7.12.10

MUITAS FELICIDADES E MUITAS PROPRIEDADES


Seria fastidiosa e longa a lista de putativos colaboradores deste jornal anunciado. Só nas televisões, o recrutamento exauria-se - Delgado, Metello, a prestigiada D. Fátima, o ainda mais prestigiado Marques Lopes, etc., etc. Depois era só tirar à concorrência as câncios, os ferreira fernandes, os abreu amorim e os "baptista-bastos dos últimos dias" e juntar, para o "cultural" e "gastronómico", o Eduado Pitta. De quinze em quinze dias, o sr. Bava podia alternar numa coluna de opinião com o dr. Jorge Coelho, a dra. Canavilhas com o comendador Berardo, o eng. Lino com o dr. Pinho, correspondente nos EUA, e o dr. Mexia, por direito próprio, ficava com uma página inteira. A "coluna social" ficaria a cargo da dra. Edite Estrela que acumulava com a Europa, Manuel Alegre e o "livro de estilo". Da astrologia encarregavam-se os drs. Amado, Santos Silva e Assis e Jorge Lacão assegurava a banda desenhada. O espaço para os mais novos ficaria a cargo da sorridente Alçada, pelo lado literato, e de Sousa Pinto pelo lado das crianças propriamente ditas. Periodicamente Moita Flores, Rodrigues dos Santos e Júlio Magalhães, entretanto substituído na direcção de informação da tvi pelo segundo, pelo Zé Alberto ou pela dra. Cunha e Sá, editam livros a 1 euro mais o jornal. O consultório jurídico será partilhado entre o dr. Vital Moreira e o conselheiro Pinto Monteiro e o dr. Mota Amaral, por consenso, fornecerá conselhos matrimoniais. O 1º número, nas cartas ao director, incluiria uma da Manuela Moura Guedes, lavada em lágrimas de alegria e de credulidade, a dizer qualquer coisa como isto: «Sinto-me mais apaziguada com o ‘mundo’ porque diminuiu também o sentimento de injustiça, sabendo que há realmente uma estação de televisão independente do poder político, que não teme e não se deixa dobrar: a SIC.» Como se dizia lá das bandas da guerra colonial, na saudosa rtp a preto e branco, muitas felicidades e muitas propriedades.

Adenda (de leitor identificado): «Temos a certeza de que o jornal terá decerto opiniões avalizadas do PSD, mas só da facção do PSD autorizada pelo PS actual: o tal calhau com olhos que você menciona, o outro calhau com olhos e com óculos que você também menciona, o grande escritor Viegas, que você, por pudor e recato, não mencionou, o outro com barba por fazer de Gaia, que você, pela insignificância de conteúdo terá esquecido, a qual insignificância é inversa da pompa do nome, etc., etc. A bem ver, nos canais do sistema há mais PSDs autorizados pelo PS do que dos outros. O pasquim não terá dificuldade em dar-se ares de pseudo-bloco-central.»

Adenda2: O nome "técnico", agora, é "socialista"? Pobres socialistas. Pobre PS.

14 comentários:

Pensador disse...

Caro João Gonçalves:

Este é um comentário a despropósito do post (ou talvez não...).
Quero chamar a sua atenção para uma coisa aberrante, que, 36 anos depois do 25 de Abril e do 25 de Novembro, se mantém, tem o nome de “Tempo de Antena” e, por estes dias (ou não estivesse a acabar o ano), preenche largos minutos do horário nobre da RTP.
Aquilo é inqualificável e insuportável. O certo, porém, é que custa a todos nós alguns milhões de euros por ano, os quais bem poderiam ser aplicados em algo de útil.
Mas, claro, pôr termo ao disparate (que não tem paralelo em nenhum país democrático do mundo) afigura-se impossível: os partidos, sindicatos, etc., jamais o consentirão. E eis como a pseudo-democracia portuguesa continua refém de uma série de bonzos…

m.a.g. disse...

Livra! Com uma lista nominal destas pior era impossível (eu substituía o Ferreira Fernandes pelo outro Fernandes ex-público). Quanto à ex-jocker da TVI (nhac!) desde que não apareça na sicn que é a única (a RTP2 também) que vejo, pode estar em full time a peixeirar, a trejeitar e a esgar para quem apreciar que me estou a marimbar.
As felicidades e propriedades recordaram-me ( eu ainda quase de fraldas) o cheiro a bafio da Supico Pinto e quejandas nacionais femininas. Chiça!

Anónimo disse...

Leitor fiel deste blog e, na maior parte das vezes concordante com os seus post, devo dizer que este é das mais divertidas coisas que já li, pela autêntica galeria de horrores elencada cujos componentes parece terem sido escolhidos a dedo.
PARABÉNS!

Anónimo disse...

Acho que o ruca da PT e o amigo rangel estão roxos de raiva a perguntar quem deu a lista do "head hunter" deles ao JG... LOL

PC

Anónimo disse...

Então e a Margarida Moreira? Não há um "Departamento de Religião" para a senhora?

Anónimo disse...

E o distinto Vara, seria administrador da coisa e por isso não colunava?

Anónimo disse...

Eh eh eh.

Senhor doutor, não me arranja um lugarzinho para a Fátima Campos Ferreira?

Lura do Grilo disse...

O Prof Nefarius já tem discípulo: com a boca a cheirar a leite e ir almoçar a casa da mamã, mas a verdade é que tem.

Carlos Dias Nunes disse...

Sobre a Adenda2: Quem melhor do que o LPM para nos dizer quem é ou deixa de ser socialista? Com a experiência que ganhou em pleno PREC, ao assaltar a Rádio Renascença, o homem faz jus a tudo e mais alguma coisa, inclusive a impingir-nos um coveiro como primeiro-ministro, a troco de uns milhões de euros por ano.

De nihilo nihil disse...

Mas que corja, livra!

Anónimo disse...

Sugestão para o comentário futebolístico: o professor Marcelo.

Anónimo disse...

Depois do Jornal do incrivel já nada me espanta. Será mais uma voz a dizer o mesmo, tal como os jornais gratuitos,metro e destake.

Mani Pulite disse...

LÁ VAI O PAPEL HIGIÉNICO DA RENOVA LEVAR MAIS UM ROMBO.ESPERO QUE O NOVO SEMANÁRIO SEJA PERFUMADO.SE FOR HÚMIDO MELHOR AINDA.

jaa disse...

Pena é não se poder metê-los a todos (eu até aprecio dois ou três - nah, só um e na adenda - mas já estou na fase em que aceito danos colaterais) num navio prestes a ir ao fundo em vez de num jornal que só não seguirá o mesmo caminho se Luís Paixão Martins, Rui Pedro Soares et al usarem as muitas e oh tão limpídas vias de recolha de fundos que têm à disposição.