18.6.11

O MIRONE SEMPRE A PAU


«A Pilar controla tudo, de manhã à noite. O homem não pode ter aventuras nem com homens nem com mulheres. Nada. Está ali com o mirone sempre a pau. O que é que há-de fazer? Faz boletins do gabinete do senhor escritor José Saramago. Tanto dá que tenha sido escrito por ele, pela mulher-a-dias, pela Pilar, pela Desidéria. Ele no fim assina e pronto. Vai aqui, vai ali, recebe prémio, não recebe prémio. Ele é um computador. Mesmo que tivesse vivido ao longo destes anos uma aventura qualquer não pode escrevê-la. Está impedido.»

Luiz Pacheco, O Crocodilo que Voa (entrevistas)

11 comentários:

Aires Vilela disse...

A ex-freira Pilar - apostada em sacar o mais possível, via pateta edil Costa, ao erário público português, do mesmo passo que escapa ao espanhol... - apareceu ontem nas tv's junto à oliveira da Azinhaga, ora transferida para o Campo das Cebolas como ornamento fúnebre.
Estou que a arvorezinha não tardará a secar, por efeito do adubo que lhe deitaram. Livra!

lawrence disse...

Fez-se luz!
Já percebi porque o homem morava numa ilha só com pedras e longe de tudo!
Era a modos que um tarrafal com uma mulher como guarda prisional?
O José nem reclamava porque era o "normal" destino dos camaradas!

Anónimo disse...

Luiz Pacheco extraordinário, e caracterizando tudo! O Sr. Dr, lembrou-se da 'efeméride' (pudera! não houve noticiariozeco que não falasse na coisa como se de Fátima se tratasse...). O que me encanta especialmente são estas coisas amorosas da "colocação dos restos debaixo da oliveira" e "a cerimónia" e "os bicos" e "a fundaçãozinha" e o nosso "santinho", rónhónhó, rónhónhó. A hárpia aparece sempre de lunetas encavalitadas no proboscis, querendo dar o ar das mulheres velhas e sábias, endurecidas mas maternais, e respeitáveis. Em vão. Também "Pilar & José" foi "o mais visto em Portugal"; uma ternura. Saramago - lá no Céu dos Comunistas - deve estar 'muito contente' (como dizia o estudante de filosofia): não há reportagem das TV's, especialmente da SIC e TVI, que não seja acompanhada de um textinho artístico e cheio de moralidades, lavrado "à maneira do memorial", cheio de pequenos pedaços deliciosamente populares: "...e ala! que se faz tarde" e "...lá vão as mulheres (da limpeza) para mais uma jornada" etc, etc. Fez escola.

Ass.: Besta Imunda

Q disse...

Coisas que me apoquentam:
Casa dos "Bicos" e "Pilar" serão
homónimas, homógrafas, homófonas, sinónimas, parónimas, daquilo que parecem ser?

Anónimo disse...

Para o Luis Pacheco, aqui vai um do Caldas.

Muita ronha e muito despeito por Saramago ter sido um Prémio Nobel e um dos melhores escritores portugueses de todos os tempos!

fernanda disse...

Realmente Sartre tem razão: O Inferno são os outros. Neste caso os outros são estes ilustres comentadores que nao tem mais nada que fazer a não ser verter o seu azedume contra as mulheres, no caso vertente, a Pilar. Saramago que sempre foi bem mais gentil, se pudesse levantava-se do tumulo para os zurzir.

Q disse...

Fernanda,
Não é o meu caso. Eu gosto de Pilar e gosto de Bicos.

Aires Vilela disse...

Adorei a anedota do Anónimo das 6:32PM.
É que ainda não parei de rir com essa de o defunto marido da actual ocupante da Casa dos Bicos ter sido "um dos melhores escritores portugueses de todos os tempos"...
Munta boa mesmo!

Mário Abrantes disse...

Luiz Pacheco parece que teve a última mulher aos 44 anos. Saramago conheceu o amor da sua vida (ou pelo menos um deles) depois dos 60, uma mulher bem mais nova.

Pois, enfim, uns têm outros não, é a vida, nem sempre fácil. Melhor mesmo é não fazer grandes juízos.

Licurgo disse...

Fernanda,
talvez não saiba que Saramago deixou uma Senhora, que o educou e lhe ensinou as boas maneiras que tinha, para se juntar a essa tal de Pilar, uma reles oportunista, igual, aliás, ao "marido" escritor e nobel (nobel, o quê?) da literatura pequenina - graças ao lóbi comunista, como todos sabem...
Quem já leu até o fim alguma "obra" do comunista-estalinista Saramago...?

Anónimo disse...

"Saramago que sempre foi bem mais gentil, se pudesse levantava-se do tumulo para os zurzir." Apenas que a 1ª mulher de Saramago era tratada abaixo de cão.