30.1.10

O CENTENÁRIO


O "centenário" da república começa a ser comemorado este fim de semana. No Porto, as hostilidades foram abertas por uma palhaçada promovida por Norberto Barroca que desceu (ou subiu, pouco interessa) uma rua por causa do "31 de Janeiro". Nada mais justo. O "31 de Janeiro" de 1891 não passou disso mesmo, de uma palhaçada em torno da "questão inglesa". Meteu sargentos, um capitão, um tenente, um alferes, actores, eminências da "cultura", afinal as quadrilhas habituais do então PRP já aí desavindas. A peripécia durou umas horas, as suficentes para hastear uma bandeira na câmara municipal e fomentar um pequeno folclore circunstancial. Tudo acabou tipicamente a tiro e em prisões várias. Como escreve Rui Ramos na História de Portugal da foto, a república destes aventureiros rebeldes ao directório do PRP «não resistiu um par de horas à Guarda Municipal» até porque a oficialidade tinha mais com que se maçar. Cavaco preside daqui a umas horas à abertura das "comemorações" que, para mim, só têm um interesse. Politicamente, a um ano de eleições presidenciais em que desejo que Cavaco se recandidate, estes festejos vêm a calhar. Muitos porventura prefeririam que fosse outro a presidir às festanças. Azar deles.

6 comentários:

Garganta Funda... disse...

Eu não sou monárquico.

Contudo sinto um visceral nojo por essas comemorações.

Comemorar, o quê?

A roubalheira? A Maçonaria e a Carbonária? Os assassinatos politicos selectivos? As arruaças e revoltas sangrentas? A ladroagem?
A bancarrota da I República? A participação na I Grande Guerra onde foram dizimados milhares de camponeses analfabetos portugueses?
A persiguição à Igreja e aos próprios crentes?

Tenham vergonham na cara, aqueles que hoje se ufanam de «socialistas, laicos e republicanos»!!

Tenham vergonha!

(Espero que as duas forças que combateram os malefícios da I República: os nacionalistas do 28 de Maio, por um lado, e os comunistas/sindicalistas, por outro, não entrem nesse carnaval burlesco das comemorações da República.
Aliás é muito sintomático comemorar 100 anos de República no ano que previsivelmente Portugal vai entrar em «default»!)

Anónimo disse...

Mas então se estas comemorações têm o seu "quê" de ridículo, não seria melhor Cavaco Silva afastar-se ?

Anónimo disse...

Bom, bom era que Cavaco Silva tivesse intervido oportunamente para bloquear toda esta palhaçada das comemorações jacobinas do Centenário do 5 de Outubro. Não o fez, preferiu assobiar para o lado, como aliás sempre prefere.

Xico disse...

Fernando Rosas, acabou de dizer na televisão, que efectivamente a república implantada a 5 de Outubro tinha falhado e sido um fracasso. Se é o Rosas quem o diz, porque raio teimamos em comemorar tão funesta data?

Anónimo disse...

Hoje, comemora-se o protofalhanço da República. E está certo.

Nuno Castelo-Branco disse...

Infelizmente, João, Cavaco não os desiludiu e até foi na "cantiga de Ti ó Rosa cantada por Ti ó Rita" de excluir o Estado Novo da república. O discurso foi conversa do chácha, quando podia ter aproveitado para algo de grandioso (?).
O Rosas e os restantes percevejos ficaram a esfregar as mãos de contentes.

Vamos fazer uma colecta e enviar para Belém oa História de Portugal do R. Ramos?