cá da terra. Para ela entrar em piano, não recorremos às quase necessárias (segundo consta) "cunhas". Isso sim, desde tenra idade, e vendo que a garota tinha gosto por tal, pagamos a professores particulares que a ensinassem a arte da música e do piano. Na opinião desses professores, a criança domina a arte como poucas da mesma idade. Digamos que tem “queda” para o piano. No dia das provas, a minha filha compareceu à custa de antipiréticos e antibióticos pois a criança estava doente e cheia de febre com gripe. Mas compareceu. Os candidatos superavam a centena. Como devem calcular, um estado febril e se a isso juntarmos a rebaldaria natural e compreensível provocado por mais de 100 crianças juntas no mesmo instante e no mesmo local, não participam para criar o melhor cenário de calma possível para realizar essas provas. Mas até aqui, nada a opor. Os melhores devem destacar-se, também, nas piores condições. No entanto, houve 3 ou 4 crianças que faltaram ao exame, recorrendo ao já famoso artificio do atestado médico. Se para algumas delas não questiono a veracidade desse documento, para uma em concreto, tenho muitas dúvidas sobre isso. Conheço a criança em questão e na altura das provas jogava à bola e andava de bicicleta. Essa criança é filha de um Doutor. Um Doutor com doutoramento feito numa Universidade séria e de prestigio.
Meus senhores, sob pena de me tornar niilista, já não acredito em quem recorra a pergaminhos para fazer passar a sua ideia. Um Doutor não é um Deus. Tal como eu, é humano, erra. Tal como eu e como os restantes humanos está sujeito aos “vícios”, recorre aos esquema para “governar” as suas vidinhas. Sim, porque eles, tal como eu e os restantes humanos, também têm vidinhas. Há pessoas, incluindo Doutores, eu, e a maior parte dos humanos, com as quais essas quebras de carácter ou “vícios” são circunstanciais. Há outros, incluindo Doutores, que fazem disso carreira. Portanto, não me venham com Doutorices. Um Homem é. Não tem (tenha o que tiver. Títulos ou fortuna). É. E ou se é ou não se é.
Desculpem-me a extensão deste comentário. É que honestamente estou a começar a ficar farto de doutorices e da sua típica e pretensa objectividade que serve só para tirar vida à Vida.

Anónimo disse...

"Sócrates é um pequeno fruto de anos de salazarismo. Salazarismo que produziu um português médio impreparado, quase analfabeto, muito inculto, com formação académica débil."
PASSADOS 33 ANOS A CULPA AINDA É DO ESTADO NOVO?
Olhe que não ! Olhe que não!
Socrates é fruto do PREC e do 25 de Abril, que produziu um português inferior, iletrado, alienado, com "qualificação" académica reduzida à obtenção, sabe-se lá como, do diploma final.
R.A.I.

Anónimo disse...

Engº não é abreviatura para licenciado em engenharia? Então, engº Sócrates porquê? A menos que seja abreviatura de engenhoso.

Anónimo disse...

sócrates é apenas um ser igual (infelizmente) a tantos outros: não olha a meios para atingir os SEUS fins!! Sempre os houve e continua a haver, quer haja regime totalitário, parcelário ou democrário...ou o raio que os parta a todos!!!!