27.2.09

O CONGRESSO - 1


Começa, cheio de holofotes como numa produção La Féria, o congresso albanês do PS em Espinho. O evento existe para as televisões e as televisões, certamente, não se farão rogadas. Também tem, à boa maneira daqueles congressos unanimistas caídos em desgraça depois de 1989, uma "comissão de honra" onde os jarrões da casa têm assento. De resto, são mil e setecentos delegados afectos ao querido líder e vinte e duas almas penadas eleitas porventura por engano. Este bando de dependentes anseia naturalmente por qualquer coisa em ano com três eleições e está lá apenas para aplaudir a sessão contínua de propaganda que se anuncia. Com as duas ou três vozes livres e independentes que subsistem fora de cena - umas por cá, outras enviadas para fora - o congresso é uma metáfora circense destinada a bajular Sócrates. Mesmo as "novidades" - cabeça de lista para as europeias e talvez uma "medida" daquelas que são depois repetidas dentro de tendas até à exaustão - não interessam nada. Para já, a coisa começou muito bem com o inevitável Santos Silva, o perigoso patrulheiro em serviço permanente, a criticar a dra. Ferreira Leite por ter dito que não é muito curial o primeiro-ministro ausentar-se de uma cimeira da UE, no domingo, para presidir à sessão dos balões, dita de encerramento das festividades. Sobretudo depois de o MNE Amado, há dias, se ter mostrado indignado por causa de uma reunião da UE em petit comité, entre os seis "grandes", ignorando países extraordinários como, por exemplo, Portugal. Mas, dizem as "sondagens", o rebanho aprecia ser pastoreado por esta gente. Eu não. Bom proveito.

2 comentários:

Anónimo disse...

o pm vai mostrar a única coisa que sabe fazer:
fale agora, pense depois.
num país de mendigos, estão presentes mais de 1500 profissionais da mendicidade partidária: os denominados yes-man. fazem lembrar uns bonecos das caldas que abanavam a cabeça quando caia uma moedinha. ou aqueles rafeiros que lambem as botas ao dono.
vai ser confrangedor ouvir tanta mediocidade junta. um alarve da minha loja dizia esta manhã num jornal referindo-se a ele "nós". parecia o d.joão v.
se alegre não for e lhe perguntarem
-não foi ao último congresso?
espero que responda como na anedota anti soviética
-foi o último?

radical livre

Manuel Brás disse...

O Congresso do PS ou Ballet Rose

O ballet em tons rosado,
com muita propaganda à mistura,
baseia-se num “socialismo” desgraçado
de “malhadora” democrática cultura.

De festa o mexilhão também gosta,
sobretudo, se for bem regada,
a mesa tem que ser posta
para a malta ficar bem sentada!