23.2.09

LUGAR AQUI


Recebi um comentário neste post e não tenho razões para duvidar da sua autoria. Por isso, e com a devida vénia e consideração, transcrevo-o na íntegra. As pessoas que respeito (poucas, autênticas e que não escondem os seus medos, inseguranças ou reverências sob a capa cobarde do anonimato) têm sempre lugar aqui.

«Só agora passei por aqui, e não pude deixar passar em branco a quantidade de idiotice, sim, e ressabiamento manifestados dessa forma tão gloriosa que é o...anonimato!!! Isso sim,é coragem! Acham essas criaturas que fazer jornalismo, actualmente, em Portugal,não cedendo a pressões, contando os factos como são, investigando, dando noticias que abalam o "Poder", que por sua vez utiliza os seus "canais" na própria" comunicação social para denegrir e difamar a informação que fazemos... acham essas criaturas sem nome, que tudo isto é fácil? Acham que o boicote sistemático por parte do Governo ao Jornal Nacional de 6ª não é uma desvantagem muito grande em relação às outras estações? Estar dois anos e meio posta de lado por razões "ocultas", sem saber se algum dia haverá regresso...convenhamos,também não é fácil. É certo que voltei, sim. Camafeu assustador, admito, para aqueles que não encaram a verdade, mas,mesmo assim,mesmo para esses (há sempre a esperança que mudem) a dar a cara, como sempre dei, por aquilo em que acredito. Pela liberdade de expressão, por um jornalismo livre, independente de qualquer tipo de Poder. Vivo do meu ordenado e não mais,e como todos os portugueses que ainda têm a sorte de terem trabalho com o mínimo de segurança, tenho um contrato. Não percebo a cretinice de me compararem aos dois homens mais ricos de Portugal. No caso de Belmiro até acho simpático, já que é dos únicos empresários que não anda a lamber as botas a Sócrates e ao Governo e diz o que pensa. Vá lá,criaturas, encham o peito, respirem fundo e, ao menos, quando queiram falar de alguém ...não se escondam como ratos...dêem o vosso nome. Depois, quem sabe, até podem ganhar coragem de criticar o chefe, sei lá...»

Manuela Moura Guedes

21 comentários:

... disse...

o problema é que na política portuguesa a classe divide-se em dois: os chicos espertos e os aspirantes a tal
http://aoutravarinhamagica.blogspot.com/2009/02/o-aspirante-chico-esperto.html

Tino disse...

Tenho pena de não ver semanalmente o referido noticiário por impossibilidade de agenda.

Mas há alguma coisa de grave que se está a passar comunicação (dita) social.

Raramente via os noticiário da TVI por serem demasiado espalhafatosos.

Agora, desde o Caso Freeport, é quase o único que vejo. Os da RTP e da SIC e mesmo Sic Notícias estão completamente manipulados..

joshua disse...

Tem mesmo de ser viva e palpitante esta interpenetração entre Media e Blogues no Combate Franco e Aberto contra a aberração de um Poder Socratinesco claramente ofensivo dos pequenos e que pura e simplesmente não olha a meios.

A ti devo, João, ter reparado na coragem de esta mulher, MMG, certamente um alvo a abater entre a linha única de sarjeta editorial por que zela ASS [Augusto Santos Silva] e a chico-esperteza do PM.

Triunfando estes no seu estrume imoral e consentindo-o a grande massa passiva, covarde e ignorante que é um povo deliberadamente amorfo, é Portugal novamente estrangulado de mentira e de miséria. Nada de novo!

Karocha disse...

Os meus parabéns a si João Gonçalves, e à , Manuela Moura Guedes.

Continuem o bom trabalho!
Cumprimentos
Manuela Diaz-Bérrio

Anónimo disse...

tiro a minha boina à Dra Manuela (até escrevo o nome com maiuscula).
não é fácil enfrentrar os monstros do polvo unido do largo dos ratos.
os animais do flautista de hamlin devoram os sobejos do rectângulo

radical livre

Anónimo disse...

Gostando ou não dela, qualquer um tem que admitir que ela é mais jornalista do que o resto.

Anónimo disse...

E o cada vez maior contraste entre a informação da TVI - a crise cá dentro - e a SIC - a crise sempre lá fora....

fado alexandrino. disse...

Há vários planos para analisar o noticiário da TVI.

Supondo que MMG volte aqui a ler os comentários deverá reparar que a irritante música que colocam cinco ou dez vezes para realçar uma importante notícia que surge sempre no fim é um pavor para a mente.

Aqueles gráficos com a popularidade podem ser muito engraçados mas no fim ninguém se lembra de nada e na realidade não significam (como base científica) nada.

VPV é um belíssimo escritor mas como presença em televisão é um desastre total.

Por fim no último noticiário visto, sei lá porquê, MMG foi muito mais cuidadosa com a parte histriónica.
Resta-me acrescentar que o vejo todas as sextas-feiras até ao primeiro intervalo.
Depois vem a publicidade e mudo de canal.
Normalmente para a RTP.

Nota
Vai como anónimo pois o nome mão é muito vulgar e não quero que os meus filhos sejam incomodados pelas minhas opiniões.

Anónimo disse...

É preciso apoiar quem ainda fala sem medo. Cada vez são menos. Parabéns ao seu blog e à Manuela Moura Guedes. Continuem com o bom trabalho, precisamos de alguém que nos dê um pouco de luz nestas trevas.

Anónimo disse...

Não era grande fã da MMG, e pessoalmente considero que certas opções que tomou, meramente estéticas e como tal da esfera privada, não tenham sido as melhores

Mas recentemente ao vê-la no telejornal da TVI, que não via muito e comecei a ver pelos pelos mesmos motivos do TINO (ver mais acima) ganhei consideração pela forma como nos mostra como o rei vai nu e convenhamos que nesse campeonato jogam muitos poucos, Belmiro de Azevedo, Medina Carreira, P. Pereira e poucos mais

O post, a ser mesmo dela (tudo indica que sim) só vem confirmar essa boa impressão

Outro aspecto em que me identifico a 100% com MMG...detesto "anónimos"

Karocha disse...

Fado Alexandrino
Eu compreendo-o , como calcula Manuela Diaz-bérrio é tudo menos vulgar, sou frontal, proteja os seus filhos e dê-lhes força!
Verá que dá resultado, logo às 23.10 na RTPN,o meu filho Guilherme Diaz-Bérrio , estará no programa, A cor do Dinheiro , do Camilo Lourenço.

Anónimo disse...

convenhamos que nesse campeonato "jogam muitos poucos, Belmiro de Azevedo, Medina Carreira, P. Pereira e poucos mais" Veja-se o que esta gentinha considera como bom! O Belmiro! O chéché do Medina que parece que nunca teve culpas no cartório quando foi ministr. Enfim, este país realmente não vai longe. E é pena. Cada ez gosto mais da Suiça.

Karocha disse...

O meu Rapaz também diz que vai para fora.
E depois queixem~se que as "cabeças" se vão embora!

Anónimo disse...

Não sei que mais admirar,se a ridícula covardia do Fado Alexandrino se a sua alarve desfaçatez.

Anónimo disse...

Alguém já percebeu o porquê dos noticiários de 6ª feira da TVI? Não, não é porque MMG ou o marido gostem de jornalismo livre. A razão é bem diversa. A campanha vai continuar até que o Governo (os seus delegados) paguem aos espanhóis aquilo que eles querem receber para se irem embora. Depois de isso acontecer, a campanha terminará. Alguém quer apostar?

Karocha disse...

Anónimo
Eu teimo que não é!
Apostar, não aposto nada com ninguém, minto, aposto comigo...

Anónimo disse...

uma coisa é jornalismo isento, outra é tentar manipular a opinião publica dando como justificação que se está a mostrar a realidade. Não quero, com isto, dizer que os da rtp ou da sic são mais isentos e menos manipulados mas os jornais da tvi são o cumulo da parcialidade, umas vezes dissimulada, outras completamente descarada, distorcendo factos e acontecimentos.

Enfim, eu farto-me de rir do mundo alucinado que eles tentam criar. Desde os israelitas bonzinhos e palestenianos mauzões até dar noticias pela metade, ocultando factos e declarações de ambas as partes que, muitas vezes, mudam a perspectiva da coisa tornando-a, pasme-se, real e menos alucinada e tendenciosa.

Cada país tem os canais de tv que merece.

fado alexandrino. disse...

Um grunho ai pra cima zurrou.
Em blogs alheios apenas comento usando a licença do dono do blog ou respondo a comentários abusando da paciência do dono do blog desde que tragam algo á discussão.
Quem quiser zurrar pode ir ao meu blog que depois de pedir a tradução a um qualquer burro responderei.

Karocha disse...

Fado Alexandrino
Eu sei que o ditado é velho, "quem não se sente não é filho de boa gente"
Não ligue...
Fui ao seu perfil e gostei muito ;-)

Anónimo disse...

Manuela Moura Guedes,

O ser anónimo ou não, é completamente irrelevante para que o conteúdo da mensagem veiculada seja tido como mau, bom, ou mesmo falso ou verdadeiro, ou seja: é irrelevante para avaliar o conteúdo da mensagem proferida, pois ela só depende dela mesma.

Por isso, a questão do anonimato é um exercício falacioso, que por colagem quer associar à falta de coragem de quem comenta (falta de coragem é tido como coisa má)*, com o conteúdo, que por contiguidade ficaria "impregnado" com essa característica de coisa negativa, isso é falso. Pois por mais medroso e dissimulado que seja o individuo anónimo, a ideia é independente disso tudo. O que a senhora quer é crucificar o incómodo de uma opinião, associando-a ao anonimato. E se esse anónimo colocasse lá o B.I.? O que adiantaria? A ideia ficaria mais edificante? Tretas... Tudo desculpas falaciosas e mal articuladas.

Confronte os factos escritos com outros factos, confrontar os factos escritos com uma característica de quem publica é um falácia bem catalogada e frequentemente utilizada (usada por quem não tem mais nada à mão - último reduto portanto), a dita falácia chama-se «Argumentum ad hominem», podendo ser consultada aqui.

A estrutura de critica flaciosa usada pela Manuela Moura Guedes é a seguinte:

1. A considera B verdadeiro (ou algo virtuoso);
2. A possui ou é algo criticável, é anónimo por exemplo;
3. então B é falso (ou algo depreciativo).


Atacar a pessoa é palermice neste caso particular e contexto.
Para responder a um ataque «Argumentum ad hominem» fazer o mesmo é tolice, deve-se atacar esse argumento e não quem faz a falácia, pelos motivos óbvios.


*a falta de coragem é tida como má - neste caso não estou a fazer juízo de valor, estou simplesmente a passar a ideia corrente sobe este facto. Mas no fundo é irrelevante que falta de coragem seja coisa boa ou má para este caso.

João Paulo disse...

"Acham essas criaturas que fazer jornalismo"

Jornalismo implica trabalho de casa para verificar a informação recebida e não emitir opiniões baseadas em trechos tirados da comunicação social

"para denegrir e difamar a informação que fazemos"

Mas difamar os outros com insinuações, meias palavras e deturpações de contexto já é permitido

"Acham que o boicote sistemático por parte do Governo ao Jornal Nacional de 6ª"

Porque será?? Eu também não ia ao jornal das 6ª. Preferia ir a jugamento num tribunal, visto que aí os meus direitos estão mais salvaguardados...

Como conclusão, também é fácil tirar frases do contexto e tirar os juísos de valor que quiser sem me preocupar com o que pensam as outras pessoas...

Mas ESPERA!! Estávamos a falar de jornalismo...