19.2.09

A PLACA GIRATÓRIA


Durante uns tempos, algumas pessoas andaram muito alvoroçadas por causa de uns aviões da CIA que terão passado por aí com "terroristas" a caminho de Cuba. Esse alvoroço teve o seu epicentro no parlamento europeu com criaturas como Ana Gomes ou Carlos Coelho a proporem inquéritos políticos e criminais sobre a matéria. Queriam, nunca o esconderam, chegar aos governos que alegadamente permitiram a coisa. Cá, interessava chegar a Durão Barroso e ao governo que ele chefiou vagamente entre 2002 e 2004. Sucede que Barroso brilha no firmamento europeu e não propriamente como uma estrela cadente. Diplomaticamente (é o advérbio de modo para a substantivo hipocrisia) o PS no parlamento europeu "suprimiu" - de uma resolução sobre a utilização de países europeus pela CIA para transporte e detenção ilegal de prisioneiros - qualquer referência a Portugal a instâncias do MNE Luís Amado que, na oposição, havia zurzido em Barroso. Ou seja, de uma penada matou-se o alvoroço e assegurou-se o radioso futuro de Barroso em Bruxelas, para já, e, depois, se for caso disso, por cá. Não é, pois, de admirar que o PS e o PSD domésticos recusem publicamente "pactos" sobre a crise. O exemplo da resolução do PE recorda aos distraídos que o regime é, de facto, uma espécie de placa giratória onde todos protegem silenciosamente todos, amigos e adversários, sob pena da placa ruir. É em torno deste "equilíbrio" instável que se deve analisar igualmente os "desenvolvimentos" nos casos Freeport, BPN e, porque não, BPP. E estes são bem mais terrenos que os voos da CIA. A placa de que partem é que é a mesma.

2 comentários:

Anónimo disse...

"É em torno deste "equilíbrio" instável que se deve analisar igualmente os "desenvolvimentos" nos casos Freeport, BPN e, porque não, BPP."

Porque não ? Basta ver o adormecimento que os Tele_Jornais da Tele_Balsemão provocam (Pela Mão do Ricardinho) para se perceber bem essa questão...

Anónimo disse...

Na "mouche Dr. João Gonçalves.
E já agora, Anónimo das 2:54, e as actuações da D. Cândida e do Procurador que tem um irmão, professor em Coimbra, que é muito amigo do bacharel arvorado em licenciado, o tal menino de pechisbeque?