4.4.10

A FRONDA


«O Papa (...) já dissera que a pedofilia era um pecado e um "crime" e que tinha feito mais para "obscurecer a luz do Evangelho" do que séculos de perseguição. Na América, na Irlanda, na Áustria, no Brasil, em Inglaterra e em Itália, a hierarquia repetiu Ratzinger. Não se vê como há ainda quem acuse a Igreja de esconder o escândalo ou de o tentar diminuir, porque alguns padres não foram devidamente punidos, nem suspensos. Muito ao contrário, pela primeira vez na sua história, a Igreja revelou a tempo o que se passava na sua vida interna e castigou os culpados pelo mundo inteiro, sem tentar defender o prestígio exterior da instituição.» Isto escreve, no Público, o agnóstico Pulido Valente. No mesmo jornal, porém, um membro do clero português, o extraordinário frei Bento Domingues, cuja cabeça verdadeiramente nunca saiu da mítica "capela do Rato", para além das já habituais diatribes contra o actual Papa e contra a tradição da Igreja (não lhe ocorre que, sem essa tradição milenar - a simbólica pedra de Pedro perpetuadamente renovada - a Igreja jamais poderia ter "progredido" designadamente no Vaticano II?), vai mais longe (e atrás da "agenda mediática") e não hesita em dizer que «a opinião pública na Igreja não foi nem cultivada nem escutada», preponderando uma coisa que ele apelida de "papolatria" e que dispensa interpretação. «O Papa é o bispo de Roma, não é o bispo de todas as dioceses católicas. A responsabilidade pela vida da Igreja, vida do Espírito de Cristo, é colegial», esclarece o nosso frei como se estivesse a falar a partir da secção do Fogueteiro de um partido político qualquer. Não vale a pena insistir na falácia freiática. Milhares de fracassados como seres humanos - e digo isto com o à vontade de ser descomplexadamente um - andam nos últimos dias numa fronda frenética mundial (a caseira até "descobre" fotos de padres nus em altares) contra a Igreja - e contra Ratzinger, em particular - por causa dos "abusos" e da pedofilia. A inevitável confraria semita também já se juntou dado deter o exclusivo da indignação eterna. A Igreja é um compósito de homens e dos homens deve desconfiar-se. Ratzinger sempre desconfiou e a evidenciação mencionada por Pulido Valente é disso prova. Se pudesse, e a coberto da legítima e natural condenação de actos puramente criminosos, a fronda adoraria remover - ou ver removido - o actual Papa. Azar dela. Bento XVI só na aparência física é frágil. O nosso frei-capela-do-Rato sabe isso perfeitamente e prega em conformidade. Mal prega, porém, quando antes lhe competia denunciar a fronda em curso. Em dois milénios, a Igreja nunca sucumbiu nem sequer às suas próprias contradições. Não era agora, perante tanta insignificância e ignorância tagarelas, que ia ruir.

8 comentários:

Mani Pulite disse...

O "FAMOSO" PADRE ALBERTO DA CAPELA DO RATO,MISTERIOSAMENTE ASSASSINADO SEM NUNCA SE TER SABIDO COMO,PORQUÊ E POR QUEM,AFINAL QUAL ERA A SUA VERDADEIRA IDENTIDADE?QUEM SOUBER DE CIÊNCIA CERTA QUE RESPONDA...

João Carpinteiro disse...

Pois é, João, só que a ignorância tagarela (como lhe chama, e bem) tem as gadunhas bem cerradas em tudo quanto é comunicação de massas, e, assim que vê a mais pequena oportunidade, ataca. E não esqueça que nunca, em toda a História, estiveram tão unidos como agora. A nossa TV, por exemplo, por muito insignificante que seja, ontem correu logo pressurosa a dar tempo de antena à judiaria e à maçonaria (todos iguais, todos diferentes!) para manifestarem a sua «indignação» contra as mais que justas palavras de Frei Raniero Cantalamessa proferidas Sexta-feira Santa. Se ao inimigo externo juntarmos o inimigo interno, personificado pelo Domingos do Rato e por outros tantos ratos que Igreja alberga no seu seio, verá que depois de Bento XVI só pode vir aí o dilúvio. They live!

António Pereira disse...

Tantos têm tentado destruir e desacreditar a Igreja Católica e os seus leais e fiéis servidores de Deus e da humanidade. Tantos têm tentado levar os crentes à descrença, não olhando a meios para obter os fins a que malevolamnete se propõem. Têm tendo tudo, e agora mais que nuca. Pulhas há em todo o lado. E na Igreja Católica também há alguns. O homem não é perfeito e pecados todos nós cometemos. Não podemos nem devemos generalizar.
A Igreja Católica tem profundas raízes, felizmente saudáveis, e crentes espalhados por todo o mundo de fé inquebrável. Seguimos, pois, determinados a nossa caminhada na fé em Deus e em Cristo salvador de todos os homens e da humanidade em geral, orando por por todos os pecadores, para que se convertam, e também eles sigam o caminho de Deus.

Um grande abraço (permita-me a familiaridade) para o meu estimado João.

Anónimo disse...

Advogados britânicos querem incriminar Bento XVI
Por causa dos alegados casos de pedofilia. Pelo menos é o que diz o Correio da Manhã. Entretanto, parece que dez mil infelizes já subscreveram uma petição electrónica contra a visita de Bento XVI à Al-Bretanha, em Setembro. É natural. No momento em que esse país está cada vez mais islamizado e os cobardes não se atrevem a contestar a "religião da paz", vai de bater na igreja católica, a pretexto da pedofilia. É um bocado como certos jornalistas e fazedores de opinião nacionais. "Quer comentar a pedofilia?"; "Bento XVI não comentou os casos de pedofilia"; "Bento XVI não falou sobre os casos de pedofilia"; Bento XVI ignorou o escândalo da pedofilia". Etc. Fora isso, só merece realce a entrevista do Januário Torgal Ferreira. Realmente, com bispos deste calibre a igreja não precisa de inimigos.

Anónimo disse...

Lamento tantas vestes rasgadas por nada. Já pensaram que se não vivesseis nesse teatro nada disto tinha sentido?
Tempo perdido...

Anónimo disse...

Excelente post.

www.angeloochoa.net disse...

Será que os amigos cristãos do Cristo ainda duvidam da vitória do Mesmo sobre as sombras e a morte? Vitória até aos últimos limites sobre a infâmia, vitória do amor maior do que sole i altre stele!

Anónimo disse...

Frei Bento "esquece", deliberadamente, que o Bispo de Roma, para sê-lo, tem de ser Cardeal, ir ao colégio dos Cardeais, ser eleito pelos seus pares, coroado Papa e entronizado como Chefe-de-Estado que efectivamente é. Ser "Bispo de Roma" vem com o cargo. Ninguém o escuta por ser "Bispo de Roma". Outros já tentaram, no passado, essa da "não é o bispo de todas as dioceses" (risível). Frei Bento privou com demasiados "ratistas"; Frei Bento está, sem dúvida, preparando a sua "lista" para pregar numa porta qualquer - pois que escolha uma, e depressa.
Ass.: Besta Imunda