26.6.11

TENTAR PERCEBER


As minhas cercanias vão ficar mais pobres. Vasco Pulido Valente muda da Quinta da Luz para a Avenida de Paris, a casa de infância restaurada. Estou a olhar para os livros dele, numa estante à minha frente, dos poucos que estão por ordem em função do autor. Devo-lhes sempre - e ao Vasco, quase diariamente, há mais de trinta anos - qualquer coisa.

7 comentários:

zé sequeira disse...

Uns perdem, outros ganham. Depois de, há muitos anos, o ter tido, como vizinho, em S.Bento, só me resta saudar a retornança de VPV ao "eixo" Alvalade / Roma.
Onde quer que deixe repousar o corpo e a alma, a certeza da seta certeira vai continuar. Isso é que importa.

Anónimo disse...

Ainda faz faísca com o poeta Alegre, que assombra ocasionalmente as redondezas.

o tal leitor disse...

Mesmo quando se engana e se repete(o que lhe acontece frequentemente) é sempre um prazer intelectual ler as crónicas do VPV,colocando os acontecimentos políticos e outros numa perspective histórica que falece aos nossos governantes,que se souberem quem foram Eanes e Soares já ficam muito contentes. Nunca saberão a falta que a cultura histórica faz a qualquer político,para enquadrar a factualidade do momento,e para tentar evitar caír em erros tradicionais. Mas mesmo com os avisos do Vasco,não se emendarão,pois quando perceberem já é tarde.

Isabel disse...

Que triste a sua(dele) constatação de que, após os 80, a vida deixa de valer a pena. Desarma pela sinceridade todos aqueles discursos eufemísticos destinados a embelezar a tragédia do envelhecimento.A perda dos amigos...Pois, e dos pais e de tudo o que fez a nossa infância. Ainda bem que pode recuperar, pelo menos, aquele espaço a que Pessoa chamava "a minha aldeia".

Anónimo disse...

...e 'diz' que se vai casar! No fim, entre as suas limitações e as da outra metade da laranja, não sei quem vai tomar conta de quem. E é isso que uma união de duas pantufas já velhas tem de ternurento: um poderá ser as pernas do outro; o outro poderá ser os olhos dos dois. Se se der ao trabalho de andar mais um pouco, poderá ir até ao mítico Vá-Vá e privar com Lauro António (o 'Laurodérmio', também ele já branco) e ocasionalmente Vasconcelos, se o Benfica o permitir. Quanto ao trovador-alegre, espero que se encontrem os dois com frequência. A meio caminho está a Barata.

Ass.: Besta Imunda

laura disse...

"Viagem com o Dr. Mário Soares". revista Kappa. VPV
aqui se percebe o que é hoje Portugal, como chegámos a esta situação e a cumplicidade de VPV, escreve muito, mas longe do que deveria escrever. Pena que artigos como o citado ele já não escreva. Pena que não face mea culpa pelos apoios cúmplices ao dr. soares, pena que não explique o que é a fundação soares e a razão porque os presentes enquanto Presidente de Portugal lhe pertencem e estão na sua posse. Se VPV falasse e dissesse o que interessa dizer.........................., mas não falará como todos.

Anónimo disse...

Porventura os 2 maiores pensadores politicos de Portugal: VPV e PP.

JG, bem tenta......esforça-se......mas, simplesmente, não dá.....