22.12.10

A NEVE É UMA "DERIVA LIBERAL"


A estupidez humana é tão vasta e maçadora como a chuva que cai neste momento em Lisboa. Há, aliás, quem consiga atribuir à "tranquibérnia liberal" (sic) a culpa pelos incómodos que estão a ocorrer um pouco por praticamente todos os aeroportos europeus. Fossem os respectivos governos da "esquerda moderna" e até os binómios homem-cão do exército e das polícias andariam a lamber as pistas de aviação para os novos bárbaros globalizados poderem deslocar-se à vontade nos seus voos low ou high cost. Porque a pequeníssima burguesia de espírito destes gnomos da "esquerda moderna" é, grosso modo, a que incutiu na massa este frenesim mundial em que nada que não possa ser consumido em "tempo real" não presta. As pessoas sentem esta necessidade fisiológica de andar de um lado para o outro apenas pelo prazer de andar de um lado para o outro e de contar aos amigos, directamente do wc do aeroporto, que não conseguem movimentar-se por causa da "deriva liberal" da neve. Alegoricamente isto poderia considerar-se uma rebelião do Céu perante a pobreza de espírito reinante no mundo inteiro. E uma rebelião por a massa ter transformado o Natal nesta insuportável azáfama de vazios sobrepostos encolhidos em sacos de plástico das "compras". O tempo ensinou-me a preferir, do calendário litúrgico, a Páscoa. Porque tudo está na realidade condensado no mistério da Cruz - o nascimento, a vida, a morte e a ressurreição. O resto, como os episódios aeroportuários, é rasca e irrelevante. Rasca e irrelevante como aquilo em que transformaram a vida.

20 comentários:

Anónimo disse...

O Frio é Neoliberal.
Vai contra a ideologia do Aquecimento Global...

lucklucky

Anónimo disse...

Excelentíssimo 'post', Dr. Gonçalves.

Ass.: Besta Imunda

joshua disse...

«Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso.»

IO disse...

"nada que não possa ser consumido em tempo real (não?)presta...

BOM NATAL
Coragem para o próximo ano!

Anónimo disse...

sim façam viagens, gastem, consumam, é comércio... Depois morram bem morridos e antes disso não se queixem.
Que interessa isso?! Aeropostos encerrados? Não tem "problemo" para os habitantes de manhouce, ou couce. Aí a vida corre...Corre...Como a MNAtureza quer.

Anónimo disse...

Não é 'taquibérnia'... É TRANquibérnia.

Carlos S. Campos disse...

Muito bem, JG!
Aproveito para lhe pedir que deixe qualquer reserva a Cavaco por conta da militante sanha anti-cavaquista de certos bloggers, caso de um tal Correia, do Delito de Opinião. Este começou por publicar "10 razões para não votar Cavaco" - um rol de disparates em favor do Alegre -, tendo passado desde ontem ao panegírico do Chico do PC. Edificante, sem dúvida, o súbito apego ao representante de uma ideologia que o dito chefe de blogue não se tem eximido de vituperar em outras ocasiões. Mas, pelos vistos, apenas para disfarçar, claro...

João Gonçalves disse...

Obrigado, tranquibérnico leitor,pela correcção.

Garganta Funda.... disse...

É ultrajante e pecaminoso ver tanto poltrão a festar o nascimento do Menino Jesus- o nosso Deus Salvador - quando por outro lado atacam ou regateiam a «subida» do miserável SMN para 500,00.

Basta passar os olhos por alguns blogues «liberais» e que se reclamam do «catolicismo» para constatarmos esta hipocrisia e desonestidade.

Ainda se esses «liberais» da treta - quase todos eles a viver à custa do Estado - fossem incréus ou judeus...compreender-se-ia essa sua «postura» natalícia...

Hidden agenda disse...

Nada sobre os vôos da CIA?

floribundus disse...

ditado de tempo anterior aos mitos suburbanos
«Páscoa em casa,
Natal na praça»

Fredo disse...

Segundo o Houaiss, "traquibérnia" é uma das grafias correctas.
Portanto é "traquibérnia OU tranquibérnia"

Rosário disse...

(Mais) um excelente texto.Faço minhas as palavras do João.

Bom Natal.

Anónimo disse...

"The crappiest generation of spoiled idiots."

http://www.youtube.com/watch?v=8r1CZTLk-Gk

Merkwürdigliebe

Anónimo disse...

A Páscoa é a verdadeira Vanita.O NAtal é branco e a Pascoa é roxo. Também a prefiro, com a Agnus Dei, e o cordeiro que nos tira os pecados. Gosto de umas boas flagelações, e do cabrito assado, e das luzitas de Braga...
ac

Anónimo disse...

Tranquibérnia - s.f. (pop) negócio de má fé; trampolinice; falcatrua.

Dicionário da Língua Portuguesa.
5ª Edição.
Porto Editora.

Peço desculpa mas não existe outra ortografia deste vocábulo na língua portuguesa DE PORTUGAL. Este dicionário, que considero o melhor dentre os melhores, tem-me servido na perfeição sempre que tenho alguma dúvida. Escusado será dizer que cultivo ùnicamente o português de Portugal.

----------

Ao autor do Blog: parabéns pelo seu escrito. E como não aprecia o Natal, desejo-lhe um Bom Ano de 2011 para si e todos os seus. E para o nosso país, que o Ano que está mesmo aí à porta que seja muito melhor, em todos os aspectos, do que aquele que está prestes a terminar, para bem de Portugal e dos portugueses.

E Boas Festas para todos os comentadores e amigos deste Blog, incluíndo os "anónimos" com quem o Dr. João Gonçalves não simpatiza nem um bocadinho... e por acaso eu também não).
Maria

VANGUARDISTA disse...

Hoje, recebi o habitual cartão de Boas Festas do "meu Major" (mais um amigo que ficou do SMO) que me escreveu sábias palavras: "... Nestes tempos difíceis temos de reencontrar a solidariedade e a reflexão interior."

www.angeloochoa.net disse...

João:
Bem se insurgiu Bento xvi (anteontem) ante e contra a cristofobia reinante. As proporções desta nova barbárie são (infelizmente) maiores do que o que parecem (vide, verba gratia, a sanha que varre Iraque contra indefesos «criminosos» cristãos. Tempos bem maus, caro João!

Anónimo disse...

Como é que Sophia e Sena, podem servir de "capa" a tamanha desumanidade?

Anónimo disse...

"Porque a pequeníssima burguesia de espírito destes gnomos da "esquerda moderna" "

Esta frase é a melhor definição da malta que nos governa

Parabéns

AL