15.1.10

NOTA EDITORIAL

TMR escreve aqui em baixo o que escreve. Ainda ele não era nascido e já alguma gente pensava assim. O António Barreto inspirou - e pelos vistos ainda inspira - muita gente. Eu próprio, com a idade do TMR, quando asssinei o Manifesto Reformador, dele e do Medeiros Ferreira. Sucede que a oportunidade de Barreto passou e ele deixou-a passar sentado no confortável sofá teórico onde tantos acabaram sentados. Todavia, foi Sampaio - quem diria? - quem passou os da sua famosa "geração do muro da universidade" a ferro eleitoral sem um átomo da densidade de Barreto e de outros da mesmíssima geração. O deslumbramento puramente intelectual é sempre um voto "romântico". É o que TMR quis dizer. Este blogue, pouco dado a "romantismos", diz Cavaco.

12 comentários:

Anónimo disse...

E eu digo Eanes .
Nauseated Portuguese

João Gonçalves disse...

Ou isso.

Português disse...

E eu digo o que sempre disse:
Carmona e Salazar!
http://www.oliveirasalazar.org/download/galeria/CL-45___6553C713-5CEA-4727-AF32-07E9F3A2D5B9.jpg

Garganta Funda... disse...

Será que o PCP e o camarada operário Jerónimo vão engolir mais um sapo, desta feita o poeta Manuel Alegre, um candidato que provavelmente vai ser «apoiado» por Sócrates e toda a linhagem socrática ,os quais durante cinco anos disseram tanto mal dos comunistas e dos sindicalistas da CGTP num registo que nem o Maomé disse do toucinho?

O bardo Alegre já anda no concorrido circuito da carne assada e já aparecem uns totós da «esquerda romântica» a tocarem bombos e pandeiretas...

Como o PCP pertence a uma esquerda pragmática e pouco sentimental, espero que não caia na ratoeira do Sr.Sócrates, como cairam naquela farsa burlesca do «casamento gay».

É que nestas alturas - há que lembrar - «cravo vermelho ao peito a todos fica bem, principalmente a alguns filhos da mãe...»

Anónimo disse...

cada um sabe de si, mas deixe-me que lhe diga, caro João, que a forma algo paternalista como trata os seus convidados não abona para nenhum de vós.

(Obviamente Eanes.)

Nuno Oliveira disse...

Talvez eu esteja mais tolerante ou talves seja o António Barreto. Depois de um certo desaparecimento ele voltou, na minha opinião, com uma maior percepção da realidade humana e especificamente, da realidade portuguesa. Depois de ter assistido à prática podre e nauseabunda dos seus amigos que os seus ideais combatiam.
É hoje um pai cansado que olha para o filho e não tem energia para segurar-lhe a mão. Fala com saudosismo e sem vigor. Também é certo que já ninguém o trapaceia. Viu demais. E dividiu-se entre a lealdade para com o país e para com os amigos.
Gosto de o ouvir. Mas não me serve para PR.
Mas gosto de o ouvir...

javali disse...

Sinceramente, não encontro ninguém. E não é um problema meu. É um problema de todos.

vasco g disse...

Também vejo com bons olhos ter um Presidente da área das Ciências Sociais - e não percebo essa do "teve o seu tempo", vinda de um tipo que anda sempre com Santana Lopes para aqui e para ali. Não que defenda Barreto, particularmente, mas não compreendo o princípio da rejeição pelo próprio postulado.

O que não serve é um homem que diz que não interfere, mas até tem ideias. Mais valia que dissesse: "Eu interfiro, porque não posso deixar de interferir. Porque sou o Presidente; e sou eu - e foi por isso que votaram em mim".

Já tivémos advogados, economistas, militares... Tudo gente com uma formação de base esquisita (passo a piada). Nunca tivémos ninguém com alguma sensibilidade histórica e social como Presidente. Seria uma experiência interessante.

E também acho que o Tiago Moreira Ramalho (como diz o Anónimo das 12:32 AM) deveria procurar o seu espaço próprio - e, isto, muito antes das Presidenciais. Não que nenhum de vós não tenha estado aqui com a maior dignidade até agora, mas maiúsculas são maiúsculas e minúsculas são minúsculas.

Obviamente, o que acabei de dizer foi dito na minha posição de leitor, e é assim que deve ser entendido.

Cumprimentos. Continuem com o bom trabalho que têm feito até aqui.

Anónimo disse...

por que não, o Pai Cavaco?...........

Anónimo disse...

pois eu acho que quem tem de achar acerca da presença do tmr é o próprio e o João Gonçalves. Os leitores mantêm a sua liberdade básica: aceder ou não ao blog. Conta que ainda não é de acesso restrito...

Eduardo Freitas disse...

Estamos a ficar cansados, João. Mas julgo que temos conseguido manter uma certa lucidez e até mesmo - passe a arrogância - possamos estar a adquirir alguma sabedoria.

Bons tempos esses, dos Reformadores. Nunca mais pensei em participar numa organização política, desde então.

Anónimo disse...

Preferia "mil vezes" António Barreto na presidência, do que um ex-desertor das forças armadas.
S. G.