22.2.09

MORRER NA PRAIA - 2 (act.)


Há quase um mês, escrevia-se aqui: mansamente, como quase tudo o que é "espectacular" em Portugal, o "caso Freeport" apresta-se a morrer na praia. Os "passos" entretanto dados na "marcha do processo", as declarações avulsas dos responsáveis do MP, a contínua e certeira violação do segredo de justiça à mistura com as indisfarçáveis manobras (pela via da "notícia", das "fontes anónimas" e dos "temas laterais" como, por exemplo, compras de casas) de informação e de contra-informação (no sentido puramente técnico-político do termo) e a mais recente "descoberta" de que, afinal, muita coisa pode já estar prescrita (porque habilmente toda a gente se "desviou" do "mote" do processo: o acto de licenciamento do trambolho), constituem sinais de que esta é mais uma "história" que ficará, se ficar, mal contada. Depois é só colocar a questão óbvia. Quem é que beneficia politicamente com esta estranha (ou talvez nada estranha) "gestão" da coisa? É que, para além de comentários e de entrevistas e de entrevistas e de comentários, do chamado "plano jurídico" há muito pouco a esperar.

Adenda do dia 23: Este texto do C. Abreu Amorim.

6 comentários:

joshua disse...

Um país assim, em que os MP de bolso fazem o jogo dos Partidos-de-Poder que os nomeiam, vai convulsionar-se e estourar. Nem merece uma gota de sofrimento expendida sem proveito de Verdade.

Aladdin Sane disse...

"A gente é previdente cala-se e mais nada
A boca é pra comer e pra trazer fechada".

(extraído de "Morte ao meio-dia", de Ruy Belo... em 1966.)

Anónimo disse...

Vai ficar como o Aeroporto de Macau. Está onde está...e não sai de lá.

Anónimo disse...

Porque razão se fez silêncio sobre o caso Freeport durante tantos anos? Simplesmente para poder prescrever.
Quem faz as leis? O Povo que sofre? Não. São os ladrões, são os vigaristas, são os corruptos, são os bandalhos a quem o povo deu o poder para as fazer.

Anónimo disse...

é sempre assim o processo sobre a matéria de facto ! português suave !!! é a vergonha do costume!!! Parece que toda a gente sabe que o gajo meteu a mão na massa mas a horda de juristas e chupistas do sistema tudo vai fazer para a coisa suavemente morrer....
este país não tem emenda.

e áfrica aqui tão perto....

Anónimo disse...

Concordo. Nem se trata de uma suspeita, premonição ou outra coisa desse tipo; trata-se de uma constatação estatística. Praticamente todos os casos deste tipo, envolvendo gente dessa laia, acabaram assim.

Mais uma vez se realça o carácter dessa gentinha, que não parece minimamente preocupada com o que se dirá dela daqui a 100 anos, nem com o que pensarão já hoje muitas das pessoas que têm o azar de apanhar com os salpicos da poçilga, único sítio onde parece que S. Exas. sabem viver.

Por que é que a S. Exas. não interessa esclarecer tudo, para além de qualquer dúvida? Uma resposta lógica é que, com o total esclarecimento, S. Exas. ainda tinham mais a perder.