17.3.10

A VIDA PARA ALÉM DE UM PAINEL

Mais logo* - devem estar agora a gravar a coisa - há mais uma insuportável "quadratura do círculo". Nela, convém lembrar, sentam-se um presidente de câmara, um deputado da nação e uma pessoa amável e perspicaz que passa a vida a invocar "conflitos de interesses" para se poupar. Ou seja, senta-se o regime. Deverá ser mais uma ocasião para exercitarem colectivamente a musculatura anti-santanista entremeada com "pec". E para quê? O edil paineleiro nada faz na Câmara onde tem maioria absoluta. Alguém, tirando os balões vazios da sua intelligentsia privativa, dá por António Costa em Lisboa? Ou pelo deputado da nação em São Bento? Ou pela labuta política concreta nalgum lado onde seja preciso sujar as mãozinhas, postos os "conflitos" em pousio, do terceiro homem? Isto provavelmente é muito cruel para duas destas pessoas. Costa é-me indiferente. Mas a vida é muito cruel para as pessoas que vivem fora daquele painel. E é essa que me interessa.

*O dito programa é amanhã mas, para o argumento, é como se fosse todos os dias. Recordou-mo uma ternurenta leitora que devora a "quadratura" como uma adolescente devora Barbies e "after eights". «Andas, como diz o povo, "desorientado". A quadratura é a quinta e não à quarta. Dito isto, para além do "desorientado" ou desnorteado" que andas, ainda és muito injusto (unfair, diria eu). Ninguém mais do que o deputado da nação para se atirar a inseriedade e inverdade da "esquerda moderna". Ninguém mais e melhor do que o deputado da nação para semana após semana, no Público, na Sábado, na QC se insurgir contra a "esquerda moderna". Conheces alguém que mais faça pela sanidade política do país.» E depois continua com trivialidades acerca de duas pessoas que estimo como estimo o deputado da nação e o empresário/professor. Não valia a pena.

4 comentários:

radical livre / floribundus disse...

costa não sabe nem nunca soube fazer nada que jeito tivesse.

podia tapar os buracos da ruas que estão em pior estado que os trilhos da charneca da minha aldeia.
a minha carripana ainda cai num deles e volto a pé para casa.

parece um dos elementos que no séc. XIx pertencia ao "solar dos barrigas"

Karocha disse...

E os passeios a a lixarada?
Lisboa está uma vergonha.

Anónimo disse...

Vale sempre a pena ver um "artista" enxovalhar as escutas do Sol que foram legalmente feitas pela PJ, dizer que não discute coisas ilegais e logo a seguir invocar que há uma em que o exemplar de bói-rosa disse que o PM não sabia de nada, escondendo o facto de essa conversa ter ocorrido depois de ficarem todos a saber que estavam sob escuta. Digo que vale a pena porque permite manter o discernimento entre a decência e a indecência, entre a razão e o lixo a que os nossos filhos estão expostos.

Justiniano disse...

Caríssimo J Gonçalves, é realmente mais ou menos como refere e descreve, isto, não obstante, me custar ouvir zurzir no terceiro homem que sempre foi genuíno, como verdadeiramente é.
Não andar à trêta e em trêtas é, nos dias que correm, uma enormíssima virtude, por isso desconfio que este, o terceiro homem, se não deixe emaranhar nos não assuntos que refere.