25.2.09

NADA

Para "blindar" o chefe e defendê-lo de questões incómodas ou para o poupar na repetição de anúncios (mesmo assim não resistiu à tentação e, nas respostas aos deputados, disse invariavelmente a mesma coisa e citou os mesmos números várias vezes), o PS parlamentar foi instruído no sentido de "perguntar" ao primeiro-ministro pelos "sucessos" do "plano tecnológico" entretanto descritos (na versão deles) por Alberto Martins e Afonso Candal, os delegados de Santos Silva neste debate. Sócrates evidentemente não se poupou e, uma vez "puxado" o "Magalhães" para a mesa, não hesitou como se já estivesse em congresso: «Portugal vai ser o primeiro país no Mundo onde todas as crianças dos seis aos dez anos têm um computador pessoal.» O governo está como que num limbo "governado" pela crise para a qual só ele, Sócrates, tem "soluções" e um "Magalhães". Mesmo que retóricas, vagas, inúteis ou meros paliativos formais não são admitidas interrogações nem interferências na genialidade com que este este governo os "inventou", às "soluções" e ao "Magalhães". Isto permite que tudo o resto seja tratado com sumário desdém (v.g. a CGD e o sr. Fino, o BPP, os 70 mil novos desempregados, etc., etc.). Até estranhei Sócrates não se ter louvado na Comissão Europeia que elogiou - como se aquilo fosse uma coisa extrordinária ou original - a revisão do PEC português para permitir alargar o défice público. O que verdadeiramente se percebeu disto é que Sócrates está farto dos debates. Porque, na verdade, a crise passou a justificar tudo e o seu contrário. Mais adequadamente, nada.

12 comentários:

Anónimo disse...

O PS já tem Comissão de Honra para o seu congresso. Eu não faço parte, graças a Deus.

Anónimo disse...

Curiosamente, no mesmo dia em que o PM afirma que "Portugal vai ser o primeiro país do Mundo onde todas as crianças dos seis aos dez anos têm um computador pessoal", o JN publica este artigo:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1153309

Anónimo disse...

O método das perguntas com origem no próprio grupo parlamentar,
e a forma como são geralmente seleccionadas e apresentadas,
é do mais ridículo que se pode ver na AR que temos.
É a vida.
JB

Anónimo disse...

Não interessa que saibam ler, escrever, contar. Interessa é terem um Magalhães...
Lindo futuro terão estas crianças.

caozito disse...

Cansado de ouvir 'tanta' propaganda governamental, justificações para actos semelhantes a roubos, discursos bafientos e apelos, muitos apelos, à estabilidade - mesmo que o país esteja de "rastos" -, resolvi mudar de fonte de informação e deixar em silêncio o inglês técnico.

Futebol, foi o que escolhi (mal) para 'acalmar' o "ódio" que já sinto por estar a 'viver' os momentos mais importantes do início do século.

Ouço, então, um jornalista (?) desportivo, um tal de rita, vomitar a expressão : "O BALANCEAMENTO GENÉTICO OFENSIVO".

Sei que vou morrer sem que alguém me possa explicar o que aquele vómito quer dizer; contudo, morro 'satisfeito' em saber que, no meu país, há cavalgaduras que, quando relincham, sei o que querem dizer.

Anónimo disse...

Segundo o BCA Research(www.bcaresearch.com) Portugal é o 2º país ocidental (logo a seguir à Islândia, que já berrou) com o mais elevado risco financeiro.

Não obstante estarmos à beira da bancarrota e do precipício, os deputados autómatos e acéfalos, A.Candal e essa nulidade sistémica que é o A.Martins) foram para a Assembleia brincar ao Carnaval introduzindo num debate sério a muleta do Magalhães e o famigerado "plano tecnológico".

Realmente, Portugal bateu no fundo e perante esta imensa crise não tem representantes à altura da situação.

O Presidente devia dissolver a Assembleia.Aquilo parece um grémio de palradores incompetentes!

Nuno Castelo-Branco disse...

Candal? É filho do troglodita de Aveiro? E ainda andam por aí a falar contra a hereditariedade de cargos. Pois pois...

Anónimo disse...

O Magalhães é arma para tudo e serve de resposta para todas as perguntas.

joshua disse...

Ninguém derrota o Asno. Nada abala a fortaleza de ânimo do Asno. Ele é asno e está firme em cima da ponte. Os outros querem ser livres e formar uma rede que cumpra a democracia que se perverteu e oligarquizou vergonhosamente? É lá com eles. O Asno está parado. O País é do Asno. O Asno é que sabe. Saber é matéria exclusiva do Asno de Oiro. Há um rumo: despesa com a Comitiva do Regime. Comer. Nada mais resta que comer Portugal de cebolada.

Ele está lá de pedra e cal, dono de Portugal, o Asno, pronto a derrotar-nos a todos sem piedade, talvez até com um secreto sabor a vitória: conduz-nos à Dívida e à Desmoralização, leva-nos pelo braço através da Selva Fiscal que nos penaliza e miserabiliza, mas sai incólume de todas as trapalhadas passadas. E são tantas. Quem é que o perturbará?! O que é que o pode afectar?! Ninguém. Nada. O Parlamento cabe na pochette. A Imprensa no bolso relojoeiro. A PG assenta-lhe muito bem no bolsinho do lenço ao lado do pin do PS peitoral.

Não convém que o Menino suje o Armani. Melhor será que seja o País a afundar-se e a sujar-se de miséria e desnorte, roçando a Islândia no mesmo descalabro por razões de incúria diferentes.

Não haver Boa Moeda que expulse esta Moeda Falsa e Janota!

Anónimo disse...

E a nova travessia do Tejo?

Mais uma vez, António Costa agacha-se perante as orientações do Governo, demonstrando à saciedade a desvantagem que é ter um autarca sem personalidade nem visão próprias, que olha para a câmara como trampolim e só pede que estas "questões urbanas" não lhe arranjem complicações na marcha majestática para secretário-geral.

Esta vontade de fazer a travessia rodoviária é movida APENAS por interesses imobiliários (como alías o Túnel das Amoreiras já tinha sido) e vai ganhando terreno à custa do temor saloio da opinião publicada perante os grandes projectos, os grandes interesses, e uma visão estreita daquilo que é o "pugresso", semeada na mente colectiva com o Duarte Pacheco e avivada pelo Presidente Cavaco Silva.

Anos e anos depois, o País ainda permanece atolado no discurso tecnocrático dos "grandes projectos", feitos numa base de "eu quero posso e mando (e o contribuinte paga)", e apoiados por um discurso maniqueísta que acusa se ser contra o progresso quem se dispõe a apresentar outros caminhos ou sequer a discutir a utilidade destas empreitadas.

Enfim, um País que se transformou numa empreitada, gerido por empreiteiros... qua mais podemos dizer?

Anónimo disse...

Ouvi uma parte do debate na TSF e vi um resumo na TV. Foi a palhaçada do costume. Que eu tivesse dado conta, mais uma vez, S. Exa. conseguiu responder a todas as perguntas com gritaria e dados de 2003. No dia em que S.Exa. perceber que um deputado representa portugueses e que uma pergunta feita por um deputado equivale a ser formulada por milhares de portugueses, talvez nesse dia S.Exa responda. Aguardemos ... sentados.

De uma forma geral esta classe política é do pior que temos neste país. Pior que lixeiras clandestinas a céu aberto. Já não consigo ouvi-los. Não consigo, por mais que tente.

Soam a falso. Parecem caixas de ressonância do seu próprio interesse e do interesse dos "seus". Cada vez mais abertamente, sem necessidade de dirfarçar. Sem sequer mostrarem ter um mínimo de vergonha ou pudor.

Neste momento não há nada mais irritante e frustrante do assistir ao debate político que "produz" a classe política. É autentico lixo tóxico.

Anónimo disse...

Raiva e Inveja!!
E para completar..o Insulto!
Mas haverá sempre alguem para lembrar que o "Insulto é a arma dos fracos".