24.2.09

A FARSA


Ao fim destes anos todos, dez dos quais passou como Presidente da República e uns quantos como primeiro-ministro, Mário Soares veio "descobrir" que, afinal, o segredo de justiça se transformou numa farsa. «A justiça é lenta e parece não conduzir a resultados visíveis e claros, para o cidadão comum. Ora, como sabemos, uma justiça independente, justa e célere é um dos pilares essenciais para o bom funcionamento da democracia. Não é isso, infelizmente, o que acontece. Magistrados, procuradores do Ministério Público, advogados, etc., têm de ter a consciência disso. Há fugas de informação, que não se sabe donde e como vêm nem por que razão não se investiga donde surgem. Mas a verdade é que chegam rápida e lamentavelmente aos meios de comunicação social, que, por sua vez, fazem inquéritos e organizam verdadeiros "julgamentos na praça pública", arrasando reputações, sem que as pessoas visadas se possam defender.» É, não é? Dos dois grupos profissionais que cita, uns ligados ao direito e os outros à comunicação social, qual é que será o que, melhor ou pior, tem cumprido a sua função? É culpa destes últimos (e Deus sabe como eu não tenho temores reverenciais perante os media) que as "informações" lhes cheguem "rápida e lamentavelmente"? É lamentável porque chegam cedo demais? Ou é lamentável porque só deviam chegar devagarinho, as que "interessam" ou às pinguinhas consoante o "alvo" em vista de acordo com as técnicas mais básicas da "intelligence" política? Sabe, dr. Soares, há muitas maneiras de ir à caça sem precisar disparar um tiro.

7 comentários:

Anónimo disse...

Da Justiça, tribunais e juízes:
"O Névoa, a nuvem e o pântano",
um tema a desenvolver.
Uma coisa é certa.
Desta vez, o princípio da solução (28Maio),não virá de Braga.
Demasiado pantanoso, o local.
Problema, é verificar como vai o resto.
JB

Anónimo disse...

O dr. Soares está agora todo doído com a falta de respeito pelo segredo de justiça. Desde o seu tempo no PS que os socialistas nunca olharam a meios para denegrir quem se lhes atravessasse no caminho, como foi com Sá Carneiro. Depois, hipocritamente, pedem desculpa.
Mais; o dito segredo de justiça foi sempre a arma que usaram para abater aqueles que criticaram os caprichos do dr. Soares. Quem não se lembra da época do então PGR Cunha Rodrigues e das páginas que se enchiam no Independente de Portas com processos em curso contra políticos não alinhados com o dr. Soares?
Sim, as campanhas negras eram desse tempo, todas elas orientadas a partir de gente amiga e subserviente ao dr. Soares. O lado negro do dr. Soares, com as suas cumplicidades com líderes internacionais corruptos, não passa despercebida de quem está atento aos seus ziguezagues convenientes. Chama-se a isso falta de vergonha.

... disse...

Há muitas coincidências em Portugal. Serão mesmo coincidências?
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/02/pode-ser-tudo-coincidencia.html

Anónimo disse...

Eu diria: face à justiça que temos o que vai fazendo a coisa mexer são as fugas de informação que parece ser a única coisa que incomoda o referido sistema, lento e ineficaz. é que, assim, nem conseguem dormir descansados. Que chatice; isto não se faz às pessoas!

Anónimo disse...

Numa reportagem que passou na SIC no sábado, Torres Couto, um dos que não obedecia aos ditames de Soares quando era PR, disse como foi vítima das suas iras por ter assinado um acordo de concertação social. Durante 20 anos, andou com o processo judicial às costas, em que não faltaram também muitas fugas de informação para o jornal Independente. Dr. Soares - ou dr. Barroso, seu sobrinho e ajudante - onde está essa memória? É só para o que lhes convém?

Anónimo disse...

O Mário Soares faz batota com o segredo de justiça, quando dá ideia de ter esquecido o tempo em que foi subornado um funcionário da
Boa Hora para que um certo advogadeco da oposição pudesse fotocopiar o processo Ballet Rose e passar as cópias para um jornalista de Londres... Como, de resto, julga que esquecemos que ele, de braço dado com o PC, difamou Sá Carneiro por duas vezes: por alegadas dívidas e pela sua ligação com Snu Abecassis.

Anónimo disse...

Portanto, para o dr. Soares o prblema é a violação do segredo de justiça. Se não fosse isso, tudo estaría bem, sem corrupção, negócios estranhos, enriquecimentos súbitos, aprovações de alguns processos complexos em tempo recorde, ... Como compreendo o dr. Soares.