21.1.10

A APOTEOSE DA PLASTICINA

Logo, ao fim da tarde, ocorre uma missa de corpo presente em Alcântara promovida por uma editora e por um falso jovem político que pretende imolar-se no altar da pátria depois de tentar esfolar o do PSD. Lança, o falso jovem político, uma "autobiografia" como se tivesse uma biografia e como se, com tamanha frivolidade, comovesse o país. Como não faltam bloggers e blogues acólitos, com escribas com propensão para "Carlos Castro-depois-de-ter-lido-as-obras-completas-de-Filipa-Martins", ficaremos a saber tudo sobre o "evento". Aliás, os acólitos estão sempre atentos e, conta o Filipe, a dar a cara pelo «candidato ideal porque é jovem e não está habituado aos vícios da política.» Eles vicejam na estupidez e julgam que os outros também são estúpidos. É evidente que não se deve desconsiderar a estupidez, como ensina o prof. Cipolla, sobretudo naquele sentido em que as pessoas não estúpidas subestimam sempre o potencial nocivo das pessoas estúpidas, ou em que os não estúpidos se esquecem constantemente que, em qualquer momento, lugar e situação, associar-se com indivíduos estúpidos revela-se, infalivelmente, um erro que se paga muito caro. Mas já chega de plasticina mal amanhada.

16 comentários:

JAJ disse...

Caro João.
O seu blog para mim é de leitura diária. Concordo a maior parte das vezes com o seu pensamento e com a sua murdaz critica á sociadade actual instalada no puder a vários niveis e em várias artes. No entanto, não consigo perceber a sua embirração com o Passos Coelho, tendo em conta o restante panorama politico dentro e fora do PSD não vejo que ele seja merecedor de tamanhas criticas, aliás é igual a tantos outros que por aí andam.

radical livre disse...

desejo um lindo enterro com muitas coroas e flores
de preferência republicano, laico e socialista democrático

pena que o caneiro já não possa fornecer o odor de outras eras, o qual estaria a condizer com o evento

fado alexandrino. disse...

Sim, mas o problema é outro.
Ele vai vender e vender-se bem ou não?
Vai começar a aparecer e a passar "bem" em televisão ou não?
Se pensarmos na quantidade de erros de português e gramaticais que se lêem por toda a parte (até aqui e agora)não precisa de grande biografia para convencer alguns, que não são assim tão poucos.

Anónimo disse...

Para imitações baratas do sócrates, são preferiveis as produções chinesas importadas, que as bagatelas em fórmico plastificado, Deus-é-bom-o-Diabo-não-é-mau, "made in" ângelo correia.

Mas a questão é outra: onde chegou esta PSD, batendo no fundo, incapaz de melhor, que estas luminárias "angelicais"...

Uma espécie de PSD/B como antigamente na AFL - Associação de Futebol de Lisboa, havia o Benfica B/Sporting B/Belenenses B.

Jogavam no campo de treinos,e os artistas, nunca chegavam à Luz, a Alvalade ou às Salésias.

É o mesmo com o PSD/B do Passos.

Joga no recinto de treinos de Alcântara/terra e tem medo de ir ao mar, ao Congresso.

Não é mais que milho para pardais.

ivone gravato disse...

Muito útil a teoria apresentada no "Allegro ma non troppo" de Cipolla.

observador disse...

Custa-me a perceber a sua embirração:

1º - Sempre que falo com gente do PSD, de baixa patente, talvez, são pró-Passos, e veem-no como uma possível renovação;

2º - Passos, até pelo tempo que isto dura, tem exposto as suas ideias, que nunca vi serem discutidas, per si.

Por exemplo, qual foi a produção literária ou idiológica da Manuela Ferreira Leite, antes de ir para Secretária Geral?

E será que a passagem por cargos públicos da Manuela ou de Santana Lopes, & etc, foi assim tão boa, que justificassem os lugares para onde os insistem em colocar?

Enfim, a politica "à portuga" tem destes paradoxos, que gostava de ver clarificados, para bem de nós tudos ....

Nuno Oliveira disse...

Como disse, numa mensagem anterior, não o sigo. Talvez devesse ir a mensagens anteriores deste blog para compreender o desprezo do João pelo PPC. Comecei a seguir este blog apenas em Dezembro. Mas, e sem a vantagem do conhecimento, pergunto-lhe, caro João, em que é que o PPC é diferente de MFL e quejandos, que neste momento manobra para impedir uma alternativa à sua já demonstradamente derrotada. E acrescento que votei na MFL porque, dadas as opções, era a única pessoa com uma história de seriedade e honestidade entre os "Três Grandes" (BE e PC não contam). Não quero Marcelo, que quer uma vaga de fundo para se certificar que não será atacado. Não quero o Aguiar Branco, que faz parte dos que "queimam" o PPC. Não pelo PPC mas pelo acto em si.
Todas as manobras que eu vejo pela actual direcção do PSD são com o intuito de impedir uma pessoa "diferente" de assumir a liderança do partido que acham sua co-propriedade.
Não tive ainda oportunidade de ler o "Mudar" de PPC (nem irei pagar para ler um panfleto de propaganda!) mas o simples nome já me traz alegria: porque isto não pode continuar assim! Resta saber é se é para melhor... ou pior! Mas mal por mal, ao menos que as moscas mudem.
Quanto a ser como o Sotraste, ninguém é como ele. Inimitável.
A única coisa que eu ouvi do PPC, é que quer baixar a despesa pública para 40%. Só por isso já demonstra coragem.

Maria Tuga disse...

JC. Por amor de Deus deixe o "rapaz" mostrar o que vale...
Sinceramente, até é capaz de ser melhor do que aquela "gataria" que anda por lá. O que é que os coelhos podem caçar??? Pelo menos são uns bichinhos simpáticos e não tão dissimulados como os gatos....

Alves Pimenta disse...

Nuno Oliveira,

Você mede a "coragem" de alguém por aquilo que esse alguém diz que quer e não pelas soluções viáveis que apresenta para o conseguir?
Explique lá isso, para a gente saber.

Anónimo disse...

Custa-me a perceber: Tá bem então com jeitinho.
"com gente do PSD, de baixa patente, talvez, são pró-Passos, e veem-no como uma possível renovação"
não querem saber de politica. querem ganhar eleições, ter poder,Tachos para eles familiares, amigos e serviçais. A sua profissão é ser politico. mais nada. nem querem. Votarão em passos coelho, pai natal, rato mickey ou outro que lhes de alguma coisa e que mostre que pode ganhar. Mais nada.

"Passos, até pelo tempo que isto dura, tem exposto as suas ideias, que nunca vi serem discutidas, per si."

Zero. se falar com um militante sem interesses ele explica. ninguem fala de medidas concretas. apenas que se diga, por exemplo se o estado deve manter a sua actual dimensão. Procure o que quiser ( a não ser no livro) que encontra zero.
Uma coisa que o Pedrocas lapin ainda não percebeu é que redefenir as funções e o peso do estado não é manter, no essencial tudo na mesma e mexer nas questões por sector.
O que interessa aos sociais democratas é: para o Estado fica isto e aquilo. o resto para o privado, social etc.
Privatizar os hospitais mais pequenos. Disparate.
O grande problema é que apresentando quais os sectores que deveriam deixar o estado ou acabar, verificamos que são essencialmente os que permitem tachos partidários negocios e negociatas.Acabar com fundações, institutos governos cívis etc.
Bastava isto: para o estado ficam as forças armadas, administração interna, saude ( podia haver contratualização, mas o serviço é publico), justiça, impostos, segurança social ( desde que seja corrigida), apoio aos desempregados, obras publicas ( apenas o necessário)
A educação: cada aluno custa X. Se que quiser estar no publico fica quem quiser sairleva o seu X.
Descentralização administrativa. As camaras que se entendam e resolvam os seus problemas.
Tudo o resto sai do estado.
A quem é que isto não interessa? Aos politicos e à gente do PSD, de baixa alta e média patente, talvez, são pró-Passos, e veem-no como uma possível renovação e que a alterar alguma coisa podia deixa-los sem tacho

Nuno Oliveira disse...

Caro Alves Pimenta,
A coragem pode ser medida por vários actos, falar é um deles.
Com já disse mais acima, não sigo o PPC. Logo não sei quais as soluções que ele preconiza. Prometo que vou ficar mais atento de hora em diante...
Mas reduzir a despeza pública é uma das necessidades vitais para o estado português. E reduzir é fácil. Arcar com as consequências é que não. E se alguém, seja ele quem for, o afirma antes de se submeter a eleições, então tem coragem. Pode não o fazer depois de eleito. Aí passa a covarde e sem palavra.
Posso lhe ser útil em mais alguma coisa?

observador disse...

Caro anónimo das 8:11 PM,

PPC, Lapin, pode ser, e se calhar é, um rotundo zero.

Mas que "décimas" a mais teem os outros candidatos, e já não falo em "unidades"?

E, quando os outros, que o antecederam no cargo a que se candidata, se candidataram houve a apresentação de ideias ou programas melhores do que ele apresenta agora?

Porque, o que me parece, é que o problema não é PPC, Lapin, mas sim o seguinte quadro:

- o PSD é um partido muito eficaz ao nível local, organizando-se em torno de "senhores feudais" muito hábeis localmente, mas sem um pingo de visão global para o País;

- esses "senhores feudais" só se peocupam como seu feudo, e veem com horror qualquer proposta, por mínima que seja, que possa pôr em causa os seus domínios;

- o PSD chegou a esta situação pela máquina partidária fundada nos finais dos anos 80, que dominará qualquer Congresso, e promoverá as guerras feudais necessárias e suficientes para manter este staus quo.

Alves Pimenta disse...

Caro Nuno Oliveira,

Não, não pode.
O seu conceito de coragem é deveras curioso.
Deixou-me edificado.

Anónimo disse...

Caro Observador
Quase concordo com o que diz.
Chamo apenas atenção para o seguinte:
O grande problema de PPC foi não ter deixado claro que queria reformar o PSD.
Provavelmente as instruções que lhe deram foram no sentido de ganhar eleiçõse internas. Assim ficou na mão das concelhias e distritais. Estão aflitas. Querem PPC a todo custo.
As concelhias e distritais do PSD estão mal ( na sua maioria). Depois das ultimas eleições enfeudaram-se ainda mais. Não querem discutir o resultado das eleições. Acontece que muitas estão desgastadas. Um candidato que quisesse reformar o PSD colocava muitas dessas direcções em causa. Abria a porta para a contestação, eleições e novos protagonistas. Nada disto elas querem.
Estas estruturas não querem um candidato que dê expectativas aos seus adversários internos.
Como a sua lógica não é politica é o tacho vão tentar ficar até serem corridas. Se verificar a maioria dos dominios do PSD está a chegar ao termo do prazo de validade. Ou renovam ou perdem para o PS nas proximas autarquicas. Mas para estes senhores o pior é perder internamente. O PS é o menor dos males.
Por outro lado PPC não reforma. Mantém mas de forma diferente. Para os Sociais democratas isto já não é suficiente.
Por isso Manuela Ferreira Leite ganhou. Não porque os militantes julgavam que tinha todas as hipoteses de vencer socrates. Ganhou porque os militantes com a sua vitória não perdiam o seu PSD. Ganhavam alguem que sabe o que diz e normalmente acerta. Podemos não gostar da senhora em termos mediaticos mas para os militantes terem alguem sério, competente etc, comparado com o eng. e com a classe politica reinante era motivo de satisfação.
Os militantes que sabem o estado do partido não querem um governo do PSD. Este é o drama.

Nuno Oliveira disse...

Caro Alves Pimenta,

Tive que reescrever o texto pois não quero, mais uma vez, utilizar o blogue do João para discutir de uma forma inútil.

Se quer comparar conceitos de coragem exponha o seu. Não tente apoucar as minhas palavras e conceitos como se fosse um ser dotado de uma inteligência superior que, pelo que demonstrou aqui, não me parece que seja.

É muito fácil rir dos outros. Difícil é rirmos de nós próprios.

observador disse...

Caro anónimo,

Resumindo:

- PPC Lapin, não reforma;

- Manuela, não reformou, mem queria;

- Os prazos para a renovação estão-se a esgotar;

Enfim, talvez da Lei de limitação de mandatos, venha fazer a tal renovação, se ainda for a tempo ....