19.3.10

CONTRA A INDECÊNCIA


Li para aí uns quinhentos artigos sobre o "pec" e ouvi outros tantos especialistas e proto-especialistas. A única pessoa que resumiu elegantemente a coisa foi Bagão Félix. Falou em decência e na falta dela. Decência por parte de quem subscreve o "pec" (ou a mais certa falta dela) e um módico de decência na vida das pessoas (ou, na realidade, a falta dela "garantida" pela "esquerda moderna" com apoios que vão de Belém a Bruxelas). Ignoro, porque estéreis, os argumentos que o Estado assim e o Estado assado, e a iniciativa privada assim e a iniciativa privada assado como se, fora o eng. º Belmiro e mais dois ou três, houvesse semelhante coisa "privada" em Portugal que não andasse sempre a cheirar o rabo do Estado e vice-versa. Mas os nossos incorrigíveis liberais - e candidatos a liberais - persistem em imaginar que vivem nos EUA e, lá, dentro de manuais e não na rua. Por isto tudo, os militantes do PSD devem eleger quem denunciar frontalmente a indecência que constitui o "pec", este sim comprometedor da vida das pessoas e não o Pedro Santana Lopes como tantos plumitivos andam há uma semana a impingir-nos como o novo dogma regimental para idiotas. E esses candidatos a presidente do PSD fariam igualmente bem - porque não há iluminados solitários - em dizer aos militantes e ao país quem vão ser os seus lugares-tenentes, desde os vice-presidentes ao secretário-geral passando pelos ornamentos que tencionam indicar para a comissão política. Basta de cortes eunucas no poder e fora dele.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi Bagão Felix pràticamente desde o início da entrevista. Não podia ser mais claro e coerente com tudo o que disse e o que ficou por dizer (mas que se deduz) por falta de tempo. Excelentes respostas. Um Bravo com maiúsculas para este grande Senhor que tem (sempre) a ousadia e a enorme coragem de dizer as verdades tal qual elas se apresentam. Se mais virtudes não tivera (e tem) só pelas inteligentes entrevistas que dá merecia uma medala de mérito. Mas claro que quem as recebe todos os anos, por alturas das comendas da praxe, não é quem diz as verdades mas sim quem mente desalmadamente e pratica a alta corrupção às claras. Estes têm-nas garantidas já que são coniventes com um vergonhoso regime a que todos eles (os que fazem parte do sistema e os respectivos adjacentes) têm a desfaçatez de apelidar de democracia.
Maria

Nuno Oliveira disse...

Quando o Sampaio mandou o PSL para casa, a minha tristeza maior foi ver que estavamos, provavelmente, a perder um dos melhores ministros das finanças, se não o melhor, desde que me lembro.

Tem demonstrado ao longo destes anos uma enorme capacidade e lucidez, debatendo-se contra a maioria dos analistas que agora lhe dão razão.

Gostaria de o ver novamente à frente do ministério das finanças. Mas como não é lambe botas, tenho dúvidas que alguém lhe dê a oportunidade...