3.12.10

OS BÁRBAROS, AFINAL, SEMPRE ERAM UMA SOLUÇÃO*


Um grupo tauromáquico qualquer decidiu "distinguir" o sr. Flores, de Santarém, e a D. Canavilhas, da Ajuda, presumivelmente pelo seu "contributo" em prol desse espectáculo primitivo e estúpido que é a tourada. Como uma tourada tem muitos participantes e a diversos níveis, a que título estes dois terão sido premiados? Do Flores, é de esperar tudo. Mas Canavilhas, enquanto ministra da cultura, pensará que deve acarinhar touradas para além daquelas que ela própria alimenta no seu sector?


*parafraseando Konstandinos Kavafis

21 comentários:

Anónimo disse...

Excelente post.
Devo dizer, sem pretender armar-me em qualquer espécie de lambe-botas, que o autor é das poucas pessoas que me dá enorme prazer ler e que me faz acreditar, pessimista que sou, que ainda há gente lúcida neste charco.

Anónimo disse...

A tourada é cultura,e perante as suas duvidas dos titulos de cada um, lembro que as bandarilhas são transportadas numa caixa por uma mula, que depois de retirados os ferros é enxotada da praça a galope por não ser um animal nobre.
Já as chocas, por quem nutro simpatia, entram paxorentas para ludibriar o touro a sair de cena.

Q disse...

"uma mula, que (...) é enxotada da praça a galope por não ser um animal nobre."

Uma vez que não foram enxotados e, pelo contrário, foram "distinguidos", deduzo que o sr. Flores e a Dona Canavilhas são animais nobres.
E interrogo-me.
Que fariam as gentes da tourada se um dia os membros o Governo entrarem numa praça? Serão enxotados ou toureados?

Mani Pulite disse...

A FOTO É UMA MARAVILHA GOSTEMOS OU NÃO DE TOURADAS.QUANDO É A SÉRIO DEPOIS DA MORTE DO TOURO OS DESPOJOS MAIS NOBRES DO BICHO SÃO REPARTIDOS PELOS PRESENTES ESPECIAIS.NO CASO VERTENTE NÃO TENHO DÚVIDA QUE OS CORNOS FORAM PARA A MOITA,OS COJONES PARA A SENHORA E O RABO PARA O PRIMEIRO DE TODOS NÓS.

Xico disse...

Esta é uma polémica antiga.
O espectáculo pode até ser primitivo, como o são o teatro e a dança. Estúpido enfim...
Picasso pensava que não, e Hemingway adorava. Savater veio em sua defesa. Não é propriamente um estúpido nem um bárbaro.
Que ele desapareça por falta de interesse dos seus aficcionados e não por causa de proibições ou de falsos moralismos.
Eu gosto de uma boa corrida de toiros. De preferência com a morte dos ditos. Eu adoro animais, mas nunca deixei de comer um bom bife, pelo que não faço questão se vêm da arena se vêm do matadouro.

Anónimo disse...

Claro que os membros deste desgoverno seriam lidados, bandarilhados e pegados de caras, como se justificaria.

Anónimo disse...

Q não faças confusões.Já vi que és o inteligente. Não foram enxotados mas deviam ser. O unico Nobre que conheço,era restaurante e até se comia bem...além disso com o centenário da republica acabaram-se os nobres.

observador disse...

Ok!

Mas tem S. Carlos .....

joshua disse...

Tourada, tudo é tourada.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Dado tratar-se de um confronto em que as regras foram definidas por uma das partes eu, nas touradas, "torço" sempre pelo que não teve voto na matéria - especialmente nas pegas de caras, por motivos que não é necessário enunciar...

Xico disse...

Sou leitor assíduo do seu blog, do qual gosto muito. Por vezes comento, estando de acordo outras em desacordo. Tento sempre não ser ofensivo, e julgo que nunca o sou.
Ao ver que me tem censurado algumas vezes por não concordar consigo, é com tristeza que reparo que sofre do mesmo mal que vê nos outros.

João Gonçalves disse...

Se Vc, Observador, soubesse o que é agora o São Carlos, não fazia comparações néscias. Aliás, em que é especialista com a sua obsessão pela letra "s",

Anónimo disse...

a imagem escolhida ilustra bem o que será a revolta dos explorados e oprimidos que sustentam esta tourada de regime falido em que vivemos ... Os parasitas que até aqui dominaram o show social são representados por aqueles senhores da 1ª fila, aterrorizados com a besta que vem na sua direcção, a besta que dizem ser o mote para as suas politicas sociais todas mas da qual querm higiénica distância ... Essa besta enfurecida salta agora as barreiras impostas e vai ajustar contas com quem a endrominou ...

observador disse...

Caro João,

O S. Carlos que tem, e sobre o qual tenho lido horrores, resulta de dois factores:

1º - O clamoroso sistema de ensino imposto por AOS, durante 50 anos;

2º - O pós-25 de Abril, que seguiu os maus hábitos de AOS, que resumiu a Kultura, e a Música em particular, a S. Carlos e Casa da Música, Gulbenkien e pouco mais.

É raro ouvir análise de espectáculos fora deste "circulos iluninados", permitiu-se uma reforma de ensino da música, pela Lurdes, que creio que será estremamente nefasta, etc...

Sendo assim, que a tourada seja o que é, é normal, que S. Carlos seja tourada carríssima, é anormal, e só demonstra, a par das notas de entrada em Medecina, a falência do sistema de ensino.

Por isso, era bom que, em vez de se vossiferar contra a "cultura da tourada", promovessemos o bom Gosto e a Cultura, começando por pôr S. Carlos com o valor cultural devido, com tornées pela, dita, provincía.

Era com isso que as ditas elites se deviam preocupar, e não se preocuparem com Touradas, que, como já foi comentado, deviam acabar de morte natural, por falta de interesse, e elevação do nível Kultural.

Isabel disse...

Sempre e só o provincianismo a marcar terreno! Vá alguém civilizado passar férias ao Ribatejo profundo e conte como foi. Deparar-se-á com a última coutada do verdadeiro macho ibérico. Aquela adorável criatura que tanto bate na mulher como abate a lebrezita indefesa ou espeta a bandarilha no touro.A mesma que no fundo( inconfessável e inconfessado), tem como objectivo, além do sadismo associado às actividades acima, o seu belo petisco bem regado a tintozinho. Isto parece um etereótipo, mas, salvaguardadas as devidas excepções,quem me dera que o fosse.
Os que consideram "cultura" a selvajaria que aqui tão bem é ilustrada são os mesmos que defendem como cultura as belezas da "Sharia", leia-se o apedrejamento ou a amputação das mãos (humanas). Talvez Cristo tenha sido crucificado por ter ofendido a "cultura" dos apedrejadores e outros sanguinários da sua época. Camilo retrata bem esta gente nas "Novelas do Minho":"Não há nada mais bestial que o homem sem a alma que se faz na educação".

Anónimo disse...

OH Isabel, tudo isso são cliches e como dizes um etereotipo, muito diferente de um estereotipo.

Anónimo disse...

Mas existem sempre pequenas coutadas, como em Barrancos com os touros e como nos açores com os funcionarios publicos...

Anónimo disse...

Isabel: Cristo era judeu e não me lembro deles apedrejarem alguem...

Isabel disse...

É verdade que me escapou o "S". Também ao cavalheiro, que não autorizei a tratar-me por tu, falhou o acento em "clichés" e em "estereótipos". Há erros de distracção e há erros de ignorância, assim como erros de falta de educação.Repito, quem me dera que se tratasse dum estereótipo. Repito, com honrosas excepções, não o é.

Artur disse...

Um tipo que gosta da obra do Marquês de Sade acha a Corrida de Touros um espectáculo bárbaro? Curioso...

Isabel disse...

O cavalheiro Anónimo entre anónimos(nunca se sabe quem é quem...) talvez desconheça a passagem bíblica em que Cristo, convidado a participar no apedrejamento de uma mulher adúltera, profere a famosa sentença:"quem não é pecador atire a primeira pedra", após o que todos se afastaram e a mulher foi mandada em paz. Como não sou catequista, deixo por aqui a lição, lamentando que, mais uma vez, fique patente que o jacobinismo dos nossos políticos mandantes vai mergulhando gerações inteiras na mais atroz ignorância em relação a questões religiosas. Não admira que os islamitas recrutem tão facilmente numa Europa que vem desprezando a sua matriz cristã.