31.12.10

BURROS COM ORELHAS DE BURRO


Há dias andaram para aí todos babados com uma relatório do PISA/OCDE. Parecia que, num átomo, Portugal deixara de ser assustadoramente periférico e bruto e que as gerações futuras prometiam um paraíso de saber e ponderação capaz de, uma vez mais, "dar novos mundos ao mundo" nem que fosse a título meramente virtual. Sócrates, no Natal, louvou-se nisso, nas pás eólicas e consta que foi para São Bento movido a electricidade. Todavia, o seu próprio ministério da educação encarregou-se de desfazer o mito. A massa educanda é genericamente burra e não se comove com o facto. «Os alunos portugueses afinal estão ainda longe de conseguir desempenhar tarefas tão simples como, por exemplo, interpretar um texto poético, solucionar um exercício matemático com mais de duas etapas ou enfrentar um enunciado que não seja simples e curto.» Simples e curtos como eles, na realidade, são.

8 comentários:

floribundus disse...

'o zé faz falta
para enganar a malta'

diria Pierre Auguiste Renoir deste 'pritibói' e associados
«guardam a etiqueta, falsificam a mercadoria»

floribundus disse...

Irmão
amanhã pode ver circuncisão.

vou continuar com o meu blogue neste país de rústicos urbanos a chafurdar na pocilga.
Coimbra do meu tempo (ínicio dos anos 50) era mais camponesa e pimba do que possa imaginar.
deu gosto vê-la depois em certos cargos.
tudo como dantes
arrium porrium

Gallião Pequeno disse...

«De nihilo nihil disse...
Não sei se para a OCDE os nossos alunos sabem mais ou menos que a média, o que sei é que não sabem nem metade do que deviam saber. E para este testemunho não é preciso qualquer estudo ou inquérito, vivemos entre factos.»

Anónimo disse...

Foi preciso encomendar um estudo (pago pelo lorpa do tuga e encomendado,por ajuste directo a algum amigalhaço)para saberem como iam as aprendizagens dos alunos!
Tinham poupado tempo e dinheiro, se para isso tivessem consultado as escolas e os professores deste país. Teríamos todo o gosto em esclarecer e ainda lhes dava-mos umas dicas, de como salvar o ensino em portugal.

Licurgo disse...

Anónimo (professor?) das 7:11

"dava-mos umas dicas" ?

Foi lapsus calami, ou ignorância das conjugações verbais? Quero crer que foi mero lapsus calami...

Isabel disse...

Do que li na comunicação social, depreende-se que estas "dificuldades" foram detectadas em alunos a partir do 8º ano de escolaridade. Será que, nos anos anteriores, digamos,4ºou 7º, por exemplo, as criancinhas são sábias? Será que embrutecem ao dobrar o cabo tormentoso do (imagine-se...)8ºano? Não seria mais simples enunciar que todas as nossas crianças padecem desses males, excepto as que são salvas, pela famílias, das garras do ensino estatal?

Anónimo disse...

Oh Isabel não te preocupes , borrifa nisso. O que é necessário é a percentagem de aproveitamento e como agora ninguem reprova é a 100 por cento. Olha eu aproveitei e fiz um cuso em tres meses e tive o diploma num domingo...ou foi o outro?

Mani Pulite disse...

OS POBRES ALUNOS PORTUGUESES ANDAM TODOS COM UM CAGALHÃES NA TOLA.NÃO ADMIRA SEREM TÃO IGNORANTES E INCAPAZES COMO O SÓCRETINO,O PRIMEIRO A USAR UM CAGALHÃES NA TOLA.