18.3.10

OS "MELHORES POEMAS DE 2009" OU A SUPERIORIDADE SATISFEITA DE QUEM TEM OS PARAÍSOS POR SUA CONTA


Esta "iniciativa" diz muito do que é o caldo editorial comádrico em Portugal. Na circunstância trata-se de poesia e, até por isso, provavelmente todos os cuidados são poucos. Se uma criança, no infantário ou no básico, for instada a fazer "um poema" ao pai (por causa do comercial dia dele e que é escrito pela educadora ou pela professora), foi acrescentada poesia ao mundo dela, da poesia? Todos os dias e a todas as horas há milhares de pessoas a escrever coisas a que chamam poemas e poesia e que não são nem uma coisa nem a outra. São ajuntamentos de palavras que os seus autores - e alguém por eles - colocam no exterior com esse rótulo e com essa irresponsabilidade. A tal "iniciativa" intitula-se "Resumo - a poesia em 2009" como se, a menos de um ano distância da evacuação dos ditos "poemas", os pudéssemos apelidar de tal e aos escribas (salvo um ou outro "nascido" enquanto poeta muito antes do "resumo"), poetas. E, ainda por cima, "os melhores", como vem na propaganda. Lembro aos adeptos desta literatice "tolentina" resumida as palavras sábias de Jorge de Sena em 1948. «A poesia, para possuir aquela eficiência que lhe desejamos, para afinal ser poesia, necessita de uma veemência, de uma paixão, de uma força convocatória das mais primárias volições do homem, o que é incompatível, quer com os trenos mais ou menos amáveis, quer com a expressão de superioridade satisfeita de quem tem os paraísos por sua conta.»

2 comentários:

rui disse...

João,

Na lista de poetas seleccionados estão efectivamente alguns dos melhores e já consagrados à custa de obra feita. Não compreendo muito bem o seu desdem para com eles.
Se é para com a iniciativa comercial, tudo bem, mas como acho que o João acredita nas virtudes do mercado (eu por acaso acredito na educação e na vivência da emoção estética) então será por acção de campanhas como esta que ainda se vão vendendo livros de poesia.
Um abraço,
Rui

iupi disse...

em 26 séculos de poesia, reunida pelo sr jorge de sena, graças a deus que não há só essa poesia 'com aquela eficiência(?)'.