16.2.09

ESPERAR POUCO DA NATUREZA HUMANA


Acordei com uma imensa dor de cabeça e com a demagogia habitual de Sócrates na rádio. Quer, diz o homem, cativar "independentes" e promover "um grande debate nacional". Isto depois de ter sido ungido por um terço dos militantes do seu partido e de ter estado quatro anos fechado na sua pequena redoma autoritária apenas rodeado por meia dúzia de chevaliers servants. Que "debata" com a parede ou com o teleponto que é a única coisa que sabe fazer. Lá longe, naquele país latino-americano de que somos (por via do "socratismo" em vigor) os mais distintos émulos (mulas ou bestas de carga seria porventura mais adequado) europeus, Chávez, outro querido líder, ganhou um referendo que praticamente o perpetua no poder a fim de pregar e "implantar" o seu "socialismo" em tranquilidade. Grande, pois, Adriano pela pena de Marguerite Yourcenar, para tentar recuperar, no meio de tanto lixo humano, político e moral, um pouco da "divina natureza das coisas", a única que nos condena e nos salva.«Je vois une objection à tout effort pour améliorer la condition humaine : c'est que les hommes en sont peut-être indignes. Quand on aura allégé le plus possible les servitudes inutiles, évité les malheurs non nécessaires, il restera toujours, pour tenir en haleine les vertus héroïques de l'homme, la longue série des maux véritables, la mort, la vieillesse, les maladies non guérissables, l'amour non partagé, l'amitié rejetée ou trahie, la médiocrité d'une vie moins vaste que nos projets et plus ternes que nos songes : tous les malheurs causés par la divine nature des choses (...). La vie est atroce; nous savons cela. Mais précisément parce que j'attends peu de chose de la condition humaine, les périodes de bonheur, les progrés partiels, les efforts de recommencement et de continuité me semblent autant de prodiges qui compensent presque l'immense masse des maux, des échecs, de l'incurie et de l'erreur.»

7 comentários:

Luísa A. disse...

Também sempre esperei pouco da natureza humana – e tenho tido, por isso, agradabilíssimas surpresas, a que reajo de um modo tão alegre, que os outros me têm por «optimista». Mas confesso que não estava preparada para tão pouco: para tanta mediocridade e, sobretudo, para tanto despudor. É, se calhar, por isso, pela perplexidade e pela consternação, que eu e a maioria do povo português (espero!) estamos assim – por enquanto... – siderados e sem reacção. :-)

Planetas - Bruno disse...

Pobre País...mais uma vez com o futuro adiado para a próxima geração!

Anónimo disse...

Por cá na tuga republiqueta também queriam "esticar" a presidencial actuação do Mário Alberto até aos 100 anos.

Também temos cá bons espécimens comparáveis ao indío Chavez: o Jardim da Banana Republic of Madeira; o César da Pineapple Commonwealth of Azores; vários dinossauros "autarcas"; deputados e dirigentes partidários que há quase 40 anos continuam a "sacrificar-se" pelo país; até o auto-sustentável W.Sócrates já pôs em marcha o plano albanês para se perpetuar como timoneiro desta "força de mudança".

Enfim, todos diferentes, todos iguais.

O sertão brasileiro e o caciquismo amazónico aqui tão pertos...

Anónimo disse...

Eu também acho e as Memórias de Adriano é um dos meus livos favoritos. Mas porqe é que você só aplica isso ao Sócrates? É uma obsessão?

Anónimo disse...

Além de mulas e bestas de carga muitos portugueses apresentam fortes sintomas de imbecilidade.
Surge um frustrado da pintura que consegue atingir as culminâncias do poder e mistifica com uma nova ordem na europa, e logo uma cambada de imbecis o apoia e enaltece; a burla ficou bem marcada com o assassínio de mais de 5 milhões de judeus. Aparece um salafrário a impor um socialismo com rumo ao comunismo, para estabelecer no mundo uma sociedade sem classes, e um número ainda maior de imbecis apressa-se a apoiar e a propagandear essa merda de socialismo; esta fraude é responsável por mais de 30 milhões de mortes. No extremo-oriente, um assassino da pior espécie alcança o poder e dá largas ao seu maqueavelismo assassino também na prossecução da sociedade sem classes. Julga-se um ente superior,
a quem não pode ser dado peixe congelado, por que não gosta, mas que força o desgraçado povo, sobre quem tem poder, a comer cascas e folhas de árvores para poder sobreviver. As ideias e acções deste assassino estão documentadas nos mais de 60 milhões de seres humanos que foram eliminados.
São hoje bem conhecidos muitos dos imbecis que neste país adoravam as suas ideias e louvavam os seus actos.
E os pretensos iluminados não deixam de aparecer por todo o lado, e parte do povo português a acreditar neles, com os resultados que se vão conhecendo.
O comportamento de muitos portugueses, a quem de nada servem os exemplos passados,é uma consequência de quê?

Anónimo disse...

os imperadores hispânicos foram os melhores. um deles Adriano, meu nome simbólico na maçonaria.
não perseguiu os cristãos. a justiça tinha que prova que alguém tinha feito algo de grave. em atenas recebeu um dos mais importantes dirigentes cristãos.
deu muita importância aos assuntos relacionados com o bem estar da população e pouca às conquista. viajou 18 anos pelo império a cavalo e de barco para verificar a administração
in loco.
foi um estadista.
o seu mausoléu abrigou Papas e condenados como Celini. vila Adriana continua a ser um local bem estar.

radical livre

Nuno Castelo-Branco disse...

Com o preço do barril de crude a cair, parece-me que os candidatos a vitalicidade - Chávez, Putin e Ahmadinedjad -, não serão assim tão perenes quanto isso. Para dois deles, pelo menos, existe um poste de iluminação à espera. Diante de uma bomba de gasolina, claro!