9.12.10

TRANSPARÊNCIA E AMORALIDADE


Também desconfio do termo "transparência". Não necessariamente por causa do affair Assange (que não me interessa um átomo) mas pelo uso recorrente que dele é feito por gente que, ao invés, de "transparente" nada tem. O affair Assange apenas se limita a revelar como, afinal, tudo é cada vez mais opaco por causa da obsessão da transparência. Em Portugal, por exemplo, somos todos transparentemente contra a corrupção - uns mais do que outros, sobretudo aqueles que "doutrinam" acerca dela - e nunca a corrupção (a dos pequenos e dos grandes gestos) foi tão elevada. Mais do que imoral e criminosa, a corrupção funciona como um estabilizador mais ou menos consensual do estado de amoralidade em que vivemos há muito tempo e em todas as áreas da vida pública. O "viver habitualmente" da nossa democracia é a amoralidade. E até nisso ela é "transparente".

6 comentários:

Anónimo disse...

Hipocrisia e calculismo...

PC

antónio chuchado disse...

Aguardo, impacientemente, que o pavão de S. Bento, com toda a sua bazófia 'pincelada' com um sorriso palerma, venha às tvs comunicar que o país, finalmente, pode orgulhar-se de estar no quase topo, num 'honroso' 2º. lugar, em matéria de corrupção.

Ontem, ele, o não-engenheiro, saltitava de contentamento, porque os alunos portugueses 'estavam' mais educados; não sei onde foram procurar essas referências porque, cada vez mais, me parece que a ignorância é a 'disciplina' em que os jovens têm mais aproveitamento.

Já agora ... olhando para a ministra do trabalho ... dá vontade de nada fazer, isto é, descansar.

antónio chuchado

Aires Vilela disse...

Ó António Chuchado, e V. consegue olhar para tal coisa? É preciso estofo!

Anónimo disse...

Tudo o que diz no seu escrito é a verdade nua e crua.

A tão alardeada 'transparência' e 'combate à corrupção' em Portugal, são duas mentiras monstruosas. Nunca houve "tanta liberdade" e "tanta transparência" propagandeada diàriamente desde há 36 anos pelos "grandes democratas" que a implantaram e tanto apelo pelos mesmos ao combate à corrupção... e paralelamente nunca houve tanta falta de transparência na governação e em todo o aparelho de Estado, nunca houve tanto assalto descarado e vergonhoso aos dinheiros dos contribuintes e do país e nunca houve tanta corrupção praticada, às escondidas e à vista desarmada, pelo poder instalado (sempre o mesmo desde há quase 4 décadas) e pela administração pública em geral - juntas e municípios incluídos. E simultâneamente nunca houve tanto secretismo em toda a acção política. E tinha que ser assim. A maçonaria, ela própria regendo-se por um secretismo absoluto, é quem governa Portugal e por conseguinte tudo o que ela não quer que se saiba é-nos completamente vedado. Os grandes escândalos e as mega corrupções, que não são supostas ser mantidas em segredo pelos poderes ocultos, são reveladas aos portugueses propositadamente, embora enganosamente apresentadas como actos de "transparência democrática" e justificativas das (pseudo) "investigações anti-corrupção" a mando do poder judicial..., como é "prática corrente" (dizem os hipócritas) nas "democracias adultas como é a nossa"...

Pobre Salazar, honesto e incorruptível até ao máximo e tão vilipendiado e difamado que foi por esta quadrilha de ladrões travestidos de impolutos governantes, cínicos, mentirosos e corruptos até à ponta dos cabelos. Se o Estadista pudesse voltar à vida e lhe fosse dado observar o estado lastimoso em que se encontra o seu e nosso querido Portugal graças a este bando de traidores, morria de novo, agora de tristeza e desgosto de certeza, ao verificar que o seu patriotismo, a sua integridade e a sua defesa intransigente de todo o território português, foram inglórias e totalmente deitadas a perder. Olha-se para Portugal e não se acredita. Tudo afinal foi em vão. E a culpa do estado miserável em que nos encontramos vai inteirinha para esta cambada de ladrões que tomou d'assalto o poder e que se houvesse uma verdadeira Justiça em Portugal - como havia no anterior regime, contràriamente ao que os traidores e corruptos insistem em afirmar, com base em difamações e mentiras obscenas - toda ela estaria há muito atrás das grades, sentenciada com a pena máxima e sem direito à redução da mesma por presumível "bom comportamento" ou por "providenciais" amnistias presidenciais e muito menos à liberdade condicional.
Maria

antónio chupado disse...

Subscrevo, na íntegra, o comentário assinado por Maria.

O país que prende os corruptores e deixa 'andar à solta' os corrompidos, não é uma nação séria.

É que, os corrompidos, são os que mais prejudicam o Estado e, contudo, essa gente continua a chefiar administrações, direcções e tudo onde o dinheiro abunda.

Os pescadores da minha terra, quando se referem a 'coisas' anormais ou viradas do avesso, dizem que o "chumbo anda por cima da cortiça", e isso é o pior que nos pode acontecer.

antónio chupado

joshua disse...

Há um mecanismo compensatório de todas as inseguranças e ambições: corromper.

A corrupção da bloga, por exemplo, é um dado.